Saiba como divulgar sua marca com pouco ou nenhum investimento!

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Um dos pontos mais importantes para você ser conhecido, vender mais e aumentar a lucratividade de sua empresa é comunicar a sua marca. E quando falamos em divulgar a sua marca é algo mais do que um logotipo ou produto. Marcas representam visões de mundo, valores e significados que precisam ser gerenciados pelas empresas como ativos intangíveis que diferenciam, atraem e trazem valor adicional.

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos e, consequentemente, a forma de comunicar também. A comunicação se tornou mais complexa em função do bombardeiro de mensagens a que todos estamos submetidos durante todo o dia. Tendo um celular conectado à internet você pode contar com a tecnologia para ser sua aliada, pois existem programas para criar, editar e divulgar conteúdo com fotos, vídeos e textos instantaneamente.

Ou seja, agora, não existe mais a desculpa de que “não sei fazer e não tenho dinheiro para contratar terceiros”. Esta mudança trouxe possibilidades para que toda empresa, independentemente de seu porte, possa executar um ótimo plano de marketing digital, sem grandes custos (muito pelo contrário!). Mas, é preciso entender que tecnologias são ferramentas que precisam ser escolhidas e utilizadas a partir de estratégias de comunicação que sejam adequadas para a sua marca. Este planejamento deve passar pelas seguintes etapas:

1. Saiba divulgar sua marca, descubra com quem você vai falar

Antes de verificar as ferramentas e ações de comunicação, é importante saber quem é seu público, suas preferencias, hábitos, como ele se comporta e o que espera da sua marca. Procure ações focadas no seu alvo e evite dispersão do investimento, mesmo que seja pouco.
Exemplo> uma marca que atua e atende a um público de um determinado bairro, pode utilizar ações que privilegiem a variável geográfica, fechando parcerias com estabelecimentos, veículos e entidades da região, reforçando os laços com a comunidade local. Entenda o perfil e comportamento de seu público e busque as melhores soluções para alcança-lo.

2. Saiba quem você é para se diferenciar

Seja original e fiel à sua identidade. Comunique sua mensagem de forma relevante, original, criativa e que seja de utilidade para seu público de alguma forma. Analise sua concorrência e verifique quais ações e qual tipo de linguagem utilizam com seu público, mas não copie sua forma de agir. Tenha personalidade! Não é porque seu concorrente utiliza uma rede social ou um determinado veículo de comunicação que você é obrigado a usar.

Utilize um mix de ferramentas disponíveis de acordo com os objetivos e estágio de desenvolvimento de sua marca. Inove, “saia da caixa”. Conheça novos aplicativos e redes sociais que podem aproximar sua empresa de seu público.

3. Utilize o digital a seu favor

A presença online é tão importante que há quem diga que o que não está na internet, não existe. O digital representa uma revolução que beneficia pequenas e médias empresas em sua comunicação. Temos, atualmente, uma infinidade de possibilidades digitais que atingem seu público de forma direta, próxima, criando empatia e maior visibilidade para sua marca.

Insira o digital tanto para pensar em estratégias de mídias pagas como banners e links patrocinados, passando pela criação de perfis em redes sociais como Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e Facebook.

Analise e entenda seu consumidor melhor a partir do que ele está falando sobre a marca de forma espontânea e orgânica. Não se esqueça que a comunicação hoje é feita não só pela marca, mas pelas opiniões de anônimos e do boca a boca digital, de forma colaborativa.

Comunicar não é só falar, mas sobretudo escutar e agir!

4. Interaja com seu público e seja consistente

A cada ação planejada, pense em como ela se integra ao que já vem sendo construído a partir dos esforços de comunicação anteriores. Mais do que uma visão quantitativa e imediatista, baseada em um grande volume de ações, likes e pessoas impactadas, é preciso ter uma visão qualitativa e de longo prazo, baseada na história que a marca quer contar e no relacionamento que está sendo construído com o público de interesse.

Preste atenção na frequência de publicações, principalmente nas redes sociais. Se souber que não dará conta de ter muitos canais, potencialize sua marca em poucos, mas que estes sejam sempre atualizados e monitorados. Conte também com softwares que possam otimizar seu tempo, gerenciando diversas redes sociais em um único local! Experimente mLabs!