Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho

Métricas do Instagram

Se você trabalha na área de comunicação de uma agência, sabe bem a importância de acompanhar as métricas nas redes sociais de seus clientes. Afinal, uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao tradicional, é a possibilidade de mensurar o desempenho de cada ação. E no Instagram isso não é diferente! Neste post, vamos te ajudar a descobrir quais métricas do Instagram você pode (e deve!) acompanhar!

Não se esqueça que, depois do Facebook, o Instagram aparece como a principal rede social utilizada nas estratégias das empresas. Justamente por isso, vale a pena dar atenção especial a ele. O Instagram Stories, por exemplo, vem sendo um recurso usado com bastante criatividade nas campanhas.

Mas, antes de partir pro post em si , um lembrete: não basta apenas coletar dados, é preciso ser capaz de transformá-los em informação relevante para a tomada de decisões estratégicas, ok?

Dito isso, veja agora porquê e quais são as métricas do Instagram que você precisa estar de olho.

Por que mensurar?

Com certeza, você já ouviu alguém falar a famosa frase: “precisarmos medir algo para podermos gerenciá-lo”. E ela faz muito sentido, porque para aperfeiçoar suas ações no digital, é necessário acompanhar o número o que está dando certo ou não. Número de seguidores, taxa de engajamento, a quantidade de cliques,  são algumas possibilidades do quê medir nas redes sociais.

Contudo, vale a pena lembrar a diferença entre métrica e KPI. Enquanto a métrica é um número em estado bruto, o KPI — do inglês Key Performance Indicator – ou “indicador-chave de performance” é elaborado a partir das métricas, mas as combina a uma meta. E é ele que vai ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas. Se o seu objetivo é gerar tráfego para seu site a partir de um post no Facebook, por exemplo, a taxa de cliques naquele post é um KPI importante (afinal, quem clicar nele será redirecionado para sua página). Ficou clara a diferença?

Sendo assim, se uma métrica ganhar importância na sua campanha, ela automaticamente se torna um KPI. A dica é escolher um indicador-chave simples de ser monitorado e de fácil compreensão para toda a equipe.

Quais métricas do Instagram devem ser acompanhadas?

1- Aumento de seguidores

Embora não seja uma garantia do sucesso da sua ação, o aumento do número de seguidores (não comprados, obviamente!) pode ser um bom indicativo disso.

A sugestão é buscar descobrir quais são os gatilhos que fazem sua taxa de crescimento de seguidores disparar. Será a uma mudança na frequência das postagens? Uma nova promoção? Ou será que você conseguiu segmentar um anúncio mais assertivamente? Busque fazer tal correlação para entender realmente o que esse aumento quer dizer.

2- Porcentagem de engajamento

Para medir o engajamento, pegue o número médio das curtidas e comentários nos seus posts na rede social e divida-o pela quantidade de seguidores. O valor encontrado é sua porcentagem de engajamento.

No entanto, vale lembrar que pessoas que não seguem seu perfil também podem curtir e comentar suas publicações, ok?

3- Engajamento por post

Com base no raciocínio utilizado na métrica anterior, fica fácil calcular a média de engajamento por post, concorda? É muito importante entender quais tipos de post trazem mais ou menos engajamento para o seu canal!

4- Cliques na URL

A única URL que pode ser clicada é a da bio. Infelizmente, outros links em legendas ou comentários não são clicáveis (exceção para anúncios, claro!). Assim, a dica é atualizar com frequência a URL da bio com os conteúdos que você produz e divulga na rede. Lembre-se sempre de acompanhar a taxa de cliques nesse link! No caso do Instagram, isso reflete sua taxa de conversão para o site!

5 – Taxa de crescimento das hashtags

Medir se as hashtags que você lança no Instagram estão sendo usadas pelo seu público é uma ótima forma de entender a relevância e o impacto dos seus posts e campanhas na rede. Assim, fique de olho, pesquise suas hashtags, faça a contagem do uso delas na rede ao longo do tempo.

6 – Total de seguidores

Apesar da taxa de aumento de seguidores ser imprescindível para sua estratégia, você deverá cruzá-la sempre com seu total de seguidores! Fazendo isso, você entenderá também se o número de unfollows no seu perfil está grande. E, se isso acontecer, analise se seus posts estão realmente compatíveis com seu público, se sua frequência de postagens está adequada (postar demais pode afastar seguidores do seu canal!). Saber quem deixa de seguir seu perfil te ajudará a otimizar sua presença nessa rede!

7 – Melhores dias e horários para postar

Acompanhar em quais dias e horários seus posts têm maior alcance e engajamento é imprescindível para aumentar a efetividade das suas postagens futuras. A partir do seu histórico de posts (e com ajuda de uma boa ferramenta de gestão de redes sociais, claro!), você conseguirá entender isso.

Como acessar as métricas do Instagram?

Existe uma gama variada de ferramentas de gestão para auxiliá-lo no monitoramento de métricas do Instagram e de outras redes sociais, na comparação de performance de uma página no Facebook em relação à concorrência e no agendamento de conteúdo nas diferentes plataformas. Fique atento às especificidades de cada uma delas e escolha a que vai atender você melhor.

Agora que você já sabe em quais métricas do Instagram você deve ficar de olho, entre em contato com a mLabs e conheça nossos serviços!