#SMWSP: Gestão de conteúdo para pequenas e médias empresas: é possível vender, fazer e ter resultados!

blog_rodrigo

“Quero algo mais simples mesmo”
“Quero bombar no Face”
“Estamos em crise”
“Isso dá retorno?”

São frases comuns no dia a dia de profissionais de comunicação que trabalham com pequenas e médias empresas. O palestrante Rodrigo Otávio é sócio de uma agência dedicada exclusivamente a esse setor, que corresponde a 92% das empresas ativas no Brasil.

Em sua palestra, Rodrigo expôs os desafios enfrentados e as principais dicas para agências e profissionais autônomos no atendimento a PMEs.

Segundo ele, a primeira coisa é entender quem é o cliente: dono ( ou parente do dono) do negócio, que não possuem conhecimento profundo de comunicação – e por isso não enxergam essa área como prioridade – muito preocupados com custos e resultados e muito imediatistas: querem retorno imediato.

Para cativar este cliente, é preciso entender com mais profundidade o seu negócio. O palestrante listou as perguntas-chave para investigar o faturamento da empresa, que vai orientar a viabilidade do projeto oferecido poupando tempo e energia:

1. Quantos funcionários tem a empresa?
2. Qual o organograma?
3. Há quanto tempo a empresa existe?
4. Já investiu em comunicação anteriormente?
5. Quantos clientes possui?
6. Qual o ticket médio?

Após uma análise do cenário do cliente é hora de elaborar um plano viável e que possa ser mensurado, isto, porque o profissional de comunicação está constantemente lutando para mostrar o seu valor e para isso:

– Venda gestão e estratégia (não mão de obra)
– Deixe claro os KPIs relevantes
– Faça relatórios que saiam do óbvio
– Mostre números
– Proponha idéias que reduzam os custos fixos

Confira a apresentação completa e aprenda mais sobre Gestão de Conteúdo:

Gostou das dicas? Continue acompanhando #mLabsnoSMWSP #mLabs#SMWSP #SMW