Pesquisar

Testes no Facebook: você sabe como fazer um teste A/B?

Testes no Facebook: você sabe como fazer um teste A/B?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Testar, comparar, repetir o processo… Testar, analisar, avaliar, repetir o processo… As palavras anteriores podem até parecer aquele episódio repetitivo do Pica-Pau e a indústria vital, mas esse é o melhor caminho para ter sucesso na internet.

Como sabemos, todo conhecimento humano é adquirido por meio da tentativa e erro. Quando crianças, caímos algumas vezes antes de aprender a andar, não é mesmo?

Mas não pense que as coisas precisam ser sempre assim. Na era da internet, existe uma ferramenta que permite aumentar a taxa de acertos: o teste A/B. Esse recurso é ainda mais importante quando tratamos da rede social mais famosa do mundo.

Se você quer saber como utilizar fazer esses testes no Facebook, continue a leitura! A seguir, você aprenderá a realizá-los e aplicá-los na sua estratégia de social media!

Afinal, o que é um teste A/B?

A primeira coisa que você precisa saber é que os testes A/B não estão presentes somente nas redes sociais. Há diversas táticas na internet que se beneficiam desse recurso.

Basicamente, trata-se da prática de comparar dois elementos em um mesmo canal para mensurar qual deles terá o melhor desempenho. Ou seja: equiparar o elemento A com o elemento B.

Se você ainda não entendeu, vamos a um exemplo concreto.

Imagine que você tenha uma landing page na qual o principal objetivo seja fazer com que o usuário baixe um e-book. Nesse caso, você colocará no ar duas páginas iguais, mas com uma única diferença:

  • no elemento A, o botão no qual está inserido o CTA é vermelho;
  • no elemento B, o botão no qual está inserido o CTA é verde.

As páginas serão exibidas para o mesmo número de usuários. Depois de 30 dias, você analisará os resultados e verá qual delas trouxe mais cliques. Ou seja, aquela que apresentou o desempenho melhor. Ficou claro agora?

Mais tarde, você pode comparar outros elementos, como título, layout da página, chamadas para a ação, texto e tudo o que julgar relevante. Assim, você sempre chegará ao melhor resultado.

E isso funciona com tudo: posts em redes sociais, anúncios, mensagens de e-mail marketing, páginas de conversão e muito mais.

Como criar testes A/B no Facebook?

No Facebook, a maneira mais fácil de criar testes A/B é por meio dos anúncios no Facebook Ads.

Quando falamos em mídia paga, esse recurso é ainda mais valioso. Vamos pensar na seguinte situação: você é dono de loja virtual de suplementos esportivos para praticantes de exercícios físicos.

Sendo assim, você aplica os testes A/B para diferentes públicos: homens entre 20 e 30 anos e mulheres na mesma faixa de idade. Ao avaliar os resultados, percebe que os homens tiveram grande interesse no anúncio, enquanto os ads direcionados às mulheres não apresentaram boa performance.

Nesse caso, é fácil concluir que o anúncio do elemento A funciona muito bem com o público masculino. Agora você pode otimizar os seus investimentos nesse formato para agradar aos homens. E trabalhar em outros formatos para agradar ao público feminino.

Quer aprender a criar testes A/B no Facebook de maneira mais prática? Então, vamos lá!

Passo 1

Acesse o Facebook e entre no gerenciador de anúncios. Se você está na opção de “Criação Guiada”, escolha o seu objetivo de marketing, a campanha (ou crie uma nova) e marque a opção “Criar Teste A/B”.

testes no facebook criando um anúncio

Passo 2

Siga definido a Fan Page que você deseja promover e, então, escolha a variável que deseja testar. As opções são:

  • criativo;
  • otimização da veiculação;
  • público;
  • posicionamento;
testes no facebook escolha das variáveis

Passo 3

Defina as demais configurações do anúncio, como público, orçamento, período e criativo. Observe que depois de fazer isso, você deverá clicar na opção “Continuar para Anúncio B”.

testes no facebook

Prontinho! Depois disso, os seus anúncios estarão prontos para rodar e recolher dados!

Como funcionam os testes A/B no Facebook Ads?

Os testes no Facebook funcionam, em suma, da seguinte maneira:

Primeira etapa

Diante do público definido, os membros serão divididos em grupos aleatórios. Depois, serão exibidos anúncios com uma única diferença para cada um, o que chamamos de variável.

Segunda etapa

O Facebook avalia o sucesso dos anúncios exibidos para cada um dos públicos e o melhor é considerado o vencedor.

Terceira etapa

O anunciante recebe uma notificação por e-mail com os resultados.

Diante disso, é possível utilizar os dados recolhidos em uma nova campanha, fazer ajustes ou testar outras variáveis.

Quais são as variáveis de testes no Facebook?

As variáveis para os testes no Facebook são quatro e você só poderá testar uma por vez. A seguir, vamos explicar o conceito de cada uma delas.

Criatividade

Aqui falamos sobre variáveis visuais. Ou seja, a imagem selecionada, o texto exibido ou o formato.

Otimização da veiculação

Existem diferentes tipos de otimização em um anúncio. Por exemplo, visualizações em vídeo ou conversões. Nesse caso, você descobre para qual objetivo aquele anúncio é mais viável.

Público

Aqui a variável é o público. Ou seja, você pode testar diferentes idades, gêneros e outros elementos de campanha.

Posicionamento

Na variável posicionamento tratamos, mais especificamente, de canais. Ou seja, você pode comparar o desempenho de anúncios no Instagram e no Facebook ou em diferentes dispositivos (como tablets, smartphones e desktops).

O que fazer depois de recolhidos os dados?

Depois que os dados dos testes A/B chegam até a sua caixa de entrada, você deve utilizar a inteligência para interpretá-los e utilizá-los em suas ações de marketing nas redes sociais.

Você terá grande quantidade de informações valiosas, então use-as com sabedoria. E lembre-se de levar em consideração o seu objetivo para a análise e a execução das ações.

Se a sua meta é aumentar o alcance da marca, por exemplo, métricas de engajamento são as mais importantes. Mas, se a função dos ads é adquirir leads, a taxa de conversão é o que realmente importa.

Enfim, é preciso avaliar e pensar bastante para decidir como os testes no Facebook serão úteis para o seu negócio. Ficou alguma dúvida? Utilize os comentários para perguntar!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis