Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho

Métricas do Instagram

Se você trabalha na área de comunicação de uma agência, sabe bem a importância de acompanhar as métricas nas redes sociais de seus clientes. Afinal, uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao tradicional, é a possibilidade de mensurar o desempenho de cada ação.

No entanto, não basta apenas coletar tais dados, é preciso ser capaz de transformá-los em informação relevante para a tomada de decisões estratégicas.

E, como depois do Facebook, o Instagram aparece como a principal rede utilizada nas estratégias das empresas, vale a pena prestar atenção especial a ele. O Instagram Stories, por exemplo, vem sendo um recurso usado com bastante criatividade nas campanhas.

Conheça neste post quais as métricas do Instagram que você precisa estar de olho.

Por que mensurar?

Com certeza, você já ouviu alguém falar a famosa frase: “precisarmos medir algo para podermos gerenciá-lo”. E ela faz muito sentido, porque para aperfeiçoar suas ações no digital, é necessário acompanhar o número de seguidores, a porcentagem de engajamento, a quantidade de cliques obtidos, etc.

Contudo, vale a pena lembrar a diferença entre métrica, que é um número em estado bruto, e KPI — do inglês Key Performance Indicator. O indicador-chave de performance é elaborado a partir das métricas, mas as combina a uma meta, e ele que vai ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas.

É claro que, se uma métrica ganhar importância na sua campanha, ela pode se tornar um KPI. A dica é escolher um indicador-chave simples de ser monitorado e de fácil compreensão por toda a equipe.

Quais métricas do Instagram devem ser acompanhadas?

1- Aumento de seguidores

Embora não seja uma garantia do sucesso da sua ação, o aumento do número de seguidores pode ser um bom indicativo disso. A sugestão é buscar associar a taxa de crescimento a uma mudança na frequência das postagens ou a uma nova promoção. Busque fazer tal correlação para dar um cenário mais completo para seu cliente.

2- Engajamento em porcentagem

Para medir o engajamento, pegue o número médio das curtidas e comentários nos seus posts na rede social e divida-o pela quantidade de seguidores. O valor encontrado é sua porcentagem de engajamento.

No entanto, vale lembrar que pessoas que não seguem seu perfil também podem curtir e comentar suas publicações, ok?

3- Engajamento por post

Com base no raciocínio utilizado na métrica anterior, fica fácil calcular a média de engajamento por post, concorda?

4- Cliques na URL

A única URL que pode ser clicada é a da bio. Infelizmente, outros links em legendas ou comentários não são clicáveis. Assim, a dica é atualizar com frequência a URL da bio com os conteúdos que você produz.

Como fazer isso?

Existe uma gama variada de ferramentas de gestão para auxiliá-lo no monitoramento de métricas do Instagram e de outras redes sociais, na comparação de performance de uma página no Facebook em relação à concorrência e no agendamento de conteúdo nas diferentes plataformas. Fique atento às especificidades de cada uma delas e escolha a que vai atender você melhor.

Agora que você já sabe em quais métricas do Instagram você deve ficar de olho, entre em contato com a mLabs e conheça nossos serviços!