Pinterest Ads: descubra como anunciar no Pinterest!

Pinterest Ads: como anunciar no Pinterest

Você já parou para pensar nas vantagens de se investir em Pinterest Ads?

Apesar de “250 milhões de usuários” parecer um número tímido perto de gigantes como o Facebook e Instagram, o Pinterest possui algumas vantagens para empresas que você precisa considerar. A principal delas é que os amantes da rede social estão ali com um intuito muito claro: buscar referências. E, acredite, a essa postura aberta e direcionada torna essas pessoas muito mais abertas à compra.

Uma pesquisa da rede revelou que 1 em cada 2 usuários faz uma compra depois de ver um anúncio na plataforma. Outra pesquisa, realizada pelo Google, levantou uma informação interessante para o seu bolso: para cada U$ 1 investido em Pinterest Ads, os anunciantes têm U$ 2 de lucro.

Diferente de outras redes sociais, onde as pessoas focam em relacionamentos e entretenimento, o Pinterest é um enorme banco de referências. E, muitas delas, relacionadas à produtos ou serviços!

Como você já percebeu, mais importante que o número de adeptos da rede (que vai crescer muito em 2019 – anote isso!) é o valor que a rede tem para os usuários. O Pinterest é uma rede social onde as pessoas buscam ideias e inspirações. E sabe o que isso envolve?

Marcas e produtos que podem ajudar a realizar seus projetos de vida.

E, como em todas as redes sociais, anunciar no Pinterest é o caminho mais curto para levar seu conteúdo para as pessoas certas!

Neste post, vamos te apresentar as principais possibilidades e funcionalidades do Pinterest Ads, te daremos dicas valiosas para otimizar seus anúncios e, claro, daremos um passo a passo de como fazer isso.

Bora?!

Quais tipos de anúncio fazer no Pinterest?

Assim como o Facebook Ads, o Pinterest Ads permite alguns tipos de anúncios. São eles.

Pins Patrocinados / Promoted Pins

Esse é o principal formato de publicidade no Pinterest. Trata-se simplesmente de promover os seus melhores pins para que eles alcancem mais pessoas.

Eles aparecem para os usuários exatamente como um pin orgânico ― a única diferença é a identificação com a palavra “Promoted”. Porém, quando alguém salva no seu próprio board ou incorpora na web, essa palavra desaparece e, o melhor: o tráfego gerado a partir disso não é descontado do seu orçamento.

Pinterest Ads

Vídeo Pins Patrocinados

No Pinterest, você também pode pinar imagens em formato de vídeos ― e eles também podem ser patrocinados. Com eles, você gera ainda mais engajamento com o público!

Os vídeos patrocinados estão configurados para começar automaticamente. Eles podem ser patrocinados em dois formatos: um ocupa a tela inteira do celular, e o outro tem o tamanho padrão de um pin.

Carrosséis Patrocinados

O carrossel é um tipo de pin patrocinado que contém até 5 imagens estáticas pelas quais o usuário pode navegar. É uma ótima maneira de anunciar produtos, detalhes, contar uma história ou mostrar algum passo a passo, por exemplo.

Por enquanto, os carrosséis só podem ser criados para o Pinterest Ads, não como pins orgânicos. E, para cada card, você pode incluir uma página de destino específica.

App Pins Patrocinados

App pins são voltados especificamente para anúncios de aplicativos para celular. Eles apresentam um botão de instalação do app, que permite que o usuário faça o download sem precisar sair do Pinterest.

Como anunciar no Pinterest Ads?

Quer botar a mão na massa? Então veja como é simples anunciar no Pinterest Ads:

1. Crie uma conta Business no Pinterest

O Pinterest Ads só está disponível para contas de negócios. Então, se você ainda não tem uma conta Business, faça a conversão ou crie uma nova conta e comece a explorar as opções de publicidade da rede social.

2. Acesse o Pinterest Ads Manager

Conta business criada, é hora de acessar o Gerenciador de Anúncios do Pinterest.

Feito isso, clique em “Anúncios” e, depois, selecione “Criar anúncio”.

3. Escolha o objetivo da campanha

Assim como acontece no Gerenciador de Anúncios do Facebook, no Pinterest Ads Manager você deverá escolher um objetivo para sua campanha. A lógica é bem parecida e essa escolha definirá como a rede social irá distribuir seu anúncio e como você será cobrado por isso.

Os objetivos seguem a mesma lógica do funil do marketing e são divididos em:

  • Consciência;
  • Consideração;
  • Conversões em vendas.

Dentro de cada um deles, especificações como:

  • Construção de Marca e visualizações de vídeos;
  • Tráfego e instalar aplicativo;
  • Conversões em vendas.

Entender em qual desses momentos sua campanha se encaixa é fundamental para que você tenha os resultados esperados!

Se você está lançando uma marca ou um novo produto, investir em Consciência/Construção de Marca é muito mais interessante do que tentar converter, afinal, as pessoas ainda não estão prontas para a compra! Agora, se você pretende promover um conteúdo para sua base de seguidores ou para aquelas que já interagem com seu conteúdo, você pode investir nos objetivos do campos de Consideração. Para campanhas de remarketing ou recompra, foque em Conversões. Você também pode usar esse objetivo para converter tráfego para uma Landing Page de ebook ou material rico do seu blog, por exemplo.

Conforme a sua escolha, o Pinterest Ads apresentará as melhores configurações para que você consiga atingir os resultados que deseja.

Na configuração da campanha, você também deve definir o orçamento (diário e vitalício) e os locais de veiculação dos anúncios. Eles podem aparecer no feed, na busca ou em “mais como este”.

4. Crie um grupo de anúncios

Depois de configurar a campanha, crie um grupo de anúncios. Dentro de cada campanha, você pode criar mais de um grupo.

Nesse nível de configuração, você pode controlar as datas de veiculação, o orçamento específico para o grupo, lances e segmentação.

O lance representa o valor máximo que você pode pagar pela ação desejada: clique, engajamento ou impressão (dependendo do objetivo da campanha).

5. Defina a segmentação para o grupo de anúncios

Essa é uma das configurações mais importantes da sua campanha. É o momento de definir a segmentação do público que verá os seus anúncios, com a intenção de encontrar as pessoas mais dispostas a gostarem e interagirem com seus pins.

A segmentação pode se basear em:

  • Audiências personalizadas (pessoas que já visitaram seu site ou interagiram com seus pins);
  • Perfil da audiência (gênero, localização, língua ou dispositivo);
  • Interesses (arquitetura, arte, beleza, design etc.);
  • Palavras-chave (para aparecer nas buscas ou pins relacionados).

segmentação pinterest ads

6. Escolha o(s) pin(s) que você deseja patrocinar

Você só pode patrocinar pins que já tenha publicado no seu perfil. Se você ainda não tiver certeza sobre qual pin patrocinar, o Pinterest dá uma mão e mostra os que mais tiveram cliques e foram salvos. Esses pins tendem a ter um desempenho ainda melhor como anúncios!

Ao definir o pin, você também precisa configurar a página de destino do anúncio. Escolha uma URL que tenha a ver com o pin e que entregue realmente o que você está oferecendo no anúncio. Essa relevância é lida pela rede social e melhora sua entrega. O resultado é visto em mais conversões e maior tempo de permanência na página.

Depois disso, você pode enviar o anúncio para aprovação. Isso deve ocorrer em até 24 horas.

Dica: O Pinterest solicitará que você configure as formas de pagamento. Aqui, você precisará inserir seus dados e o cartão de crédito a ser usado. Não deixe para configurar isso depois, ou você perderá todas as configurações que já realizou até aqui! Se você tiver cometido algum erro, poderá editar esses dados depois!

7. Monitore a sua campanha

Depois de aprovar o anúncio, fique de olho nos resultados! Monitore a sua campanha para saber se você está atingindo os resultados ou se deve fazer algum ajuste de datas, orçamento, lance ou segmentação.

Para esse monitoramento, o Pinterest disponibiliza uma tag de rastreamento para colocar no seu site. Assim, você coleta informações de visitas, cliques, vendas e conversões.

Dicas para criar os melhores anúncios no Pinterest

Criar uma campanha no Pinterest Ads é simples e intuitivo. Se você já tem experiência em outras plataformas de anúncios, vai achar mais fácil ainda! Mas vale a pena ver algumas dicas para ter melhores resultados nessa rede social:

Capriche na qualidade da imagem!

O Pinterest é uma rede social para encantar os olhos dos usuários! Nos pins patrocinados, então, é preciso caprichar na imagem para conquistar as pessoas.

Por isso, use apenas imagens de alta qualidade, dentro das configurações recomendadas pela rede. Aqui o Pinterest dá todas as especificações sobre os formatos de patrocínios.

Dica: evite imagens com promoções e preços, com chamadas para ação, com elementos de design confusos, com conteúdo chocante ou que incite profanação. Esses são alguns dos motivos que podem levar um anúncio no Pinterest à reprovação.

Mostre seu produto em um contexto

Para encantar as pessoas, também é preciso mostrar por que o seu produto é perfeito para elas. Por isso, tente fugir das fotos frias de catálogos, que não enchem os olhos.

Muito mais cativante é mostrar o seu produto em uso, dando vida a alguma situação. Se você vende tênis de futebol, por exemplo, ele fica muito mais atrativo fazendo um gol do que parado na estante da loja, entende?

Se você quer patrocinar um vídeo, pense também na história que o seu pin vai contar. O storytelling é capaz de engajar muito mais do que um vídeo sem uma lógica de início, meio e fim.

Inclua textos e o seu logo sobre a imagem

Diferentemente do Facebook Ads, que não gosta de textos sobre a imagem patrocinada, o Pinterest permite e até estimula isso!

Se o texto agrega ao conteúdo com uma informação relevante e é visualmente atrativo para o usuário, o pin pode ter uma performance ainda melhor. Além disso, o logo da marca também pode aparecer no pin para aumentar o reconhecimento e lembrança pelos usuários.

Mas cuidado para não colocar esses elementos no canto inferior direito, pois ali os ícones do Pinterest podem se sobrepor à imagem.

Explore a legenda do pin

Sim, o foco do Pinterest são as imagens. Porém, as legendas cumprem um papel importante de ajudar o Pinterest a posicionar seus pins na busca dos usuários. Então, use esse campo para contextualizar a imagem e adicionar uma chamada para ação.

Lembre-se que os primeiros 50-60 caracteres são os que aparecem no feed, então use palavras-chave estratégicas entre eles.

Use imagens verticais

Não é novidade que cada vez mais pessoas usam o celular para mexer nas redes sociais, certo? Com o Pinterest, o uso do aplicativo em smartphones em detrimento do desktop é ainda mais significativo.

Então, as imagens verticais costumam fazer mais sucesso porque se encaixam melhor nas telas. Para que os seus anúncios tenham a melhor performance, portanto, priorize os pins verticais.

Conclusão

Enfim, se você ainda não usa o Pinterest Ads, precisa rever isso já! De acordo com nosso levantamento de Expectativas para o Mercado Digital em 2019, o Pinterest é a tendência que mais ganhou força na visão dos profissionais envolvidos no estudo.

Como você pôde ver, o Pinterest não é só ideia e inspiração ― ele também ajuda as pessoas a tomarem decisões e a agirem. Então, com anúncios, você ganha ainda mais poder de influência na jornada de compra dos usuários.

E aí, bora começar a investir em Pinterest Ads? Se você ficou com alguma dúvida, manda um comentário aí pra gente! 😊

 

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