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O que é Branding? Entenda com exemplos práticos + Dicas para aplicar 

O que é Branding? Entenda com exemplos práticos + Dicas para aplicar 
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Você sabia que Zíper na verdade é uma marca? O nome correto daquilo que usamos em muitas peças de roupa é fecho éclair. Esse é um dos poucos exemplos da importância de construir uma marca forte.  

A verdade é que a maioria dos produtos/serviços no mercado hoje tem ampla concorrência, especialmente no meio digital, onde todos estão trabalhando estratégias de marketing para captar a atenção de potenciais clientes e reter seus clientes atuais. 

Mesmo assim, ao invés de várias marcas dominarem o mercado, as marcas mais fortes representam maior fatia, mesmo ofertando os mesmos produtos. 

Por que isso acontece? Não existe um único fator que explique o crescimento de uma marca em relação às outras, mas fato é que as práticas de Branding fazem toda diferença.  

Se você quer desbloquear o poder do Branding para potencializar os resultados de sua marca, está no post certo. Vamos falar mais sobre o que é Branding, estratégias, ferramentas, como fazer e alguns exemplos práticos, confira! 

O que é Branding? 

Branding é uma estratégia de gestão de marca que se refere ao processo de criar uma identidade única e reconhecível para uma empresa/negócio. 

O objetivo do branding é transmitir uma mensagem clara, consistente e atraente para o público-alvo, gerando confiança, lealdade e valor, sendo a primeira opção na mente do consumidor quando diz respeito a seu produto/serviço. 

Para isso, a estratégia trabalha com recursos variados, todos pilares para construir uma marca forte, como o nome da marca, logo, cores, tom de voz, tipografia, slogan, valores, design de produtos, embalagens, entre outros. 

Ao contrário do que muitos pensam, Branding não se limita a definir a identidade visual de uma empresa. Trata-se de uma estratégia completa que envolve diferentes áreas, desde o atendimento ao cliente até o desenvolvimento de produtos. 

Qual é a importância do Branding? 

A palavra-chave aqui é conexão. 

Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais

Uma boa estratégia de marca consegue criar um vínculo emocional entre a marca e os consumidores, fidelizando-os e tornando-os embaixadores da marca. 

Entre as vantagens do marketing de marca, temos: 

  • Construir uma imagem positiva e diferenciada da marca no mercado; 
  • Aumentar a visibilidade e reconhecimento de marca; 
  • Aumentar a competitividade da marca no meio digital; 
  • Aumentar a credibilidade/autoridade da marca no mercado; 
  • Aumentar a fidelização de clientes

O resultado de todas essas vantagens é o aumento de vendas e consolidação do negócio no mercado. 

Elementos Essenciais de Branding 

Conexão, valor, diferenciação, enfim, são todas palavras muito subjetivas relacionadas a Branding… 

Para esclarecer mais essa estratégia, vamos destrinchar os principais elementos que são trabalhados em uma estratégia de Branding na prática, com exemplos reais. 

Propósito 

Um dos primeiros passos para começar a estratégia de branding é definir qual o propósito da marca, ou seja, sua razão de existir, missão, por qual motivo “veio ao mundo”. 

O propósito deve ser claro, inspirador e autêntico, refletindo o impacto positivo que a marca quer gerar no mundo. 

Um exemplo é o propósito da marca brasileira Havaianas: “A Havaianas existe para libertar a vida das pessoas, deixar o dia a dia de cada um mais leve, colorido e, claro, confortável.”

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Pode parecer muito abstrato, mas ter um propósito é muito importante para guiar o restante da sua estratégia e gerar identificação com seu público. 

Promessa 

Promessa é o compromisso que a marca assume com os seus consumidores, garantindo que eles terão uma experiência satisfatória e consistente com a marca.  

A promessa deve ser tangível, mensurável e cumprida em todos os pontos de contato da marca. 

Em outras palavras, a promessa é como a empresa vai agir para realizar seu propósito. A Starbucks, por exemplo, tem como propósito “A cada xícara, a cada conversa, com cada comunidade – Nós nutrimos infinitas possibilidades de conexão humana.”

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E para atingir esse propósito, ela promete: 

  • Servir o melhor café possível; 
  • Abraçar a diversidade e tratar pessoas com respeito e dignidade; 
  • Oferecer um atendimento que incentive a conexão com os clientes; 
  • Construir lojas com um ambiente confortável e amigável. 

Posicionamento 

O posicionamento é como a marca quer ser percebida pelos seus consumidores. A Apple, por exemplo, se posiciona como uma marca premium no mercado, com uma qualidade elevada e inovação em seus produtos, que justificam um preço mais alto. 

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Outras marcas podem tomar uma linha completamente diferente, se posicionando como opções mais acessíveis, com foco em preços mais baratos. 

Uma boa maneira de descobrir o posicionamento de uma marca é perguntando aos seus consumidores como definiriam a marca em uma palavra, por exemplo: premium, acessível, popular, tradicional, de luxo, inovadora… 

O posicionamento de marca geralmente é baseado em um benefício, solução ou valor único que a marca oferece ao seu público-alvo. 

Personalidade/atributos 

Os atributos da marca se referem a um conjunto de características humanas que definem o tom, o estilo e a atitude da marca em tudo o que faz para realizar seu propósito e cumprir com sua promessa. 

A personalidade deve ser coerente com o posicionamento e o propósito da marca, criando uma identificação e conexão emocional com os consumidores. 

O objetivo dos atributos é humanizar a marca em todos seus pontos de comunicação externa e interna. São valores inegociáveis que determinam a comunicação da marca e a forma como seus colaboradores trabalham. 

Ou seja, os atributos definem a personalidade da marca, como se fosse uma pessoa. Um bom exemplo são os valores definidos pelo Magalu em sua página de relações com investidores

  • Cliente em 1º lugar: colocar o cliente à frente em todas as tomadas de decisão da empresa; 
  • Gente que gosta de gente: valorizam o trabalho em equipe, energia positiva, feedbacks construtivos, transparência e respeito ao próximo; 
  • Mão na massa: pensam fora da caixa e buscam formas criativas e simples de resolver problemas. Buscam pela agilidade e proatividade sempre; 
  • Foco no resultado sustentável: acreditam na integridade, em situações de ganha-ganha, evitando burocracias e controle em excesso para focar nos resultados sustentáveis para a empresa; 
  • Atitude de dono: busca constante pela melhora da empresa visando o coletivo, não apenas uma área ou setor. 
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Identidade visual 

De nada adianta ter lindas promessas e valores no papel, se a marca não consegue comunicar suas ideias de forma eficaz e visual. 

A identidade visual entra como uma representação gráfica da marca, incluindo elementos como nome, logo, cores, tipografia e outros símbolos que remetem à marca. 

É parecido com o que acontece com pessoas no dia a dia. Geralmente nós mudamos nossas vestimentas, cores que usamos e visual de acordo com a ocasião. Se queremos passar uma imagem mais formal e elegante, precisamos nos vestir de acordo. 

O mesmo acontece com as marcas. A identidade visual deve ser distintiva, versátil e duradoura, transmitindo a essência e a personalidade da marca. 

Os principais elementos que compõem uma identidade visual são: 

  • Logotipo: é a representação gráfica da marca, que pode ser um símbolo, uma palavra ou uma combinação dos dois. Um bom logotipo deve ser simples, distintivo, versátil e fácil de ser lembrado; 
  • Tipografia: é o estilo e o formato das letras que compõem o nome e os textos da marca. A tipografia deve ser legível, harmoniosa e coerente com a personalidade da marca. Uma tipografia que remete letras infantis, por exemplo, pode ser ideal para uma empresa de educação infantil, mas passar uma péssima imagem para uma empresa que vende celulares; 
  • Paleta de cores: são as tonalidades que compõem a paleta da marca, transmitindo emoções, sensações e significados. Há muitos estudos sobre quais emoções diferentes combinações de cores costumam despertar. Sabemos que o amarelo, por exemplo, pode remeter à fome enquanto o vermelho à urgência, por isso são cores frequentemente usadas por redes de fast food, como o McDonald’s; 
  • Elementos gráficos: são ícones, padrões, ilustrações ou fotografias específicas que complementam a identidade visual da marca. Esses elementos adicionam profundidade e personalidade à marca. 

Slogan 

O slogan costuma ser a parte final de todas promoções de uma marca, uma frase poderosa que representa a mensagem da marca, repetida diversas vezes para que os consumidores possam associar o que está sendo comunicado à marca. 

Alguns exemplos: 

  • Nike: “Just Do It”; 
  • McDonald’s: “Amo Muito Tudo Isso”; 
  • Apple: “Think Different”. 

Esse recurso é muitas vezes subestimado, mas pode ter um efeito poderoso na manutenção da imagem da marca. 

Tom de voz 

Apesar de ser o último item deste tópico, o tom e voz estão entre os primeiros elementos para os quais você deve voltar sua atenção. 

Eles fazem parte da personalidade da sua marca e definem como a marca se comunica em diferentes canais, podendo gerar diferenciação em relação aos concorrentes e criar um laço familiar com seus clientes. 

Geralmente o tom de voz de uma marca são definidos por um documento com expressões comuns utilizadas, palavras que não podem ser mencionadas e qual tom representa melhor a empresa: 

  • Amigável; 
  • Apaixonado; 
  • Autêntico; 
  • Sério; 
  • Etc. 

Comece uma estratégia de Branding em 7 passos!

Agora que você entende os principais elementos do Branding e a importância dessa estratégia para o sucesso de qualquer negócio, está na hora de aprender os passos para implementá-la com eficácia, são eles: 

  1. Entenda seu mercado: antes de mais nada, é importante fazer pesquisas extensivas de mercado, para mapear concorrentes, potenciais consumidores, tendências e cases de sucesso no seu segmento, isso vai ajudar bastante para definir a direção que sua marca deve tomar; 
  1. Estude seu público-alvo: tendo um público geral em mente a partir da pesquisa de mercado, está na hora de estudar a fundo o público que você pretende atingir com sua marca. Para isso, é importante fazer pesquisas com o mercado e mapear os perfis comportamental, psicográfico, geográfico e demográfico de seu público, chegando a uma buyer persona
  1. Defina seu porquê: lembra que comentamos o propósito? Esse é o primeiro passo que você deve definir antes de partir para outros elementos do Branding. Por que sua marca existe? Qual é o seu objetivo maior? 
  1. Promessa e posicionamento: com o porquê em mente, você pode derivar sua promessa e então como a marca pretende se posicionar no mercado. Se o propósito da marca tem relação com acessibilidade e democratização de algo, um posicionamento por preço e custo-benefício pode ser a melhor opção, por exemplo; 
  1. Personalidade e atributos: tendo definido os tópicos anterior, é mais fácil desenhar uma personalidade com atributos que se conectem com o que a marca propõe como ela quer se posicionar; 
  1. Tom e voz: agora que você tem uma brand persona, é mais fácil definir como a personalidade de sua marca vai refletir na maneira como ela se comunica; 
  1. Slogan e Identidade visual: por fim, o slogan e identidade visual devem refletir todos os outros elementos definidos anteriormente. A apresentação visual da sua marca deve trabalhar tudo de forma sinérgica, tomando cuidado para não transmitir mensagens ambíguas. 

Lembrando que esses passos são apenas para iniciar sua estratégia e ter um ponto de partida. A partir da definição dos elementos essenciais de Branding, está na hora de trabalhar eles nos diferentes canais de comunicação e construir a imagem da marca. 

Como usar as mídias sociais para fortalecer sua marca 

Um dos meios mais eficazes para fortalecer a marca e criar uma identidade única é pelas redes sociais.  

Por meio delas você tem a oportunidade de apresentar todos elementos do branding, trabalhar a identidade visual, tom de voz, tudo isso em um ambiente onde seus consumidores costumam ser mais abertos e amigáveis, ideal para criar conexões mais profundas e duradouras. 

A marca pode ter uma relação mais próxima com seus clientes e conversar diretamente com eles, sem paredes burocráticas ou muitas formalidades. 

Aqui vão algumas dicas para usar as mídias sociais a favor da sua marca: 

  • Mantenha a consistência: é importante que todos seus posts e pontos de contato sigam a identidade definida para a marca, tanto nas cores, quanto no tom e voz. É a consistência que fixa a marca na mente dos consumidores, até que os mesmo associam certos elementos e frases à marca; 
  • Escolha as plataformas adequadas para sua marca. não adianta estar em todas as redes sociais se elas não forem relevantes para seu nicho, seu público e seus objetivos. Pesquise quais são as plataformas mais usadas por seu público-alvo e foque nelas; 
  • Interaja com seu público: as mídias sociais são canais de comunicação bidirecionais, ou seja, você pode e deve conversar com seu público. Responda aos comentários, mensagens, dúvidas e críticas sempre que possível. Mostre que você se importa com seus clientes e que está disposto a ouvi-los e a atendê-los de forma humana, sem mensagens padrão repetidas em toda situação; 
  • Produza conteúdo de qualidade e valor: não basta apenas postar por postar. Você precisa oferecer conteúdo que seja útil, interessante, educativo ou divertido para seu público, gerando engajamento, autoridade e fidelidade à sua marca; 
  • Identifique e trabalhe com influenciadores chave: personalidades importantes que refletem o nicho da sua marca e se identificam com seus valores podem ser poderosos aliados para fortalecer a marca e ganhar a confiança dos consumidores. 

Lembrando que de nada adianta implementar uma boa estratégia de branding sem ter como monitorar os resultados e se adaptar! 

Monitoramento e Avaliação 

Existem várias métricas importantes para monitorar o sucesso de suas campanhas de Branding. É fundamental criar dashboards e relatórios com essas métricas para orientar o processo de tomada de decisão de seu time e apresentar os resultados. 

Algemas métricas essenciais de acompanhar são: 

  • Alcance: quantas pessoas seus posts estão alcançando, contribuindo para maior presença de marca; 
  • Engajamento: do público que vê suas postagens, quem de fato interage com sua marca? É importante medir o engajamento para saber se sua estratégia está sendo relevante para o público. É o engajamento que vai ajudar a criar uma conexão mais forte com os consumidores; 
  • Menções de marca: essa é uma métrica valiosa nas mídias sociais, que mostram o quanto as pessoas estão falando sobre sua marca. É um forte indicador de sucesso de qualquer estratégia de branding. 

Caso sua estratégia não esteja funcionando muito bem, está na hora de mudar as táticas ou até repensar alguns elementos essenciais de Branding.  

Sua marca não precisa ficar presa sempre aos mesmo conceitos, pois as pessoas mudam e tendências também. Contanto que seja bem comunicada e trabalhada, uma reformulação de marca pode ser muito bem-vinda pelo público. 

Caso de sucesso de Branding nas mídias sociais 

Um exemplo de uma empresa que soube usar as redes sociais para fortalecer sua marca é o Nubank, fintech brasileira que oferece serviços financeiros digitais. Fundada em 2013, hoje está entre as startups mais valiosas do mundo, com mais de 80 milhões de clientes. 

A sua estratégia de branding se baseia em alguns pontos principais: 

  • Propósito: o Nubank nasceu da insatisfação com os bancos tradicionais e a sua burocracia, e tem como missão empoderar as pessoas e lutar contra a complexidade no mercado financeiro; 
  • Posicionamento: uma marca que é diferente, inovadora, humana e próxima dos seus clientes. A marca usa um tom de voz franco, divertido e descomplicado, que cria uma conexão emocional com o público; 
  • Identidade visual: sua identidade visual é simples, fluida e consistente, usa o roxo como cor principal, remetendo à ideia de liberdade. O seu logo é formado pela palavra “Nu”, que significa “nu” em português, e representa a transparência e a simplicidade da marca. A identidade visual é bem versátil, permitindo ao Nubank uma plataforma de comunicação que pode se adaptar a diferentes contextos e serviços; 
  • Experiência do cliente: a startup se destaca pela qualidade e agilidade do seu atendimento ao cliente, que é feito por canais digitais, como chat, e-mail e redes sociais. A marca também investe em ações de relacionamento, como enviar mimos, cartas e brindes personalizados para os seus clientes, gerando encantamento e fidelização. 

Para deixar claro seu posicionamento, desde o início o Nubank teve forte presença nas redes sociais, com uma identidade visual, tom e voz claros e consistentes, prezando pela transparência e postura amigável com seus clientes. 

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Além da comunicação e identidade bem definidas, a marca preza pela qualidade de seus conteúdos, buscando compartilhar conteúdos educativos, informativos e inspiradores sobre finanças pessoais, o que reflete bem seus valores e propósito. 

Toda essa unidade e clareza de propósito e valores permitiu à marca crescer significativamente em pouco tempo, tendo um lugar especial no coração de muitos clientes. 

Com os consumidores cada vez mais exigentes e seletivos em relação às marcas com as quais fazem negócios, uma estratégia de Branding deve ser uma das maiores prioridades de uma empresa. 

Entenda mais sobre como o Branding nas redes sociais pode ajudar a alavancar suas vendas

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