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Posts Recomendados para você no Instagram: saiba mais sobre essa novidade!

Posts Recomendados para você no Instagram: saiba mais sobre essa novidade!
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A notícia é quente, mas o recurso ainda está em fase de testes. O “recommended for you” ou Posts Recomendados para você no Instagram, é a novidade da vez na rede social. Ainda disponível para um seleto grupo de perfis – é possível que você já tenha o recurso ou em breve comece a notá-lo no seu feed.

Similar ao processo de recomendações de amigos e páginas a seguir de outras redes, a recomendação de publicações garante seguir a mesma lógica: indicar conteúdo útil e adequado às preferências dos usuários.

Se você quer saber mais sobre essa novidade e quer dicas de como ter seus posts recomendados no Instagram, continue com a gente! 

Os posts recomendados são diferentes das sugestões que aparecem na seção de busca do Instagram.

Apesar de trazerem um conceito similar – de entregar conteúdo que possa interessar ao usuário, conforme interações e perfis que segue -, as sugestões são mais abrangentes, levando em conta a interação como um todo, mesmo os perfis que você acompanha, mas não segue.

Com o recurso, o Instagram pretende dar continuidade ao seu objetivo de compartilhar e conectar pessoas e interesses de valor para o usuário no feed. Os posts recomendados ajudarão a mostrar ainda mais conteúdos que possam ser úteis para cada usuário.

Veja declaração oficial do Instagram:

posts recomendados no Instagram
imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram

Como visualizar os posts recomendados para você no Instagram?

Como falamos, o recurso está sendo disponibilizado no próprio feed do usuário. Para localizá-lo, basta rolar a página até o final das publicações, hoje sinalizadas com a mensagem “isso é tudo” – outro recurso lançado em 2018 que indica quando você viu todas as publicações nos últimos dois dias desde o seu último login.

Logo após esta mensagem, aos perfis selecionados estará disponível um mosaico de publicações que o algoritmo da rede entende como de seu interesse, com base em suas interações no canal.

posts recomendados do Instagram

Imagem: Instagram

Para os que já podem testar os posts recomendados do Instagram, é possível notar um botão que te conduzirá a ver também às suas últimas publicações. É o “view past posts”.

Como aproveitar o novo recurso em sua estratégia no Instagram?

A notícia é ótima, mas o que você pode fazer com ela em sua gestão de Instagram é melhor ainda.

A gente que trabalha com social media bem sabe da luta para conseguir de forma orgânica alcance, engajamento e novos seguidores nas redes sociais. Tio Zuck não ajuda muito, a gente sabe! Mas é possível aproveitar o recurso de posts recomendados no canal para dar um empurrãozinho na estratégia – e nessas métricas.

Utilizando das boas práticas de produção e compartilhamento de conteúdo, é possível que você consiga emplacar suas publicações no feed de potenciais consumidores. Algumas dicas para aumentar as chances de sucesso são:

Conheça, mais do que nunca, as suas personas

Parece encheção de linguiça ou clichê ler em todo lugar que você deve conhecer e reconhecer o seu público. Mas o motivo de falar tanto sobre a importância disso é que esta parte tão fundamental ainda é bastante negligenciada.

Quem nunca lidou com um gestor ou cliente que escolhe o que quer ser publicado porque “acha” que tem que ser assim, que atire a primeira pedra – não vejo pedras?

O ponto é que produzir conteúdo baseado “no que achamos que é bom” é o maior equívoco para ter sucesso na rede social. Na era do customer centric marketing, isso é querer dar um tiro no próprio pé.

Por isso, é importante definir bem suas personas, bem como a sua jornada de compra. Isso fará com que você compreenda melhor suas dores e objetivos. Dessa forma, será possível entregar um conteúdo com ainda mais valor – e gerar engajamento, recomendações, etc, etc, etc.

Mensure o conteúdo que você produz

A única forma de saber se o conteúdo que você está propondo é adequado para as suas personas é testando, mensurando e otimizando as publicações. Por isso, se você pretende ter seus posts recomendados no feed de quem te interessa, é importante documentar a estratégia.

Uma dica para isso é criar categorias para suas publicações, e organizá-las em períodos predeterminados. Em uma tabela, caso não tenha uma ferramenta que mostre efetivo e qualitativamente a informação, inclua o volume de engajamento, a taxa e outros retornos esperados – como conversões, se for o caso.

Ao final do mês, para criar novas publicações, veja qual categoria vem se destacando mais para otimizar em sua estratégia retirando aquelas que não fazem muito sucesso e dando espaço a outros assuntos que possam gerar o interesse no usuário.

Se quiser fazer isso de um jeito mais simples, o gráfico de melhores posts por tipo, da mLabs pode te dar uma ajudinha. Nele, você conseguirá descobrir o melhor formato para postar no Instagram.

Outra vantagem é postar nos melhores dias e horários. Lembra que o fator cronológico voltou a ser importante para o algoritmo do Instagram? Então, use essas informações para que seus conteúdos sejam considerados relevantes.

gráfico mlabs

Abuse da cocriação e dos insights do seu consumidor

Você quer fazer conteúdo para o seu público? Então ouça (ou leia) o que ele tem comentado e como vem interagindo. Além de insights, você pode gerar ainda mais proximidade com o seu público utilizando o conteúdo que ele mesmo produz, replicando ou mesmo atribuindo a uma hashtag específica que remeta à sua marca.

É claro que nem tudo ganha o alcance que almejamos. Contudo, ter uma estratégia de conteúdo no Instagram bem definida e adequada ao seu público ajudará bastante a ter seus posts recomendados a outros usuários.

Seu plano de conteúdo já está direcionado para atrair novos seguidores com o uso dos “recommended posts”? Conte pra gente!