Nova regra para textos em imagens do Facebook

nova regra texto imagens facebook

O Facebook está em constante mudança para melhorar a experiência do usuário na plataforma. Por isso, os anunciantes têm algumas orientações para a produção de conteúdo patrocinado. Uma das regras mais conhecidas, e temidas, era o limite de 20% de texto nas imagens. Você conhecia?

Como utilizar os textos e imagens para Facebook:

Funcionava assim:

Todo e qualquer texto dos seus anúncios deveria se limitar a esses 20% e tudo entrava para essa conta: assinatura de logo, logo com texto, texto legal, rótulos de produto etc.
Agora, a regra dos 20% foi abolida. No primeiro momento, todo mundo comemorou. Porém, se a gente ler atentamente as diretrizes, vamos ver que não é tão simples assim.

Como ficou:

Agora, o Facebook usa um sistema de “rating” da quantidade de texto nos seus anúncios. São 4 classificações: boa (ok), baixa (low), média (medium) e alta (high).

-> Para verificar em qual desses parâmetros sua imagem se encaixa, o Facebook disponibiliza uma ferramenta para análise: o Text Overlay. Nesse link, você faz upload do seu anúncio e recebe uma “nota”.

Essa classificação leva em conta uma pesquisa, feita pelo próprio Facebook, que mostra que os usuários preferem o contato com peças com pouco ou nenhum texto. Dessa forma, de acordo com o seu “boletim” o Facebook veicula seu post para mais ou menos pessoas.

Classificação BOA (ok)
ok
Esse exemplo de imagem, apenas com um logo com texto na lateral inferior direita, ganhou a classificação OK. Por conter pouco ou quase nenhum texto, o anúncio será veiculado normalmente para o seu público.

Classificação BAIXA (low)
Captura de Tela 2016-06-14 às 18.36.50

Embora não tenha muito texto, a porcentagem aumentou significativamente. Por isso, pode ser que esse anúncio tenha a performance levemente prejudicada. Nesses casos, o Facebook sugere que você reveja a necessidade desse texto todo.

Classificação MÉDIA (medium)
Captura de Tela 2016-06-14 às 18.36.53

Aqui, com nota “MÉDIA” o Facebook permitiria a veiculação. Porém, ele sinaliza claramente que esse anúncio alcançará pouquíssimas pessoas.

Classificação ALTA (high)
Captura de Tela 2016-06-14 às 18.36.57

Quando a classificação for alta, esqueça: tem muito texto e isso não vai proporcionar uma boa experiência ao usuário. A menos que você indique que essa imagem se encaixa em uma das exceções*, seu anúncio poderá nem ser veiculado.

Exceções: agora, o Facebook abre exceções para texto legal, capas de álbuns, capas de livros, tirinhas, cartazes de filmes e festivais, screenshoots de apps e jogos, rótulos de produtos e infográticos.

Gostou? Aproveite que você está no clima de se atualizar e comece a testar a mLabs ainda hoje! Automatize seus processos de aprovação de posts, relatórios e agendamentos. Clique aqui e use por 7 dias grátis!

  • Victor Miranda

    Joia. Não consigo ver algumas das imagens. ??