Censo Agências 2020 aponta: mídias sociais é o serviço com maior rentabilidade financeira nas agências

resultados censo agencias 2020: imagem com um desenho de uma tela de computador, uma tela de celular e uma mão apontando para os resultados

A pesquisa tem como objetivo traçar um panorama do mercado publicitário e trazer indicadores relevantes relacionados à gestão das agências.

Os dados são muito ricos para que os gestores possam tomar decisões estratégicas mais assertivas e saberem se o seu negócio está no rumo certo.

Um dos pontos de maior dificuldade no modelo de negócio de uma empresa criativa é a escassez de informações relevantes que permitam, aos gestores e empreendedores, identificar pontos de melhorias, tendências e perspectivas deste mercado.

A partir disso, a Operand identificou a necessidade de ajudar os gestores das agências brasileiras. A mLabs é apoiadora da 6ª edição da Pesquisa.

No ano passado, publicamos aqui sobre os resultados de 2019 e a gestão de mídias sociais era o 2º serviço com maior rentabilidade financeira entre as agências. Agora, o cenário mudou. 

Gestores respondem que a gestão de mídias sociais traz rentabilidade

A pesquisa realizada em 2018, trazendo o panorama para 2019, apontou que o serviço que gerava maior rentabilidade para as agências era a criação.

Isso para todos os portes de agências, sendo na capital ou região metropolitana.

Agora, a pesquisa aplicada em 2019, com resultados apresentados em 2020, mostra que a maior parte dos gestores colocaram o serviço de gestão de mídias sociais no topo do ranking, sendo o mais lucrativo.

Enquanto a criação, foi para o segundo lugar. Veja abaixo:

resultados censo agencias 2020: imagem de um gráfico apresentando os serviços com melhor rentabilidade financeiraDe acordo com a análise do Rafael Kiso, isso chama atenção, pois esse tipo de serviço já está virando commodity no mercado e provavelmente não deve ter uma margem de contribuição grande quando o assunto é rentabilidade.

Ele acredita que muitos podem ter se confundido aqui, pois de fato esse serviço deve ter o maior volume em faturamento, mas não em rentabilidade. 

“O serviço de Consultoria de Marketing, por exemplo, é o serviço que deveria ter a maior rentabilidade. Mas, como ficou em quinto lugar no ranking da pesquisa, eu presumo que a maioria das agências respondentes não consegue vender isso facilmente por não terem experiência.”, comenta.

Outro ponto interessante a considerar, é a gestão de mídias pagas, que encontra-se em 4º lugar. 30,5% dos gestores responderam que esse tipo de serviço é o mais lucrativo para a agência.

Vale considerar também, que a maioria das agências participantes da pesquisa são agências full-service, como é possível ver abaixo:

resultados censo agencias 2020: imagem de um gráfico apresentando as áreas de atuaçãoÉ indiscutível como as mídias sociais fazem parte da vida das pessoas. Tudo está relacionado a elas. 

Apenas no Facebook são mais de 1,66 bilhões⁣⁣⁣ de usuários ativos diariamente, no Instagram, mais de 800 milhões de contas ativas. Assim fica fácil observar a importância das empresas se preocuparem em fazer uma gestão de mídias sociais assertiva.

Outro dado notável, onde a fonte é o próprio Facebook, é relacionado ao investimento de capital, no ano de 2018 o investimento foi de $13,91 bilhões. Já em 2019 subiu para $15,65 bilhões.

Em uma análise anual, que mostra a variação em relação ao mesmo período dos mesmos anos (Q4/2018 vs Q4/2019)⁣⁣⁣, é possível perceber que o número de usuários ativos no Facebook cresceu tanto mensalmente quanto diariamente.

  • Usuários ativos Diariamente: +8,8%⁣⁣⁣;
  • Usuários ativos Mensalmente: +7,3%.⁣⁣⁣

Se você deseja acessar mais informações sobre os dados do Facebook, é só acessar esse conteúdo do Estevão Soares.

Por isso, as empresas tendem a alavancar cada vez mais as vendas por esses canais e, para isso, sempre precisarão contar com o apoio de quem realmente entende de estratégia digital: as agências. 

Tão importante quanto estar por dentro dos números relacionados ao comportamento dos usuários nas mídias sociais, é saber como elas lidam com os serviços, pessoas e fazem a gestão estratégica do seu negócio. 

Na pesquisa Censo Agências 2020, além de dados como esses, você pode encontrar como principais indicadores:

  • Perfil das agências;
  • Gestão interna;
  • Pessoas;
  • Gestão do relacionamento com o cliente;
  • Perspectivas para o futuro.

Além disso, a pesquisa mostra qual é o valor médio cobrado pelas agências para a gestão de mídias sociais.

Ou seja, não há dúvidas de que é uma ferramenta de gestão essencial para todo gestor que deseja alcançar resultados e ter Insights relevantes para fazer o seu negócio crescer.

Acesse a pesquisa completa aqui 

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Este Guest Post foi escrito pela equipe de conteúdo da Operand.

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