Vídeo Institucional: 8 dicas para negócios no Facebook

vídeo institucional

Qualquer profissional que trabalhe com marketing digital e mídias sociais sabe que o grande negócio da vez são os vídeos. Esse formato de conteúdo se tornou tão popular que especula-se que nos próximos anos ele represente até 80% do tráfego gerado em toda a internet. Se você quer aproveitar todos os benefícios que esse recurso oferece para a sua empresa e seus clientes, precisa começar a investir em um vídeo institucional.

Apesar disso, muitas dúvidas ainda rondam a mente dos profissionais de marketing. A seguir, conheça as melhores dicas para criar um vídeo institucional e fazer bombar o seu engajamento no Facebook!

O que é um vídeo institucional?

Um vídeo institucional é simplesmente um material audiovisual com objetivos de mercado, ou seja, é produzido por uma empresa e pretende instigar uma ação do usuário.

Existem muitos tipos diferentes, como reviews, demonstrações de produtos ou até mesmo video ads, no formato de mídia paga, mas os objetivos vão muito além da venda simples e direta.

Um vídeo institucional pode ser incorporado a uma estratégia de marketing de conteúdo, tendo como função educar o mercado, gerar leads ou aumentar o tráfego de uma página, por exemplo.

Como extrair todo o potencial de um vídeo institucional no Facebook?

Os vídeos na web realmente auxiliam em uma estratégia de marketing, e é claro que não poderia ser diferente no Facebook, a maior rede social do mundo.

Mark Zuckerberg já declarou que pretende dar atenção especial ao formato nos próximos anos, inaugurando recursos e aperfeiçoando sua principal plataforma para que comporte os vídeos.

A seguir, saiba quais são as principais dicas para criar e divulgar um vídeo institucional por meio do Facebook.

1. Crie um plano de ações

O primeiro passo para ter sucesso com um vídeo institucional é o plano de ações. Aqui são relacionadas todas as informações do cliente, como nome, objetivo e segmento de mercado.

Além disso, coloque na ponta do lápis os detalhes como orçamento e equipamentos necessários. Não se esqueça de definir também quem serão os responsáveis por cada etapa do processo.

Vídeos não são materiais simples de se fazer, então nomeie e dirija pessoas para criar o roteiro, atuar ou apresentar, editar o vídeo, manusear os equipamentos, capturar o som, divulgar o conteúdo e o que mais for necessário para que tudo siga conforme o plano.

2. Avalie outros materiais

Antes de colocar a mão na massa, é importante avaliar outros conteúdos disponíveis na web. Entre no YouTube e veja vídeos semelhantes ao que você quer fazer.

Acredite: isso pode gerar alguns insights interessantes. Verificar temas parecidos também ajuda, pois você descobre quem serão os seus concorrentes para o público do vídeo.

Lembre-se de não copiar, mas de absorver as informações necessárias, aprimorar o seu próprio conteúdo e posicionar-se à frente de quem já o produziu.

3. Elabore um roteiro

Todo bom conteúdo começa com a etapa do planejamento — no caso de vídeos institucionais, o roteiro. Esse documento é a base para a confecção do material. Ele deve conter todas as informações relativas aos processos de criação do vídeo.

Falas dos atores e apresentadores, cenas, cortes, transições, imagens, recursos de som e muitos outros recursos fazem parte dessa etapa.

Esse é um exercício de imaginação. O material não ficará pronto, mas observar como tudo ocorrerá de maneira linear ajudará bastante no desenvolvimento de ideias e na previsão de possíveis problemas.

4. Adapte o conteúdo à sua persona

Não adianta criar um vídeo tendo como base os seus gostos pessoais. O material deve atender aos desejos e resolver os problemas da sua persona.

Sendo assim, não se esqueça de estudar profundamente aquele que você definiu como cliente ideal. Tente colocar-se no lugar dele e reflita: como eu gostaria de ser ajudado diante dessa dúvida?

Se o seu vídeo conseguir responder essa pergunta, certamente cumprirá o objetivo traçado.

5. Defina a duração do vídeo institucional

A duração do vídeo é muito importante. O usuário de internet é muito exigente, e pode desistir facilmente do consumo de um material se for muito longo ou julgá-lo irrelevante se for muito curto.

Aqui não existe nenhuma regra geral autoritária para o tempo ideal. O Facebook permite a criação de vídeos de até 4 horas — o pode ser interessante em alguns casos. No entanto, recomenda-se que o vídeo institucional tenha cerca de 1 minuto. Assim, as chances de as pessoas assistirem o material até o final aumentam bastante.

6. Capriche na edição

Um bom vídeo também deve ter uma boa edição. Se a sua equipe não contar com um profissional específico, vale a pena até mesmo terceirizar o serviço.

Lembre-se da adaptação ao público. Um vídeo engraçado precisará de um tipo de edição, já um conteúdo educativo terá outras necessidades.

Leve isso em consideração na hora de editar para não cometer nenhum equívoco, pois dá muito trabalho fazer ajustes nesse formato.

7. Pense nos seus objetivos de marketing

Os vídeos por si só podem ser uma boa ideia, mas é bem melhor inseri-los dentro de uma estratégia de marketing digital mais elaborada.

Além disso, é preciso incorporar um CTA ao final do conteúdo. A chamada para ação deve convidar o usuário curtir a página da empresa no Facebook, compartilhar o vídeo com outras pessoas ou a deixar um comentário na postagem, por exemplo. Tudo depende do objetivo traçado no plano de ações.

8. Varie os formatos do vídeo

Os vídeos institucionais no Facebook podem ter diversos formatos: entrevistas, webinars, unboxing, transmissão de eventos, entre muitos outros. É preciso explorar esses recursos para descobrir qual deles melhor se enquadra no formato ideal para a sua audiência.

Lembre-se de utilizar os dados recolhidos acerca de visualizações e engajamento para analisar os resultados e criar materiais cada vez melhores!

Um vídeo institucional tem tudo para ser um tesouro valioso para a sua empresa. Aplique as dicas aqui reveladas e descubra tudo o que eles podem fazer pelos seus clientes!

Gostou do conteúdo? Que tal saber como utilizar vídeos no Instagram? Acesse este artigo e fique por dentro do assunto!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!