Pesquisar

Post 3D no Facebook: Você sabe como criar e agendar um?

Post 3D no Facebook: Você sabe como criar e agendar um?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Agora é possível ver e interagir de uma nova forma nas redes sociais, com os posts 3D no Facebook.

Essa novidade permite que o usuário tenha a sensação de que a imagem está saindo da tela, o que é mais um recurso para melhorar a interação e engajamento dos posts.

Além disso, usar o 3D no Facebook é ideal para quando precisar mostrar algum produto em diversas dimensões, dando aos seguidores uma visão completa de todos os ângulos.

Isso tudo incrementa ainda mais suas postagens! Vamos saber mais sobre o assunto a seguir e aproveitar para aprender como fazer suas fotos em 3D para Facebook!

Como fazer post 3D no Facebook?

Para usar o recurso das imagens tridimensionais, tem duas opções — ou usar um iPhone com função Modo Retrato para fotos ou ter algum software que permita essa função em suas imagens.

Para quem tem as versões de iPhone 7 Plus, 8 Plus, X, XS, XS Max ou XR, o processo é mais rápido.

Basta ativar a funcionalidade Modo Retrato e curtir uma página do próprio Facebook. Sim, isso mesmo! Vá até a página “Facebook 360” e curta!

Depois disso, abra novamente o app do Facebook em seu celular e clique para fazer um novo post. Vai aparecer a opção “Foto 3D”. Selecione e procure uma imagem em Modo Retrato em sua galeria e pronto! Terá uma imagem em 3D postada no seu feed.

Se você não conta com a funcionalidade de Modo Retrato em seu smartphone, não se preocupe! Nós vamos explicar detalhadamente para você como fazer post 3D no Facebook com o passo a passo a seguir:

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar um guia gratuito de templates para as redes sociais da mLabs

Passo 1

Primeiramente, você precisa ter um software de modelagem 3D no seu computador. O Cinema 4D ou o Maya são duas opções bastante recomendadas.

Mas também é possível conseguir suas imagens para Facebook 3D usando o novo Paint 3D, que é um programa bem simples e intuitivo que já vem instalado no Windows 10.

Passo 2

Escolhido qual software irá usar, basta você criar sua imagem em 3D conforme desejar. Duas observações importantes que você precisa seguir: o arquivo final não pode ter mais que 3mb e o arquivo deve ser exportado com a extensão .FBX, ok?

Passo 3

Com o arquivo finalizado, chegou a hora do passo três. Aqui, será necessário que você baixe uma das ferramentas liberadas pelo Facebook para poder converter essa imagem ao formato glTF só assim você consegue fazer seu post em 3D na rede social.

Baixe a ferramenta que mais seja compatível com seu sistema operacional e salve em seu PC.

Passo 4

Coloque os dois arquivos na mesma pasta (a ferramenta e a imagem .FBX).

Feito isso, arraste o arquivo dimensionado para cima do arquivo “FBX2glTF-windows-x64.exe” e ele converterá automaticamente para o padrão glTF.

Logo após, será criado, também automaticamente, uma pasta com o nome “nomedoseuarquivo_out”, tendo dois arquivos dentro dela: um buffer.bin e outro com a extensão .glTF.

Passo 5

Agora, arraste esses dois arquivos da nova pasta criada para o site GLB Packer, que é o indicado pelo Facebook.

Ele irá baixar um novo arquivo chamado out.glb. que será usado para a postagem no Facebook.

Passo 6

Depois, basta você fazer um post com o arquivo .glb no Facebook e escolher o background desejado para o modelo em 3D.

Pronto! Agora você já sabe como fazer e como salvar fotos 3D para o Facebook! 😉

Por que eu devo fazer fotos 3D para Facebook?

Dentre as vantagens desse recurso, além de diversificar o conteúdo de suas postagens e tornar a interação maior, os posts com imagens tridimensionais podem gerar mais engajamento para o Facebook.

Outra vantagem do formato é a possibilidade de interação nativa. Posts 3D são responsivos ao toque, o que significa que o objeto se move de acordo com o toque do usuário.

Dá pra fazer, inclusive, games com post 3D!!!!

Por isso, comece a pensar estratégias sobre imagens em 3D para o Facebook e melhore os resultados de suas páginas.

Como agendar um post 3D pela mLabs?

Agora que você já entendeu mais sobre o tema e sabe como publicar um post 3D, aprenda também como é possível agendá-los pela plataforma da mLabs.

Sabemos que o agendamento de posts é um grande facilitador, então, atente-se ao passo a passo abaixo e aprenda:

Passo 1

Para fazer o agendamento da publicação utilizando a ferramenta da mLabs, o primeiro passo é fazer o login na plataforma ou criar um acesso de teste gratuito.

Passo 2

Após realizar o acesso, no menu superior da ferramenta clique em Agendar Post.

Passo 3

Na área de agendamento de post escolha a página que você deseja que a postagem seja realizada.

Passo 4

Clique no botão FOTOS/VÍDEOS e selecione o arquivo em Modo Retrato (para os Iphones com a função disponíveis) ou o 3D do arquivo final que foi gerado com o nome out.glb (para quem usou o software de modelagem).

Passo 5

Clique na caixinha para selecionar a opção de que a postagem será em 360°. Deverá aparecer no lado direito da tela uma prévia da postagem.

Passo 6

Defina a data e hora da publicação, o texto de apoio que deseja, depois clique em SALVAR e pronto! Sua publicação estará agendada.

Gostou de aprender? Conheça a mLabs e agende seus posts 3D no Facebook agora mesmo! Faça um teste grátis em nossa ferramenta e aproveite as diversas funcionalidades!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis