O que fazer com os dados coletados no monitoramento das Redes Sociais?

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Atenção pequenas e médias empresas: é questão de sobrevivência estar presente nas redes sociais. Porém, não basta ter uma página em cada rede social. É preciso monitorar os resultados. Só assim você conseguirá aproveitar ao máximo as informações valiosas que as redes sociais nos fornecem.

Quais são os dados mais relevantes e como monitorá-los? Saiba agora!

1) Dados etnográficos

As redes sociais fornecem estatísticas de cada post que você publica. A primeira camada de informações que você obtém são os dados etnográficos, que servem para definir o perfil de seu público e segmentá-lo de acordo com a sua necessidade. Aqui, você saberá idade, sexo, localização, hábitos de consumo, preferencias e comportamento.

Estas informações são preciosas para direcionar suas estratégias de marketing digital nas redes sociais. É possível ainda tomar conhecimento de hábitos regionais, oferecendo ofertas exclusivas que atendam o seu cliente de forma completa.

2) Hábitos de consumo

Quais são os melhores horários para chamar a atenção de seu público? Quando ele acessa mais a internet? Quais páginas interessam? Que tipo de conteúdo atrai?

Com esses dados em mãos você cria um relacionamento único, oferecendo soluções personalizadas e que atendam de imediato às necessidades de cada cliente.

3) Engajamento

O nível de interações do seu público com o conteúdo publicado demonstra o nível de engajamento dos clientes com sua marca. Isso é extremamente importante, pois é como um sinalizador de como anda a reputação, credibilidade e empatia de sua empresa na rede, já que pessoas insatisfeitas não são engajadas com seu negócio. Por outro lado, existem pessoas defensoras de sua marca, que agirão proativamente em momentos de crise e elevarão a imagem de sua marca nas redes sociais. Estas pessoas são aliadas de sua empresa! Portanto, tenha sempre um relacionamento especial e próximo com elas.

4) Opiniões

O grande termômetro de sua empresa é a opinião de seus consumidores. Ao acompanhar o número de menções da sua marca ou produto nas redes sociais, você saberá o que agrada ou não o seu cliente, podendo investir em melhorias na produção e no atendimento, sempre com foco no aumento da satisfação do seu consumidor, gerando maior valor nas redes sociais.

5) Contextualize

Cada uma das informações citadas acima tem sua relevância, mas é importante você determinar quais fazem realmente diferença para seu negócio. Analise as informações dentro de um contexto geral considerando, inclusive, seus concorrentes e mercados.

O mLabs, software de gerenciamento da sua performance nas redes sociais, mostra, por meio de gráficos e tabelas que facilitam o entendimento e visualização, todas as informações que relatamos, com ênfase sempre em como ter sucesso nas redes sociais. O Facebook oferece aos usuários algumas informações importantes para você entender o comportamento de seu público. Porém, não são completas. Aposte em ferramentas como mLabs, que são fáceis de usar e que te farão entender a fundo a preferência de seus consumidores, o que aumentará ainda mais sua popularidade nas redes sociais, e consequentemente os lucros de sua empresa.

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