6 Métricas do Facebook Que Você Precisa Acompanhar

6 Métricas do Facebook Que Você Precisa Acompanhar

Se você já acessou o Facebook Insights alguma vez, sabe que tem mais métricas do Facebook do que grama na praça.

E isso é ótimo! A análise desses diferentes indicadores pode te ajudar a entender se os resultados estão vindo conforme o esperado ou se é preciso melhorar alguma coisa.

As diferentes métricas do Facebook mostram se seus posts estão alcançando e engajando conforme o esperado, quais são os temas preferidos pelo público, qual é o perfil desses seguidores e muito mais.

Mas, como saber quais métricas de Facebook acompanhar? Será que você precisa mesmo analisar tudo isso?

A notícia ruim é que não existe uma resposta pronta para isso. Na verdade, as métricas que você deve acompanhar estão diretamente ligadas aos seus objetivos nessa rede social.

E a resposta boa é que nós vamos te ajudar! Neste post, listamos 6 métricas fundamentais para qualquer estratégia de Facebook e explicamos como você pode acessá-las!

O que são as métricas do Facebook?

As métricas do Facebook são ferramentas valiosas para que você consiga avaliar o desempenho de uma página nesta rede social. Número de seguidores, alcance e engajamento são exemplos de algumas delas.

Escolhendo corretamente quais analisar, é possível extrair insights valiosos que vão orientar sua estratégia e impactar positivamente os resultados. E o contrário também é verdadeiro. A análise equivocada (ou a escolha de métricas irrelevantes) pode criar uma falsa sensação de sucesso e levar uma página para o abismo.

Principais métricas do Facebook

Agora, vamos verificar quais são as principais métricas para Facebook. As seis que decidimos apresentar aqui essenciais para qualquer estratégia nessa rede social.

Porém, pode ser que, para seu projeto, algumas das que não te mostramos também sejam importantes. Para isso, recomendamos que você analise de maneira profunda os gráficos do Facebook Insights. Neste post, detalhamos tudo o que você pode encontrar lá:

*Facebook Insights: a ferramenta perfeita para conhecer sua audiência e ter mais resultados no Facebook! Saiba como usá-la!

1. Número de fãs

Acompanhar a evolução do número de fãs de uma Fan Page é essencial para medir o sucesso da estratégia.

É claro que, sozinha, essa métrica não quer dizer muita coisa.

Não adianta ter muitos seguidores no Facebook se você não tiver engajamento, certo?

Por outro lado, também não existe engajamentos sem fãs!

Então, acompanhar essa métrica é importante para que você entenda se está conseguindo ou não atrair novos seguidores para a Fan Page.

Para acessá-la, vá à aba Seguidores Facebook Insights e defina um período para análise. Lembrando que o Facebook permite a análise retroativa de, no máximo, 180 dias.

 

Métricas do Facebook — Seguidores

Além de visualizar a evolução do número de fãs, você pode desdobrar esse gráfico para analisar a origem desses seguidores e também daqueles que deixaram de seguir.

Métricas do Facebook — Origem dos Seguidores

Caso verifique que os números estão diminuindo, fique atento. Pode ser que a persona esteja desalinhada!

2. Engajamento

Uma das métricas de Facebook mais importantes para qualquer estratégia é o Engajamento.

Ela mostra qual é, de fato, o envolvimento dos usuários com os posts. Para calcular o engajamento, o Facebook considera interações como likes, reactions, comentários e compartilhamentos.

Para acompanhar essa métrica, acesse o Facebook Insights e vá a aba Publicações.  O Facebook te mostrará um resumo com Alcance e Engajamento de cada post e detalhará os tipos de interação de cada conteúdo.

Métricas do Facebook — Engajamento

Mas, para entender realmente a qualidade desse engajamento, você precisará analisar os tipos de interação. E, para isso, recomendamos o Gráfico de Interações da mLabs. Nele, você terá uma visão precisa dos tipos de interações recebidas na página, no período selecionado.

Métricas do Facebook — Interações

Além dessa visão panorâmica, pela mLabs você poderá analisar post a post a quantidade de interações por tipo.

Métricas do Facebook — Interações

3. Visualizações da Página

Esse macro indicador faz parte da base estatística do Facebook e é importante para a construção de uma estratégia de marketing digital nas redes sociais.

Ele permite entender a origem do tráfego para a sua página, quais os aplicativos usados para acessar, quais foram as seções da página mais visualizadas, e mais uma série de dados demográficos sobre os visitantes.

Métricas do Facebook — Visualizações

O grande benefício de acompanhar esse grupo de indicadores é conseguir extrair insights para otimizar sua estratégia.

Com as informações desse campo, você conseguirá definir pontos de melhoria para a Página, entenderá à fundo o perfil do seu público, poderá otimizar suas campanhas para os dispositivos que ele usa, entre outros.

4. Pessoas Alcançadas e Pessoas Envolvidas

Essa é uma das métricas do Facebook que oferecem as informações mais valiosas sobre o perfil do seu público, como gênero, idade e localização. Em Pessoas > Pessoas Alcançadas, é possível identificar características dos seus seguidores.

Métricas do Facebook — Pessoas alcançadas

Esses dados ajudam a desenvolver sua persona, tornando as estratégias mais assertivas. Além disso, é possível avaliar se houve um crescimento (ou não) de sua página em determinado período.

Essa métrica precisa ser analisada em conjunto com Pessoas Envolvidas. Ao analisar as “alcançadas”, você terá uma visão de que perfil seus posts alcançam. Já em “envolvidas”, saberá qual público interage com você.

5. Alcance 

Alcançar pessoas é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. E você conseguirá medir, pelo Facebook, o Alcance Pago e Orgânico das suas publicações.

O orgânico vem de todas as postagens que você não investiu dinheiro, ou seja, que foram vistas espontaneamente pelos seus seguidores e amigos dos fãs. Normalmente, é um percentual bem pequeno, menos de 2% dos seus fãs.

Já o alcance pago está relacionado aos anúncios que publicou na página ou aqueles impulsionados com um investimento financeiro.

Métricas do Facebook — Alcance

Nessa aba você também conseguirá avaliar reações negativas como descurtidas, denúncias de spam e ocultamentos. Analise de forma profunda os picos desse tipo de reação para entender que tipo de conteúdo ou abordagem pode ter desagradado.

Métricas do Facebook — negativas

6. Tipos de publicação

Em Publicações > Tipos de Publicação você conseguirá analisar quais tipos de conteúdo mais geram interesse e fazem sucesso na página.

Métricas do Facebook — Tipos de publicação

Por exemplo, se os vídeos que posta têm mais envolvimento médio, significa que eles funcionam melhor do que outros formatos. Mas, para que você tenha essa informação de forma confiável, é preciso testar vários formatos. Somente com o comparativo você entenderá quais são os mais interessantes para sua página.

Mas, apesar do Facebook Insights ser um recurso incrível para análise de métricas de Facebook, existe uma forma mais fácil de acompanhar tudo isso e gerar relatórios!

Pela mLabs, você acessa gráficos muito mais intuitivos e a própria plataforma extrai insights importantes como “melhores dias e horários pra postar”, “melhores formatos”, etc.

Além dos relatórios, com a mLabs é possível fazer todo o gerenciamento da uma página em um só lugar! Agende posts, responda o inbox, gerencie demandas de produção de conteúdo e muito mais!

Quer ver como funciona na prática? Experimente sete dias grátis da plataforma!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!