Mensagem automática no Instagram: vale a pena usar em suas estratégias?

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Provavelmente, você já recebeu uma mensagem automática no Instagram. Acertei?! Pois é, aquele textinho de bem-vindo, muito obrigado ou novas promoções pode trazer muitas vantagens para as marcas que querem fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Mas antes de sair escrevendo qualquer coisa na DM é preciso planejar uma estratégia de comunicação que tenha a ver com o propósito da marca e faça sentido para o público. Quer saber mais? Continue lendo e descubra como usar essa funcionalidade.

O que é uma mensagem automática no Instagram?

O nome já é superintuitivo, a mensagen automática no Instagram é um recurso que permite enviar mensagens de texto, fotos e vídeos para um ou mais contato por DM (Direct Message). Aqueles directs que recebemos logo depois que começamos a seguir uma página, sabe?!

Normalmente, essas mensagens são exploradas por perfis comerciais com o intuito de criar relacionamento, divulgar conteúdo, produtos e serviços, e prestar atendimento aos usuários.

Mensagem automática no Instagram: imagem de uma direct message de boas vindas.

Essa mensagem é TOTALMENTE personalizável, ou seja, a marca consegue escolher o texto, imagem, link que serão utilizados. Sensacional, não é mesmo?

Como criar e enviar uma mensagem automática?

Ficou interessado em saber como usar esse recurso? Então, antes de começar a criar sua própria DM para o Instagram, saiba que para enviá-la de maneira automatizada, você vai precisar da ajuda de uma ferramenta.

Se você ainda não usa nenhuma ferramenta que faça esse serviço, fique tranquilo, separamos 3 opções que funcionam para te ajudar. Saca só!

Gerenciagram

Essa ferramenta atrai os clientes de forma 100% automatizada e oferece teste grátis aos usuários por 5 dias. Além de ter o recurso das DMs automáticas, o Gerenciagram também conta com outras funcionalidades importantes para o marketing digital, como seguir e deixar de seguir, impulsionar o perfil e muito mais.

Mensagem automática no Instagram: imagem do site GerenciagramBume

Outra opção de ferramenta que oferece o recurso de mensagem automática no Instagram é o Bume. Essa plataforma faz a gestão completa da rede social, além de outras ações automatizadas como filtrar o público-alvo por perfis ,que por hashtags e localizações de interesse. Ah a Bume também fornece teste grátis de 5 dias.

Mensagem automática no Instagram: imagem do site Bume

Perforgram

Uma terceira opção de ferramenta que permite enviar mensagem automática no Instagram é o Perforgram. Ele ainda conta com outros recursos como automatizar as ações curtir, seguir, comentar e oferece teste gratuito para quem entrar em contato.

Mensagem automática no Instagram: imagem do site Perforgram

Essas são algumas das principais ferramentas que fazem o envio automático de DM. Vale conhecer todas as opções e escolher a que mais se encaixa nas necessidades da marca.

Por que enviar DM automática no Instagram?

A DM automática na plataforma é vantajosa por muitos motivos, desde fazer com que novos usuários se sintam mais à vontade para se relacionar à converter os seguidores e realizar vendas pela própria plataforma. Olha só, a lista de vantagens que separamos!

Aumentar a produtividade

Um dos grandes benefícios desse tipo de mensagem é aumentar consideravelmente a produtividade do profissional de social media que gerencia o perfil.

Na DM automática, já é possível enviar as principais informações da marca, serviços e produtos o que evita que o novo usuário precise perguntar esses dados por mensagem e acabe gerando mais trabalho para o profissional.

Melhorar a comunicação

Outro benefício desse tipo de mensagem é a melhora na comunicação com o novo seguidor. Ao enviar uma DM para o usuário, a marca já estreita o relacionamento e acaba gerando mais empatia com esse possível cliente.

Sem contar que, marcas mais próximas dos usuários acabam conquistando com mais facilmente os consumidores, né?!

Aumentar o engajamento

A mensagem automática também inicia uma interação entre marca e usuário, o que garante engajamento constante com os seguidores. Como as interações vão subir consideravelmente, a taxa de engajamento tende a aumentar.

Como essa mensagem inicial pode ser o ponta pé de uma conversa com o novo usuário é interessante acrescentar um link na DM convidando o usuário para visualizar um post o story do próprio perfil.

Não perder clientes

É comum que uma mensagem demore um tempo para ser respondida, principalmente quando o social media gerencia uma série de páginas diferentes. Quem trabalha com monitoramento de redes sociais sabe que essa situação chata pode acontecer.

Nesses casos a DM automática é uma mão na roda! Ela pode fazer esse primeiro contato e, possivelmente, esclarecer dúvidas do novo usuário, desta forma, evitando que a marca perca seguidores ou clientes por motivo de atraso no atendimento.

Tipos de mensagens automáticas

Uma pergunta que não quer calar: quais mensagens automáticas usar para o perfil comercial? A resposta é depende, a mensagem vai variar de acordo com o perfil da marca.

Por exemplo, salões de beleza podem ter uma abordagem mais descontraída e leve com os seus novos seguidores, já para as páginas de consultórios médicos precisam ter uma abordagem mais séria e adequada.

O importante é encontrar o tom de voz ideal e criar uma mensagem CURTA, afinal, ninguém quer ficar recebendo textão na DM de uma marca que acabou de começar a seguir.

Também é superimportante criar uma CTA no final do texto, ou seja, antes de finalizar a mensagem, vale estimular alguma ação por parte do usuário, como “Saiba Mais” ou “Entre em Contato”.

E, quanto ao tipo das mensagens que podem ser usadas na DM automática, podemos citar algumas das mais comuns:

Deseje boas-vindas

Aproveite essa DM inicial para receber os novos seguidores e dar boas-vindas em nome da página. Isso já ajuda a aproximar e estreitar a relação do usuário com a marca.

Mensagem automática no Instagram: imagem de uma direct message de boas vindas.

Informe endereço, dia e horário de funcionamento

Outra ideia muito poderosa é enviar DM com as principais informações do perfil. Assim, se o seguidor quiser se tornar cliente, ele já terá as informações que precisa.

Caso a marca ache mais relevante, também é possível direcionar o usuário para outro canal de comunicação, como o WhatsApp e continuar a interação nesse canal. Tudo depende da necessidade de cada marca e da mão de obra que ela terá para atender essas mensagens.

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Mostre os produtos e serviços

É super relevante colocar na DM as informações dos serviços oferecidos ou produtos vendidos pela marca. Essa ação ajuda a gerar interesse nos novos seguidores. Veja como  Fess’Kobbi manda bem nesse modelo de interação.

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Estimule a compra

Para as marcas que possuem loja online, uma dica já é estimular o consumo do novo seguidor nesse primeiro contato. Essa sugestão é ótima para marcas que buscam leads e futuros clientes na rede social. Lembre-se, essa mensagem automática pode ser revertida em vendas para a marca.

Veja como a NOSOTROS faz isso muito bem!

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Agradeça o contato

Uma maneira de estreitar relacionamento nesse primeiro contato é enviando apenas uma mensagem de agradecimento para o novo seguidor. Algo bem direto, simples e prático.

Mensagem automática no Instagram 6É muito importante responder o usuário caso ele continue a conversa depois da mensagem automática. Afinal, você não quer passar uma mensagem negativa para os seus seguidores, não é?

E aí, ficou com vontade de usar a mensagem automática no Instagram para melhorar o relacionamento da marca com os usuários? Se quiser conhecer mais maneiras de mandar bem na gestão do Instagram, veja nosso post com 5 estratégias certeiras para promover o perfil da marca!

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