Aprenda como criar e agendar um post 3D no Facebook

post 3d facebook

Você já deve saber que o Facebook agora permite posts em 3D, certo?

Além de ser um formato interativo (que permite cliques e movimento), emplacar um post 3D no feed é praticamente como comprar um outdoor na Avenida Paulista (se eles existissem, claro). Visibilidade (e todos os plus que vêm disso) garantida.

Mas, para criar um post 3D você precisar seguir alguns passos (simples, mas não pode errar). O pessoal do Publicitários Criativos escreveu este post ensinando como exportar o arquivo nos padrões aceitos pelo Facebook e, o melhor, como agendar seu post 3D pela mLabs! Veja abaixo!

Vantagens do post 3D do Facebook

Pense em um post que te permite ver algo em 360°.

Seria como poder ver, em um só post, a frente, a lateral e as costas de um produto. Incrível, não?

Justamente por isso, o post 3D traz uma nova possibilidade para as marcas no Facebook: mostrar produtos de uma nova perspectiva, muito mais ampla.

Outra vantagem do formato é a possibilidade de interação nativa. Posts 3D são responsivos ao toque, o que significa que o objeto se mova, de acordo com o toque.

Dá pra fazer, inclusive, games com post 3D.

Exportando o arquivo do post 3D para o Facebook00

Passo 1

Para criar esse tipo de arquivo você precisará ter algum software de modelagem 3D no seu computador, como por exemplo o Cinema 4D ou Maya, mas caso você só queira fazer um teste simples, existe também o novo Paint 3D que já vem com o Windows 10.

Passo 2

Com seu software já instalado, crie o seu post em 3D no software de modelagem de acordo com sua preferência, mas lembre-se que seu arquivo final não pode ter mais que 3mb. Assim que finalizá-lo, basta ir até as opções de exportação no seu software 3D e exportar o arquivo com a extensão .FBX

Passo 3

Após isso você precisará fazer o download de uma das ferramentas, liberadas pelo próprio Facebook para conseguir converter este arquivo .FBX para o formato glTF.

Para isso baixe a ferramenta que corresponde ao seu sistema operacional, você pode encontrá-la neste link. Coloque a ferramenta em uma pasta juntamente com o arquivo .FBX que você salvou do seu software de modelagem 3D.

Passo 4

Assim que fizer o download e o arquivo da ferramenta estiver na mesma pasta que seu arquivo .FBX, basta arrastar o arquivo .FBX para cima do arquivo “FBX2glTF-windows-x64.exe”, e ele converterá o seu arquivo para o padrão glTF automaticamente. A ferramenta irá criar uma pasta chamada “nomedoseuarquivo_out” com 2 arquivos, um buffer.bin e outro arquivo com a extensão .gltf.

Passo 5

Arraste esses dois arquivos que foram criados para o site GLB Packer, que é o indicado pelo Facebook, e ele irá baixar um novo arquivo chamado out.glb. É esse novo arquivo que será utilizado para postar no Facebook.

Agendando um post 3D pela mLabs

Passo 1

Para fazer o agendamento da publicação utilizando a ferramenta da mLabs, o primeiro passo é fazer o login na plataforma ou criar um acesso de teste gratuito.

Passo 2

Após realizar o acesso, no menu superior da ferramenta clique em Agendar Post.

Passo 3

Na área de agendamento de post escolha a página que você deseja que a postagem seja realizada.

Passo 4

Clique no botão FOTOS/VÍDEOS e selecione o arquivo em 3D (aquele arquivo final que foi gerado antes chamado out.glb).

Passo 5

Com o arquivo selecionado clique na caixinha para selecionar a opção de que a postagem será em 360°. Deverá aparecer no lado direito da tela uma prévia da postagem.

Passo 6

Defina a data e hora da publicação, o texto de apoio que deseja, depois clique em SALVAR e pronto! Sua publicação estará agendada.

Gostou? Conheça a mLabs e agende seus posts 3D no Facebook agora mesmo! Faça um teste grátis!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 20 mil marcas brasileiras!