Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho

Métricas do Instagram

Responda com honestidade: como é calculada a taxa de engajamento no Instagram? Ou melhor, qual é a diferença entre impressões e alcance? O que são consideradas interações?

Se você sabe a resposta certa para todas essas perguntas, me dá um abraço. Tenho orgulho de você! Mas, se você ainda fica em dúvida com tudo isso, fique tranquilo. Nós também passamos por isso, às vezes.

Mas, como não saber isso não é uma opção para quem trabalha com redes sociais, fizemos este post pra te ajudar. Além de te ensinar o que são essas métricas, neste post, vamos te ajudar a descobrir quais métricas do Instagram você pode (e deve!) acompanhar!

Mas, antes de partir pro post em si , um lembrete: não basta apenas coletar dados, é preciso ser capaz de transformá-los em informação relevante para a tomada de decisões estratégicas, ok?

Dito isso, veja agora quais são as métricas do Instagram!

Por que mensurar?

Com certeza, você já ouviu alguém falar a famosa frase: “precisarmos medir algo para podermos gerenciá-lo”. E ela faz muito sentido, já que para aperfeiçoar suas ações no digital, é necessário acompanhar o número o que está dando certo ou não. Número de seguidores, taxa de engajamento, a quantidade de cliques,  são algumas possibilidades do quê medir nas redes sociais.

Contudo, vale a pena lembrar a diferença entre métrica e KPI. Enquanto a métrica é um número em estado bruto, o KPI — do inglês Key Performance Indicator – ou “indicador-chave de performance” é, como o próprio nome diz, uma métrica que indica a performance de uma estratégia. Ou, seja, o KPI é a métrica que diz se você está ou não alcançando seu objetivo. E, justamente por isso, você é quem define seus KPIs.

Isso mesmo. Se você criou uma campanha com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, alcance, impressões e engajamento são KPIs importantes. Mas, se o objetivo é gerar tráfego pra uma página, você deve se preocupar mais com a taxa de conversão. Entendeu a diferença?

Quais métricas do Instagram preciso acompanhar?

Como dissemos acima, depende dos seus objetivos. Você precisará acompanhar os KPIs que façam sentido a partir dos seus objetivos. Mas, vamos fazer um overview das métricas do Instagram para te ajudar a ter mais clareza para definir isso. Veja.

Alcance

Eis o número de pessoas que viram seu post. Há também a taxa de alcance, que é a razão entre o número de usuários que viu seu post e seu número de seguidores.

Enquanto Alcance é uma métrica apresentada em números absolutos, a taxa de alcance é um percentual.

Impressões

Impressões são a quantidade de vezes que um post, Stories ou perfil foram visualizadas em um determinado período. Ou seja, é o número de vezes que seu post foi apresentado a alguém. Assim, se um usuário viu seu post 5 vezes, você tem 5 impressões e um alcance.

Entendeu a diferença entre alcance e impressões, certo?

Interações

O Instagram considera como interações: curtidas, comentários e salvamentos de postagens. Esse métrica é essencial para entender outra que falaremos mais na frente: a taxa de engajamento.

 

Taxa de engajamento

Para medir a taxa de engajamento de um perfil, pegue o número médio de interações em seus posts de um determinado período e divida-o pela quantidade de seguidores da página no período.

Engajamento por post

Com base no raciocínio utilizado na métrica anterior, fica fácil calcular a média de engajamento por post, concorda? Basta analisar o número médio de interações do post e dividir pelo alcance dele em um período.

Cliques na URL

A única URL que pode ser clicada no seu Instagram é a da bio. E o Instagram te dá o número de cliques nesse link.

Infelizmente, outros links em legendas ou comentários não são clicáveis (exceção para anúncios, produtos do Instagram Shop e links dos Stories – caso caso você tenha mais de 10 mil seguidores ou seja uma conta verificada , claro!).

Assim, a dica é atualizar com frequência a URL da bio com os conteúdos que você produz e divulga na rede. Lembre-se sempre de acompanhar a taxa de cliques nesse link! No caso do Instagram, isso reflete sua taxa de conversão para o site!

Crescimento de seguidores

Esta é uma das métricas essenciais de quem quer entender o crescimento do perfil no Instagram.

Ela mostra a quantidade de fãs que sua página ganhou em determinado período. Lembrando que deve ser calculado o “saldo do crescimento”, ou seja, considerando likes e deslikes do período e compará-lo sempre ao período anterior.

Visualizações

Views é uma métrica do Instagram para vídeos e Stories. Trata-se do número de visualizações de vídeos em determinado período. Já a taxa de visualização é a quantidade de views de um vídeo sobre o número de impressões dele.

Sim, uma pessoa pode ter visto o post com vídeo no feed mas não ter assistido ao vídeo. Apesar de contar como uma impressão, não conta como visualização.

No caso dos Stories, você só terá visualizações.

Como acessar as métricas do Instagram?

Com a evolução dos recursos do Instagram para empresas, o APP desenvolveu o Instagram for Business, as contas comerciais e, com elas, sua aba de Insights ou Instagram Analytics. Essa ferramenta nativa, fornece uma série de métricas que você pode acompanhar.

Esses dados estão organizados em três campos:

  • Métricas de seguidores;
  • Métricas de posts;
  • Métricas de Stories.

Métricas de seguidores

São dados valiosos a respeito dos seguidores de uma página. Além de te ajudar a entender quem é sua persona, permite que você avalie mudanças no perfil do seu público. Nesta aba, você encontrará informações como:

  • Gênero e Idade: entenda se seu público é composto majoritariamente por homens ou mulheres, quais são as faixas de idade dele, qual é a principal faixa etária desse público.
  • Localização: saiba quais são as cidades e países de seus seguidores.
  • Seguidores por hora: descubra quais são os horários do dia que seus seguidores estão online.
  • Seguidores por dia: saiba quais são os dias da semana que seus seguidores mais estão online.

Métricas de posts

Você também poderá acompanhar a efetividade dos seus posts a partir das seguintes métricas dadas pelo Instagram Analytics:

  • Impressões
  • Alcance
  • Envolvimento: é o número de comentários e likes que o post recebeu.
  • Salvo: número de usuários que salvou um post.

Você poderá visualizar esses dados filtrando por tipo de post (foto ou vídeo) ou ver os dados para os dois tipos. Também poderá selecionar períodos específicos para analisar.

Métricas de Stories

O recurso de Insights do Instagram expandiu e agora mostra também algumas métricas para Stories.

Você poderá acompanhar:

  • Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista por alguma pessoa. Se uma pessoa ver mais de 1 vez, também será contabilizado.
  • Alcance das Stories (neste caso, o alcance é um view).
  • Toques para voltar: quantidade de usuários que tocou para ver novamente uma história anterior.
  • Toques para avançar: quantidade de pessoas que clicou em uma Story para avançar e ver a próxima.
  • Saídas: quantidade de vezes que os usuários saíram de uma Story.
  • Respostas: número de directs que uma Story recebeu.

Você também poderá analisar esses dados filtrando períodos específicos.

Qual é a melhor forma de acompanhar as métricas do Instagram?

Honestamente, acompanhar tudo isso, na unha, não vai ser fácil.

Não estamos falando que o acesso a essas métricas seja complicado. No tópico acima, você viu que o Instagram Analytics te dá muitos dados importantes.

O ponto é: o quê você faz com esses dados? Será que você vai conseguir descobrir, a partir deles, qual é o formato que te traz mais engajamento? Ou  qual é sua média de interações por tipo de post?

Sério, isso dá trabalho.

Mas existem alternativas.

Com a mLabs você pode acessar todas essas informações em dashboards super visuais e intuitivos. E, claro, pode gerar relatórios a partir deles também.

Neste post, te mostramos nossos principais gráficos para Instagram Stories e você também pode conhecer algumas métricas que nossa aba de acompanhamento te dá.

E, se quiser tirar suas próprias conclusões, faça um teste gratuito!

 

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