Descubra os 7 posts para Facebook que geram mais engajamento

descubra-os-7-posts-para-facebook-que-geram-mais-engajamento

Gatinhos fofos, vídeos de pessoas caindo e memes. Se você acha que esse é o tipo de post para Facebook perfeito para uma estratégia, está enganado.

Pode até ser que esse tipo de postagem ajude a conquistar seus objetivos, mas uma boa estratégia de social media envolve muito mais do que isso. É preciso planejar, realizar testes e adaptar-se aos hábitos e costumes de personas específicas.

Tudo isso, é claro, tem como objetivo gerar engajamento, uma das principais métricas de mídias sociais.

Fundamental para conversões, sejam elas voltadas ao branding, vendas ou geração de leads, o engajamento leva em conta as interações sociais para mensurar a efetividade dos posts.

Mas, afinal, como ter resultados positivos com esse KPI? É exatamente isso que você verá a seguir!

Neste artigo, você descobrirá os 7 posts que podem elevar os números de uma fanpage! Continue a leitura e espere pelos likes!

1. Perguntas

Em seu livro, cujo título é “O Poder da Comunicação”, Manuel Castells compara as redes sociais às antigas praças romanas, onde a população se encontrava para debater temas relevantes da sociedade.

E, é claro, grande parte das discussões se iniciavam com uma pergunta. No meio digital, as coisas não são diferentes. Isso ocorre porque a tendência natural do cérebro humano ao ser questionado é automaticamente elaborar uma resposta.

Graças a isso, as perguntas têm grande poder de engajamento. As frases interrogativas estimulam os comentários, um dos critérios utilizados para medir essa métrica.

Então, convoque os seguidores a participarem das discussões utilizando esse recurso! Certamente, eles ficarão com os dedos coçando para revelar uma opinião ou acertar uma questão!

2. Dicas

Em qualquer estratégia de marketing digital, é consenso uma premissa: é preciso ser útil para a sua audiência. Ou seja, trazer conteúdo de valor para sua persona.

Falar sobre os produtos e serviços de uma marca pode vir a calhar em alguns momentos, mas, para que exista engajamento, é preciso trazer à tona informações que trarão algum benefício aos seguidores.

Uma fanpage de uma floricultura, por exemplo, pode trazer dicas sobre como criar um jardim de inverno, as melhores plantas para decorar apartamentos ou as melhores estações para cultivar cada espécie. Note que essas são dicas relacionadas.

Mas, dependendo da definição da persona, é possível ir além. Se ela foi definida como uma mãe, por exemplo, é possível trazer também informações sobre cuidados com os filhos ou brinquedos. O importante, neste momento (onde a pessoa ainda não está pronta para compra) é entregar valor para ser lembrado depois.

Sendo assim, para criar posts para Facebook que realmente facilitem a vida dos seu público, você precisará conhecê-lo a fundo.

3. Citações

Quem nunca se deparou com uma citação ao abrir as suas principais redes sociais, não é mesmo?

Isso tem um motivo: quotes têm ótimos índices de engajamento. Não apenas porque atraem curtidas e outras interações sociais facilmente, mas também porque são recordistas em compartilhamentos.

É muito comum que sejam motivacionais, mas nada impede que também sejam utilizadas em outras esferas. Por exemplo, frases engraçadas, filosóficas ou didáticas.

Ah, e não se esqueça de levar em consideração também o autor referenciado. Dependendo da importância para a sua persona, os resultados podem ser ainda mais favoráveis.

Aqui temos algumas ótimas ideias de frases para postar no Facebook.

4. Histórias

Se você trabalha com marketing digital e redes sociais, certamente já ouviu o termo Storytelling. Trata-se da utilização da arte de contar histórias para encantar as pessoas.

Pense bem: você provavelmente não se lembra dos detalhes da roupa que usou na semana passada, mas recorda-se perfeitamente da história que um amigo lhe contou sobre uma viagem inesquecível.

Isso ocorre porque o ser humano tende a se colocar no lugar das pessoas, gerando o sentimento de empatia e leva à absorção da informação de maneira permanente. Além disso, desperta e mantém a atenção dos usuários.

Sendo assim, utilize o recurso em suas redes sociais para aumentar o engajamento! Faça posts em sequência para contar um caso, mostre às pessoas como funciona a rotina da sua empresa ou como estratégias de sucesso foram aplicadas.

Esse tipo de post para Facebook certamente trará gratos resultados para a sua estratégia.

5. Imagens e vídeos

O crescimento de redes sociais visuais como Instagram e YouTube revela como esse formato é relevante nos dias atuais.

As imagens têm poder! Elas não apenas chamam a atenção, como também transmitem informação de uma maneira rápida, o que é essencial na atmosfera digital.

Fotos, memes, links, entre outros, seja qual for o tipo de post, ele, com certeza, terá maior consideração do usuário quando acompanhado de uma imagem.

O infográfico também não fica para trás, sendo um dos formatos campeões de compartilhamento nas redes sociais devido ao fato de condensar as informações, facilitando sua absorção.

Um tipo de post que tem feito muito sucesso é a utilização do texto inserido na própria imagem, tamanho o valor desse formato no Facebook.

Os vídeos, é claro, não fazem por menos. Considerados o grande filão do marketing digital na atualidade, envolvem ainda o benefício da reprodução automática no Facebook, o que garante números surpreendentes quando se fala em engajamento.

6. Concursos e promoções

Todo mundo gosta de ganhar prêmios. E, nas redes sociais, concursos, sorteios e promoções podem ser estimulados mediante engajamento.

Funciona assim: o post solicita comentários, likes, reações sociais, marcações ou compartilhamentos para participação. Com isso, o alcance aumenta de maneira orgânica, assim como a exposição da marca.

Nesse caso, são gerados picos de engajamento, que podem ser utilizados para conquistar novos clientes ou aumentar o número de seguidores, por exemplo.

Sendo assim, utilize esse formato da melhor maneira possível para alcançar a sua audiência e estimular a participação de seus seguidores!

7. Trending topics

Não, não estamos no Twitter! Utilizamos a expressão somente para dizer que um bom social media deve estar atento aos tópicos em alta no momento.

Ao citar as principais tendências em seus posts, certamente, as interações com eles também crescerão. Sendo assim, mantenha-se atualizado e saiba escolher o momento perfeito para atingir os seus followers com o que há de melhor em termos de post para Facebook.

Bom, se você caiu neste texto e chegou até aqui, é porque está procurando soluções para melhorar os resultados da sua estratégia nas redes sociais, não é mesmo? Nesse caso, baixe gratuitamente o nosso kit completo que revela o tamanho de imagens, vídeos e outros formatos para as principais mídias!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!