Pesquisar

Métricas do Facebook: como analisar as que realmente importam para a sua campanha

Métricas do Facebook: como analisar as que realmente importam para a sua campanha
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

As métricas do Facebook são ferramentas valiosas para que você consiga avaliar o desempenho de uma página ou publicação na rede social. Número de seguidores, alcance e engajamento são exemplos de algumas delas. 

Escolhendo corretamente quais analisar, é possível extrair insights valiosos que vão orientar sua estratégia de marketing e impactar positivamente os resultados. 

O contrário também é verdadeiro. A análise equivocada, ou a escolha de métricas irrelevantes, pode criar uma falsa sensação de sucesso e levar uma página para o abismo. 

O que são as métricas do Facebook?

As métricas do Facebook são ferramentas valiosas para que você consiga avaliar o desempenho de uma página nesta rede social. Número de seguidores, alcance e engajamento são exemplos de algumas delas.

Escolhendo corretamente quais analisar, é possível extrair insights valiosos que vão orientar sua estratégia e impactar positivamente os resultados. E o contrário também é verdadeiro. A análise equivocada (ou a escolha de métricas irrelevantes) pode criar uma falsa sensação de sucesso e levar uma página para o abismo.

Principais métricas do Facebook 

Confira quais são as principais métricas para Facebook. As onze que decidimos apresentar aqui essenciais para qualquer estratégia nessa rede social. 

Porém, pode ser que, para seu projeto, algumas das que não te mostramos também sejam importantes. Para isso, recomendamos que você estude de maneira profunda os gráficos do Facebook. Agora, acompanhe as métricas que você não deve ignorar! 

1. Número de fãs 

Acompanhar a evolução do número de fãs de uma FanPage é essencial para medir o sucesso da estratégia. É claro que, sozinha, essa métrica não quer dizer muita coisa. 

Não adianta ter muitos seguidores no Facebook se você não tiver engajamento, certo? 

Por outro lado, também não existe engajamentos sem fãs! 

Então, acompanhar essa métrica é importante para que você entenda se está conseguindo ou não atrair novos seguidores para a FanPage. 

Além de visualizar a evolução do número de fãs, você pode desdobrar esse gráfico para analisar a origem desses seguidores e também daqueles que deixaram de seguir. 

Caso verifique que os números estão diminuindo, fique atento. Pode ser que a persona esteja desalinhada! 

2. Engajamento 

Uma das métricas de Facebook mais importantes para qualquer estratégia é o engajamento. 

Ela mostra qual é, de fato, o envolvimento dos usuários com os posts. Para calcular o engajamento, o Facebook considera interações como likes, reactions, comentários e compartilhamentos. 

O Facebook te mostrará um resumo com alcance e engajamento de cada post e detalhará os tipos de interação de cada conteúdo. 

Mas, para entender realmente a qualidade desse engajamento, você precisará analisar os tipos de interação. E, para isso, recomendamos o Gráfico de Interações da mLabs. Nele, você terá uma visão precisa dos tipos de interações recebidas na página, no período selecionado. 

Métricas do Facebook — Interações mLabs

Além dessa visão panorâmica, pela mLabs você poderá analisar post a post a quantidade de interações por tipo. 

Métricas do Facebook — Interações

3. Visualizações da Página 

Este macro indicador faz parte da base estatística do Facebook e é importante para a construção de uma estratégia de marketing nas redes sociais

Ele permite entender a origem do tráfego para a sua página, quais os aplicativos usados para acessar, quais foram as seções da página mais visualizadas, e mais uma série de dados demográficos sobre os visitantes. 

O grande benefício de acompanhar esse grupo de indicadores é conseguir extrair insights para otimizar sua estratégia. 

Com as informações desse campo, você conseguirá definir pontos de melhoria para a Página, entenderá à fundo o perfil do seu público, poderá otimizar suas campanhas para os dispositivos que ele usa, entre outros. 

4. Pessoas Alcançadas e Pessoas Envolvidas 

Essa é uma das métricas do Facebook que oferecem as informações mais valiosas sobre o perfil do seu público, como gênero, idade e localização.  

Esses dados ajudam a desenvolver sua buyer persona, tornando as estratégias mais assertivas. Além disso, é possível avaliar se houve um crescimento (ou não) de sua página em determinado período. 

Ao analisar as pessoas alcançadas, você terá uma visão de que perfil seus posts alcançam. Já em pessoas envolvidas, saberá qual público interage com você. 

5. Alcance  

Alcançar pessoas é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. E você conseguirá medir, pelo Facebook, o alcance pago e orgânico das suas publicações. 

O orgânico vem de todas as postagens que você não investiu dinheiro, ou seja, que foram vistas espontaneamente pelos seus seguidores e amigos dos fãs. Normalmente, é um percentual bem pequeno, menos de 2% dos seus fãs. 

Já o alcance pago está relacionado aos anúncios que publicou na página ou aqueles impulsionados com um investimento financeiro. 

Nessa aba você também conseguirá avaliar reações negativas como descurtidas, denúncias de spam e ocultamentos. Faça uma análise profunda sobre os picos desse tipo de reação para entender que tipo de conteúdo ou abordagem pode ter desagradado. 

6. Tipos de publicação 

Este dado permite descobrir quais tipos de conteúdo mais geram interesse e fazem sucesso na página. 

Se os vídeos que você posta têm mais envolvimento médio, por exemplo, significa que eles funcionam melhor do que outros formatos. Mas, para que você tenha essa informação de forma confiável, é preciso testar vários formatos. Somente com o comparativo você entenderá quais são os mais interessantes para sua página. 

7. Número de impressões 

Para saber se as suas campanhas de anúncios no Facebook trazem bons resultados, é preciso se atentar ao número de impressões de seus anúncios. 

A partir daí, é possível analisar o número de vezes que uma publicação foi exibida, independentemente da quantidade de cliques. Lembrando que um anúncio pode ser visto pela mesma pessoa diversas vezes, através de uma atualização da própria página ou pelo compartilhamento de um amigo. 

Mas na hora de visualizar as métricas de impressões, costuma surgir uma dúvida: qual é a diferença entre impressões, alcance e visualizações, que também aparecem nos relatórios de desempenho? Vamos explicar agora:  

  • impressões: informam o número total de vezes que um perfil ou uma publicação foi exibida aos usuários dentro de um determinado período de tempo; 
  • alcance: contabiliza apenas o número de usuários únicos alcançados. Se uma pessoa viu o seu post 5 vezes, o Instagram conta 5 impressões e apenas 1 alcance;  
  • visualizações: são exclusivas para vídeos e stories e revelam a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto. 

8. Frequência 

Consideramos frequência, a quantidade de vezes que um único usuário se depara com seus anúncios. Analisar essa métrica é essencial para descobrir se a sua estratégia de marketing está sendo bem aceita pelo público ou se é preciso efetuar melhorias. 

Quando um anúncio é exibido várias vezes para a mesma pessoa, ele pode sofrer o efeito inverso e ao invés de atrair mais usuários e potenciais clientes para a realizar uma ação específica, fará com que os posts sejam ignorados por serem irrelevantes.  

Para que dê certo, é importante que a segmentação do público seja feita de maneira cautelosa, para selecionar um público que realmente deva ser impactado pela publicação. 

9. Custo por clique (CPC) 

O custo por clique mostra o custo por cada clique que um determinado usuário faz em seus anúncios. Assim, o anunciante só será cobrado quando os usuários clicarem no seu anúncio.  

Monitorar o CPC ajuda a compreender quantos cliques o seu orçamento diário está apto a receber — sem que ele extrapole o valor. 

Quando você está em um mercado mais competitivo ou usando uma palavra-chave mais cara, o CPC médio ajuda a entender se a relação custo/benefício é positiva ou vale a pena fazer uma mudança na estratégia. 

10. Custo por ações (CPA) 

Como o nome sugere, essa é a métrica que vai indicar o quanto você está pagando para cada conversão que é feita no anúncio. 

Ah, mas vale ressaltar uma coisa. Conversão é o que você definiu dentro da estratégia de marketing para o grupo de anúncio, ou seja, pode ser um lead, uma venda, uma ligação etc. 

11. Taxa de cliques (CTR) 

O CTR ajuda você a descobrir o número de cliques que o seu anúncio, ou grupo de anúncios ou campanha, recebeu durante o período que você está analisando. 

Para conseguir calculá-lo você deve fazer a simples conta: número de cliques / quantidade de impressões 

Acompanhar essa métrica é importante, pois mostra se o seu anúncio é atraente ou relevante para o seu público-alvo, sua persona ou para a palavra-chave selecionada. 

Como analisar as métricas do Facebook e fazer uma gestão inteligente usando a mLabs 

Mas, apesar do Facebook proporcionar recursos incrível para análise de métricas, existe uma forma mais fácil de acompanhar tudo isso e gerar relatórios. 

Com a integração da mLabs e a DashGoo, você acessa gráficos muito mais intuitivos e a própria plataforma extrai insights importantes como “melhores dias e horários pra postar”, “melhores formatos”, etc. 

Além da possibilidade de personalização dos relatórios, a DashGoo permite a inserção de dados de fontes externas, como uma planilha de excel, por exemplo.  

Mas, para além da possibilidade de criar relatórios de mídias sociais que a mLabs ainda não tem, a DahsGoo entrega valores que podem tornar a gestão de redes sociais de qualquer marca mais “inteligente”, confira alguns deles: 

  • relatórios criados a partir de templates customizáveis; 
  • relatórios de performance; 
  • relatórios com envio automatizado; 
  • dashboard para acompanhamento. 

Todos os clientes mLabs tem acesso à plataforma da DashGoo no plano completo mLabs por R$ 29,90/mês. O acesso à ferramenta é liberado de forma automática dentro da mLabs e a integração deve ser feita através do novo Diretório de Aplicativos da mLabs.  

Se você ainda não é cliente, experimente sete dias grátis na mLabs para ver como funciona na prática e tire as suas próprias conclusões! 😎 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis