YouTube Reels: conheça a nova funcionalidade do YouTube!

Youtube Reels

Buscar novas formas de oferecer aos seus usuários experiências positivas e, claro, que aumentem as taxas de retenção e adesão é um traço comum das empresas e nomes de destaque na economia digital.

E, com o Youtube, não é diferente.

A plataforma de vídeos em streaming mais acessada do mundo vem passando por um processo de transformações contínuas, expressa recentemente em seu novo layout e logomarca e, agora, com o lançamento de nova funcionalidade, o YouTube Reels.  A notícia foi dada em novembro de 2017, pelo product manager, Roy Livne. 

A  novidade aproxima a rede ao formato tradicional de redes sociais, dando aos usuários novas formas de interação.

A ideia de lançar novas funcionalidades que fomentem o engajamento e entreguem ao público a possibilidade de interação através de outros formatos representa também um salto em termos de possibilidades para os anúncios na rede.

Some a isso o aumento do tempo de permanência e a atratividade da plataforma, e temos um pacote de pontos positivos para a estratégia de monetização do Youtube.

Roy Livine anunciou também que a seção Community, lançada cerca de um ano atrás, está aberta à canais com mais de 10 mil inscritos. Novidades dessa função também foram anunciadas.

YouTube Reels: o Stories do Youtube

Momentos ou Reels é o nome dado ao “Stories do Youtube”. Assim como ocorre no Instagram e no Facebook, a feature está localizada em lugar de destaque (no topo da página), e permite a divulgação de vídeos curtos (com até 30 segundos).

Mas, as semelhanças param por aí.

Além de estarem disponíveis apenas dentro do perfil de quem posta as histórias, os vídeos do YouTube Reels não somem após 24 horas.

O tempo de permanência deles na página pode ser configurado pelo dono do perfil, que pode também optar pela permanência do vídeo.

A linkagem interna é outra possibilidade do Reels.

Os usuários podem inserir em suas histórias links de outros vídeos do Youtube, além de recursos para edição e inserção de áudios, clipes e filtros.

Adesivos animados, mescla de vídeos e imagens permitem também a criação de conteúdo ao estilo GIF.

YouTube Community: novidades

O YouTube Community, lançado há um ano, também ganhou novas funções.

Nele, os usuários podem postar textos, imagens, fazer enquetes e, claro, interagir através de comentários, curtidas e descurtidas.

O modelo já consagrado pelo Facebook, representa um salto tanto para os usuários quanto em termos de possibilidades de marketing digital e social selling pela rede.

Além dos anúncios (aguardemos os novos formatos), a aproximação e o relacionamento com o público na plataforma representam novos pontos de contato a serem explorados pelas marcas.

Novidades no Youtube em fase de testes

As novas funcionalidades ainda se encontram em fase de testes e o Youtube não declarou uma data para o lançamento. Outras possibilidades de melhorias também estão sendo estudadas pela plataforma.

O reconhecimento de preferências e estilo de postagens de cada pessoa na rede, poderá fornecer ao algoritmo do Youtube informações que otimizarão o acesso dos seus usuários aos conteúdos, visando entregar a eles uma experiência mais relevante.

O envio (ou não) de notificações referentes a postagens específicas, por exemplo, será guiada por esse tipo de inteligência. Isso funcionará também como um filtro natural dos posts, que certamente aumentarão em escala.