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Descubra tudo que você precisa saber sobre uma campanha publicitária

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Você precisa criar uma campanha publicitária, mas não sabe exatamente o que isso significa?

Tá na dúvida se faz um anúncio em um outdoor ou contrata um influencer para divulgar um produto? 

“O que é uma campanha publicitária” é um campo muito amplo, mas não tão difícil de compreender – especialmente se você ler o conteúdo que preparamos para te ajudar.

Continue a leitura e descubra tudo que você precisa sobre como fazer uma campanha publicitária! 

O que é uma campanha publicitária?  

Uma campanha publicitária pode ser definida como um conjunto de ações de marketing e publicidade planejadas para alcançar um objetivo, geralmente relacionado à venda de produtos ou serviços.  

Ela também pode ser criada para: 

  • aumentar o conhecimento da marca; 
  • celebrar datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães; 
  • divulgar promoções específicas; 
  • mostrar os esforços da empresa em um objetivo específico, como a sustentabilidade. 

Quais as diferenças entre campanhas publicitárias online e offline? 

Se você não tem ideia da dimensão de uma campanha publicitária, imagine um polvo. Com oito tentáculos saindo da mesma cabeça, pode parecer difícil manejar todos esses membros.  

Mas garantimos que ao entender alguns aspectos do “animal” que está sendo criado, os cuidados se tornam mais simples. Um dos pontos de atenção ao criar uma campanha, por exemplo, é decidir se ela será online ou offline: 

  • Campanha online: veiculadas na internet, elas envolvem plataformas como redes sociais, Google Ads, anúncios de vídeos e e-mail marketing. Elas permitem um controle maior de métricas e segmentação, mas seu alcance é reduzido pela disputa da atenção do usuário; 
  • Campanha offline: com foco em mídias tradicionais, elas podem ser implementadas em revistas, flyers, outdoors, no rádio e/ou na televisão. Apesar de poderem alcançar mais pessoas, é mais difícil de saber o alcance e o retorno sobre esse investimento. 

Vale a pena conferir: Como fazer campanhas de sucesso nas redes sociais 

Quais são os principais tipos de campanhas publicitárias e seus objetivos? 

Além de saber o que é uma campanha publicitária, é importante entender que existem diferentes ações para atender às necessidades das empresas. Abaixo, nós explicamos em mais detalhes os três principais tipos de campanhas de publicidade. 

Campanha institucional  

A campanha institucional (também conhecida como branding) tem como objetivo divulgar a marca no mercado a fim de criar uma conexão com o público-alvo. Essa estratégia costuma oferecer uma imagem positiva da marca, muitas vezes com um apelo emocional, para se aproximar e melhorar o relacionamento com o cliente. 

Campanha social  

Com o objetivo de engajar o público em causas sociais, governamentais ou de sustentabilidade, essa campanha busca ensinar algo de forma simples e clara.  

Exemplos comuns deste tipo de campanha publicitária são as mobilizações voltadas para a doação de sangue e vacinação. O exemplo abaixo, da Campanha de Multivacinação do Estado de São Paulo, mostra como esse tipo de estratégia pode ter um tom divertido, mesmo se tratando de um assunto de extrema importância. 

Campanha promocional  

Sua marca está bombando de seguidores, mas com um caixa negativo? Pode ser a hora de investir em uma campanha promocional! Focada no aumento das vendas, esse tipo de jornada busca levar o consumidor até o “concluir a compra”. 

Um exemplo clássico (que a redatora deste artigo pode confirmar que funcionava muito bem, para a tristeza da carteira dela) é a campanha “coooompre batooooon”: 

Como fazer uma campanha publicitária?   

Entendeu qual a intenção de uma campanha publicitária? Que bom, porque agora é hora de colocar a mão na massa e descobrir como fazer uma campanha publicitária para sua marca! 

1º – Se reunir com a equipe ou com o cliente para obter um briefing da campanha a fim de entender os objetivos e o público-alvo da ação 

2º – Realizar um brainstorm com a equipe para definir o formato da campanha 

3º – Com a ideia formada, é hora de planejar quais mídias on e offline serão usadas. Aqui também é definido o orçamento necessário para o projeto 

4º – A campanha publicitária não deve entrar no ar sem uma validação do cliente, para evitar desde erros em tom de voz até um descontentamento geral com a campanha desenhada 

5º –  Com o planejamento definido e aprovado, é o momento de criar as peças publicitárias que entrarão na campanha 

6º – Se sua ação envolve parcerias com outras marcas ou influenciadores, é importante realizar reuniões de alinhamento com todos os envolvidos antes do início da divulgação 

7º – Com a veiculação em andamento, é necessário acompanhar os resultados para entender se mudanças precisam ser feitas a fim de se aproximar dos objetivos esperados 

É claro que cada campanha publicitária terá diferentes processos para atender suas necessidades, mas essas são algumas das principais etapas que garantirão o sucesso da sua marca. 

Confira: 7 passos para criar um cronograma de postagem 

4 exemplos de campanhas publicitárias de sucesso para se inspirar 

Campanha online: “Tá tudo bem, mãe.”, do Facebook 

Você está surpreso que uma das maiores empresas do mundo criou uma das melhores campanhas online? Sabemos que trazer o Facebook como exemplo de campanha publicitária é quase um “golpe baixo”, mas selecionamos este vídeo por um motivo: a simplicidade. 

Logo no início já sabemos de quem é a propaganda pelo logo mostrado rapidamente e pelas cores e formatos do texto sendo escritos na tela. Mas é apenas no final que surge a parte de “venda”, nesse caso dos grupos do Facebook. 

Ou seja, a principal preocupação da marca era em compartilhar uma mensagem – e isso deixa o vídeo mais atraente e convidativo para os espectadores. 

Campanha offline: “Mamíferos”, da Parmalat 

“Vish, mLabs voltou no tempo nesse post, hein?” Primeiro que sim, afinal nem sempre é possível olhar para um passado quando estamos falando de redes sociais e inovação… então vamos aproveitar essas oportunidades sempre que possível, já fique avisado! 

Maaaaaaas esse não é o único motivo pelo qual resgatamos essa pérola dos anos 90. Nós também queremos mostrar como trabalhar a história de uma marca é importante, exemplo dado pela Parmalat ao resgatar os mamíferos como embaixadores da marca em 2017 (mais de 20 anos após a campanha original). 

Na nova campanha, eles esclarecem dúvidas sobre o processo de produção de leite da marca por meio da TV. Entretanto, eles colocam um pé no “futuro” ao encerrar a propaganda com o site da marca. 

Campanha social: “Novos beijos icônicos”, do Mercado Livre  

E se no filme “O diário de uma paixão”, a jovem Allie Calhoun se apaixonasse pela Nora Jr. ao invés do Noah Jr.? 

Essa é a provocação feita pelo Mercado Livre, patrocinador da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo. A campanha recriou beijos icônicos da cultura pop com gays, lésbicas e outros casais diversos como protagonistas, incentivando o público a normalizar a ideia do “amor livre de preconceitos”. 

Como diria RuPaul: Love is love! ❤️ 

Redes sociais também são ótimos espaços para campanhas publicitárias 

E para encerrar esse conteúdo sobre campanhas publicitárias, queríamos trazer um exemplo inovador de como montar uma estratégia que transforma e destaca sua marca nas redes sociais: a Lu. 

A influenciadora digital virtual foi criada como parte da estratégia de marketing do Magazine Luiza em 2009. Mas ela viralizou nos últimos anos, conquistando espaço no Instagram, Youtube, TikTok e até mesmo em um clipe da Anitta. 

Entretanto, vale lembrar que esse é apenas um exemplo de como uma campanha publicitária pode ter sucesso nas redes sociais. Então não se prenda ao que os outros estão fazendo para definir o que é sucesso e o que condiz com a sua marca! 

Ao invés, invista em ferramentas que tornarão sua estratégia mais eficaz e produtiva, como a ferramenta de gerenciamento de redes mLabs. Com ela, você pode agendar posts, gerar relatórios, responder mensagens privadas de múltiplas redes sociais em uma única plataforma. 

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