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Monitoramento das redes sociais: conheça as melhores ferramentas! 

Monitoramento das redes sociais: conheça as melhores ferramentas! 
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Não é segredo para ninguém que planejamento e estratégia são essenciais para o sucesso de uma marca. E na hora de elaborar planejamento e estratégias eficazes, acompanhar o que as pessoas falam da sua marca pode fazer toda a diferença. E é aí que entra o monitoramento!  

O monitoramento das redes sociais permite acompanhar as interações, hashtags específicas, palavras-chave relacionadas a marca/produto e o que estão falando nas redes sobre a marca. Você pode monitorar até mesmo os concorrentes! Isso ajuda na hora de construir o planejamento, ter insights para campanhas, e até mesmo gerir o relacionamento com o cliente. 

Nesse texto vamos te explicar tudo sobre monitoramento de redes sociais e te indicar as melhores ferramentas para fazer esse acompanhamento. Bora? 

O que é monitoramento de redes sociais? 

O monitoramento de redes sociais consiste em acompanhar e analisar hashtags, palavras-chaves, comentários e menções feitas por usuários sobre uma marca, produto ou serviço nas diferentes plataformas digitais. O objetivo é obter informações úteis para melhorar o relacionamento com o público, entender a reputação da marca e pensar em estratégias efetivas de marketing e o suporte ao cliente. 

Existem diversas ferramentas que facilitam o monitoramento de redes sociais, automatizando a coleta e a análise de dados. Essas ferramentas permitem que você acompanhe comentários que contenham palavras-chave específicas e, assim, entenda tendências, sentimentos, problemas e oportunidades relacionados ao negócio nas redes sociais.  

Um bom monitoramento de redes sociai permite, inclusive, prever crises e reagir de forma rápida e eficiente

A importância de fazer monitoramento  

O monitoramento de redes sociais ajuda as marcas a se comunicarem melhor com seus clientes, entender suas necessidades, preferências e opiniões, e se destacar no mercado. Mas para além disso, existem outros benefícios: 

  • Acompanhar o que os usuários das redes sociais estão falando sobre a marca, produto ou serviço nas diferentes plataformas digitais, e responder às suas dúvidas, elogios, reclamações ou sugestões de forma rápida e eficiente; 
  • Identificar os perfis influentes que podem ajudar a divulgar a sua marca, e criar estratégias para sensibilizá-los e engajá-los com as suas causas; 
  • Estudar o comportamento dos usuários e entender quais são os seus interesses, necessidades, desejos e dores; 
  • Dar maior visibilidade para produtos e serviços nas mídias digitais, e aumentar o tráfego para o seu site ou loja virtual; 
  • Identificar as tendências do mercado relevantes para o seu negócio, e se antecipar às mudanças e oportunidades entrando em conversas relevantes sobre o assunto; 
  • Acompanhar o relacionamento e a jornada do cliente com a marca, e obtendo insights que podem ajudá-lo na tomada de decisão; 
  • Monitorar a concorrência, e analisar as suas estratégias, pontos fortes e fracos, e diferenciais. 

O que monitorar? 

Se você acha que a única coisa que vale a pena acompanhar nas redes sociais é o que as pessoas falam sobre você, está enganado.  

Existem outros tipos de monitoramento que podem — e devem — serem feitos, tais como: 

  • monitoramento de palavras-chave relacionadas ao core business, nome da marca e variações, concorrentes; 
  • monitoramento de canais oficiais da marca, todos os comentários e mensagens diretas; 
  • monitoramento de pessoas influentes do mercado, clientes chaves, clientes críticos; 
  • monitoramento de imagens para identificação visual da marca ou elementos de interesse ao core business; 
  • monitoramento de posts a partir de metadados como hashtags, localização, gênero, entre outros. 

Todas essas informações ajudam a compreender melhor o seu negócio e o mercado. E você pode se tornar um profissional mais estratégico quanto realizada cada uma dessas análises.  

Ok, mLabs… estou convencido, monitorar é importante. Mas o que eu vou monitorar? TUDO? 

Se você tem perfil no Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram e TikTok com certeza tem diversas possibilidades de coleta de informações.  

É bastante coisa, eu sei, mas tudo fica mais fácil com uma ferramenta de monitoramento de redes e com a compreensão do que é preciso, de fato, acompanhar.  

Vamos mostrar aqui alguns aspectos a serem monitorados: 

A percepção sobre a sua marca 

Você já colocou o seu nome no Google ou no Twitter para saber o que aparece sobre você?  

O monitoramento da marca é praticamente isso. Você busca pelo nome da sua empresa nas redes sociais — indo para além das marcações — a fim de descobrir o que o pessoal está falando sobre ela. 

Acompanhar o que é falado sobre a sua marca nas redes sociais, dá a possibilidade de entender o sentimento das pessoas em relação aos seus produtos ou serviços. E a partir disso, criar ações para melhorar essa impressão ou fortalecer perfis promotores da marca. 

As estratégias de conteúdo 

O tom de voz, a construção de um copywriting atraente que leve a pessoa para uma conversão, uma interação positiva e não ofensiva…Tudo isso pode ser transformado a partir do monitoramento das estratégias de conteúdo. 

O comportamento de uma pessoa no Facebook é diferente no Twitter, até por questões de características da própria rede social. A empresa também precisa se adaptar a essas questões e oferecer um diálogo diferente em cada canal

Alguns indicadores podem ajudar a entender se a sua estratégia de conteúdo está dando certo: a taxa de engajamento nas publicações, e a conversão. 

Imagina você fazer um tweet que “navega na onda” dos Trending Topics e não conseguir nenhum engajamento? Esse cenário diminui quando você realmente acompanha e conhece a forma de se comunicar com o seu público. 

As tendências de mercado 

O mercado está em constante transformação, e isso não é exclusividade do marketing digital. Todos os setores passam por profundas mudanças. 

Acompanhar as tendências de mercado ajuda a compreender os futuros caminhos para a marca, mostrando quais são as possibilidades de crescimento, novas tecnologias que podem ser adotadas, mudanças no comportamento de consumidores etc. 

Os concorrentes 

Você simplesmente não quer ficar para trás dos seus concorrentes, não é mesmo? E mesmo que você seja a referência do seu setor, não acompanhar o que as empresas concorrentes estão fazendo pode ser prejudicial

Isso porque cada empresa se desenvolve e gera uma relação com os clientes, estabelecendo estratégias diferentes e que podem servir como Insights para você. 

As pessoas referentes na área e influenciadores digitais 

Além de acompanhar os concorrentes, outra indicação bem interessante é monitorar o perfil de pessoas que são referências na área em que a sua empresa atua e até mesmo influenciadores digitais que tem o perfil ideal para representar a marca

Os profissionais que se destacam no mercado e oferecem conhecimento em seus perfis, mostrando as tendências, falando dos testes que fez no local de trabalho, não precisam ser, necessariamente, influenciadores digitais. O número de seguidores que eles têm pouco importa, mas sim o conteúdo que poderá ser relevante para você. 

Lista das 15 melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais 

E finalmente, aqui vamos te indicar 15 ferramentas incríveis que vão te ajudar muito a gerar insights valiosos com o monitoramento de redes sociais.  

1. Mention

A Mention é uma ferramenta que faz o monitoramento da marca, dos concorrentes, das campanhas e até mesmo das tendências do setor. 

Ela permite fazer comparações e análises de conversas on-line, bem como criar conteúdo com base em importantes percepções das redes sociais. 

Com a Mention você também pode responder todas as interações do Facebook, Instagram e Twitter da sua marca. 

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2. Google Alerts 

O Google Alerts faz o monitoramento de toda a Web em busca de menções relevantes sobre a marca, os concorrentes e sobre as tendências do setor.  

Ele também permite configurar alertas por e-mail para determinadas palavras-chave que você quer monitorar, como o nome da marca, produtos, concorrentes, tendências…  

Com um layout intuitivo, a ferramenta é gratuita e fácil de manusear até por quem não tem muita prática com monitoramento. Para testar, basta fazer login na sua conta do Google, ir para a página do Google Alerts e digitar a palavra-chave na caixa de pesquisa. 

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3. Stillingue 

A Stilingue é uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para coletar, compreender, resumir e classificar a opinião pública em um único lugar de forma rápida em tempo real e em larga escala. 

O motor de Processamento de Linguagem Natural da Stilingue entende, resume, prioriza e classifica automaticamente as publicações, considerando os termos e expressões utilizados pelo público brasileiro. A tecnologia é especializada em português-BR, oferecendo a melhor análise de sentimento com classificação automática. 

Com mais de 5.8 trilhões de possibilidades de filtros, cruzamentos e visualizações em dashboards automatizados, você pode aumentar a eficiência operacional interna com o monitoramento completo dos seus canais digitais. Você pode identificar tendências, padrões, desejos e justificar picos e quedas no comportamento da sua audiência. 

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4. AgoraPulse 

Com a Agorapulse é possível acompanhar menções, definir alertas específicos e acompanhar palavras-chave, hashtags e posts por localização 

Além disso a Agorapulse permite que você domine as redes socia e acompanhe os clientes para garantir que a marca está sendo responsiva e interagindo com o público quando eles querem. 

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5. Smelter 

A Smelter é uma plataforma de monitoramento de redes sociais que utiliza Inteligência Artificial para coletar e analisar mídias sociais, notícias e posts na web sobre sua marca. Para a análise de sentimento e filtragem de menções relevantes para você, serão aplicadas as mais avançadas tecnologias de AI. Ela é fácil de usar e oferece acesso a insights da sua marca ou concorrentes por toda a internet. 

Você pode criar segmentos de audiência usando filtros inteligentes para personalizar e analisar apenas as menções relevantes por temas, público e idiomas selecionados. Além disso, você pode ficar de olho em seus concorrentes, encontrar os pontos fortes e fracos deles para se antecipar a eles. 

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6. Brand24 

Com o Brand24, é possível monitorar menções da marca, hashtags relevantes e palavras-chave, e ainda obter insights valiosos sobre o que está sendo dito sobre os produtos, marca ou setor. 

Ela fornece análises de menção completas, oferecendo uma melhor compreensão de quem está falando online da sua marca. A plataforma desenvolveu sua própria Influencer Score para ajudar a identificar os influenciadores do seu setor para que você possa começar a fazer contato com as pessoas que são importantes no seu nicho. Ela também inclui “análise de sentimentos”. 

Ao contrário de alguns de seus concorrentes, a Brand24 tem como alvo empresas de todos os tamanhos, com um pacote de $49/mês para empresas pequenas ou novas. 

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7. Keyhole 

A Keyhole é uma plataforma de marketing para social listening e influenciadores que empresas e indivíduos podem usar para medir o impacto de seus esforços de marketing. Ela permite o monitoramento em tempo real para acompanhamento do resultado das ações de marketing online. 

Além disso, a Keyhole monitora o desempenho de hashtags específicas no Twitter e Instagram. A ferramenta permite acompanhar o alcance, as impressões, e até mesmo os tópicos relacionados a cada hashtag que você gerar. Também traz os usuários com mais poder de influência e a localização dos mesmos. 

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8. Zoho Social 

A Zoho Social acompanha fluxo de atualizações em tempo real para saber como o público está interagindo com a sua marca. Ela permite que você monitore palavras-chave e hashtags, descubra novos leads e acompanhe o que está sendo dito sobre a marca nas mídias sociais. 

A plataforma também oferece um painel de monitoramento eficiente com várias colunas de social listening que ajudam a sintonizar com tudo o que é relevante. Você pode responder em tempo real e envolver seu público com a frequência que desejar. 

Além disso, a Zoho Social oferece a melhor análise social da categoria. Ela permite que você compreenda quem é o seu público e como ele interage com a sua empresa nas mídias sociais. Você pode usar modelos de relatórios pré-criados ou criar completamente novos com as estatísticas que lhe interessam. 

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9. Buzzsumo 

A BuzzSumo é uma ferramenta de análise e monitoramento da web e redes sociais. Ela permite aos profissionais de marketing fazerem buscas sobre os assuntos mais consumidos e compartilhados na Internet. A plataforma reúne funcionalidades que permitem a geração de insights para a criação de conteúdo, identificação de influenciadores e canais que mais geram resultados. 

Com o BuzzSumo, você pode descobrir quais são os conteúdos mais compartilhados, rastrear marcas, concorrentes e backlinks, identificar influenciadores e links compartilhados por eles, e gerar relatórios de análise por assunto e outros filtros.  

Ainda, a plataforma vem com um mecanismo de pesquisa de rede social que ajuda a encontrar e analisar o conteúdo de melhor desempenho relacionado a um nicho específico. 

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10. V-Tracker 

A V-tracker possui um ótimo social listening, além de identificar temas e comportamentos nas mídias sociais e como eles se conectam entre si, ajudando a ter insights de qualidade no timing certo. A plataforma também é capaz de monitorar dados públicos das redes sociais (respeitando todas as APIs de privacidade).  

Ainda, a V-Tracker possui um conjunto de recursos e funcionalidades que permite responder comentários na página e mensagens privadas e também oferece a possibilidade de criar seu próprio Dashboard e compartilhar com seus clientes. Você pode visualizar a rede de influência e correlação de assuntos de seus monitoramentos. 

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11. Digimind 

A Digimind é uma plataforma de escuta social e inteligência de marketing que utiliza Inteligência Artificial. Ela oferece soluções de reputação de marca, inteligência competitiva, percepções do consumidor, rastreamento de tendências e inovação, identificação de influenciadores e análise de campanha, além de entregar relatórios sobre qualquer tópico, instantaneamente. 

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12. Torabit 

A Torabit é uma plataforma de monitoramento e gestão digital. Ela identifica temas e comportamentos nas mídias sociais, visualiza a rede de influência e correlação de assuntos de seus monitoramentos, ajudando a obter insights. A plataforma possui um conjunto de recursos e funcionalidades que permite responder comentários na página e mensagens privadas.  

A Torabit também oferece a possibilidade de criar seu próprio Dashboard e compartilhar com os clientes. Além disso, a plataforma permite ver todas as ocorrências com conteúdo similar/parecido. 

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13. NodeXL 

A NodeXL é um criador de gráficos para Microsoft Excel que consegue visualizar os contatos da sua conta em redes sociais. Ela permite que você colete, armazene, analise, visualize e relate estruturas conectadas.  

A plataforma também oferece recursos adicionais que estendem o NodeXL Basic, fornecendo fácil acesso a fluxos de dados de redes sociais, análise de texto e sentimento, métricas avançadas de rede e geração de relatórios, além de criar insights em fluxos de mídia social com apenas alguns cliques. 

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14. Netlytic 

A Netlytic é uma ferramenta que analisa textos e redes sociais com capacidade de resumir e visualizar automaticamente conversas públicas online em sites de mídia social. Ela permite coletar dados a partir de seis tipos de fontes diferentes: Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Feeds e Google Drive. E ainda descobrir tópicos populares, encontrar e explorar temas emergentes de discussões, mapear dados de mídia social geocodificados e muito mais. 

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15. Iconosquare 

A Iconosquare oferece recursos para identificar comentários não lidos e menções e responder facilmente. Você pode ouvir seu público, espionar seus concorrentes e monitorar sua marca. 

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A mLabs é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais? 

Consideramos monitoramento de redes sociais todo procedimento de obter informações sobre a marca ou qualquer outro dado relacionado a ela nesses canais. 

Existem vários tipos de monitoramento de rede sociais que ajudam na tomada de decisão estratégica, como o de palavras-chaves, tendências, hashtags, canais, pessoas, imagens e publicações. 

A mLabs não faz o rastreamento desses dados. Nós somos uma plataforma de gerenciamento de redes sociais e oferecemos um conjunto de ações para otimizar o uso desses canais para o marketing. 

Pela nossa ferramenta você consegue simplificar o processo de postagem: criar, agendar, publicar e impulsionar o post no mesmo lugar, com poucos cliques. 

Você também pode criar equipes com usuários ilimitados e usar o fluxo de criação e aprovação de posts para gerenciar toda produção de conteúdo para as redes sociais.  

E para melhorar o seu desempenho, nós disponibilizamos uma análise de resultados completa com relatórios automatizados que mostram os melhores dias e horários para postar, os tipos de posts que têm melhor performance, entre outras informações relevantes. 

Deu para perceber a diferença entre uma ferramenta de monitoramento de redes sociais e outra de gerenciamento desses canais? É provável que você precise das duas, mLabs + ferramenta de monitoramento, para elaborar e executar as suas estratégias de marketing nas redes sociais

Curtiu as dicas? E que tal explorar mais ferramentas de redes sociais? Acesse agora os texto Ferramentas Social Media e Apps de Marketing Digital e confira mais plataformas para análise e monitoramento de mídias sociais😉  

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