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    Descubra como usar gamificação nas mídias sociais

    Gerenciamento de redes sociais
    31 de outubro de 2017
    Descubra como usar gamificação nas mídias sociais
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    31 de outubro de 2017

    Sumário:

    Você costuma usar a gamificação nas mídias sociais como estratégia de marketing digital? Pois saiba que a mecânica dos jogos tem sido adotada por empresas de diferentes portes que querem melhorar o relacionamento com seus clientes. É possível gamificar suas ações de maneira simples e sem a necessidade de altos investimentos, sabia?

    As mídias sociais facilitam esse trabalho, afinal, elas favorecem o engajamento do público e estimulam o compartilhamento de conteúdo. E a verdade é que os games têm um forte apelo psicológico em nós, seres humanos, que curtimos alcançar metas, ganhar recompensas e nos livrar de punições. Já percebeu isso?

    No post de hoje, descubra como usar a gamificação nas mídias sociais. Boa leitura!

    O que é gamificação?

    A palavra gamificação é uma tradução do termo inglês gamification, que foi utilizado pela primeira vez pelo programador britânico Nick Pelling em 2003. No entanto, foi a partir de 2010 que o conceito ganhou espaço no mercado após o TED Talk da norte-americana designer de games Jane McGonigal.

    Como estratégia de marketing, ela consiste em fazer uso das mecânicas dos games em ações de comunicação. São exemplos disso as gincanas e os desafios que, por meio de regras, pontos e recompensas, incentivam o usuário a atingir um determinado objetivo.

    De maneira resumida, existem duas formas de aplicar a gamificação. A primeira delas é desenvolver um layout semelhante a um jogo, o que demanda um investimento financeiro mais alto. A segunda requer menos dinheiro, já que o seu foco é o conteúdo produzido, ou seja, a história e os mecanismos da campanha.

    imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

    Por que usá-la nas mídias sociais?

    As mídias sociais naturalmente induzem os seus usuários a interagir e, de uma certa forma, a competir também. Se as marcas querem aumentar o engajamento do público, elas precisam investir em experiências mais divertidas e em um maior vínculo emocional, certo?

    Enquanto nos veículos tradicionais a interação costuma ser unidirecional, a gamificação nas mídias sociais consegue transformá-la em algo lúdico. Isso cria uma sensação de pertencimento e acaba por fidelizar as pessoas.

    Sem contar que, com ações gamificadas, conseguimos obter dados valiosos sobre o comportamento e os hábitos dos participantes. Com base nessas informações, é possível extrair insights para otimizar as campanhas de marketing digital.

    Quais marcas já fazem isso?

    A Starbucks, rede norte-americana de cafeterias, lançou o “My Starbucks Reward” em 2009. Por meio desse programa, o consumidor ganha pontos a cada compra feita no estabelecimento. Há três níveis de fidelização e, em cada um deles, a pessoa ganha um tipo de brinde como um café ou um copo personalizado.

    Já a plataforma de ensino de línguas Duolingo utiliza em sua interface elementos como personagens, ícones e gráficos. A proposta é que cada etapa de aprendizado seja como uma fase de um game. Por exemplo, o aplicativo mostra, em uma barra de progresso, o quanto precisa ser feito para o aluno atingir a sua meta diária de estudo. E, claro, não faltam desafios e recompensas para estimular o engajamento.

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