Melhores horários para postar no Instagram: descubra quais são

melhores-horarios-para-postar-no-instagram-descubra-quais-sao.jpeg

Qual é a melhor hora para postar no Instagram? Se você fizer essa pesquisa no Google, vai encontrar uma série de respostas que, em geral, convergem para uma faixa de horário: entre as 19h e as 21h. Contudo, isso não significa que esse seja o melhor horário para você ou para os seus clientes.

Cada conta do Instagram possui a sua audiência única, com perfis de acesso diferentes entre si. Por isso, descobrir os melhores horários para postar no Instagram é um processo que exige testes e pesquisa. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Conheça algumas dicas gerais

Apesar das audiências serem diferentes e terem hábitos distintos, existem algumas boas práticas que você pode considerar na hora de identificar os melhores horários para postar no Instagram:

Poste mais fora do horário comercial

Existe um motivo para muita gente apontar a faixa entre as 19h e as 21h como ideal. Fora do horário comercial de trabalho as pessoas tendem a utilizar mais o smartphone, seja em casa ou voltando do trabalho.

Saiba que finais de semana podem ser bons ou ruins

Empresas B2C tendem a ter mais sucesso nos finais de semana, ao passo que as de B2B não. Isso ocorre porque o cliente final usa esse período para pesquisar e comprar. Já grande parte das empresas não funciona nos finais de semana, e os gestores costumam utilizar o horário comercial para atividades relacionadas ao trabalho.

Evite postar às 15h

Essa é uma dica que funciona bem para a maior parte das redes sociais. O pico de produtividade das pessoas em geral é nessa hora. Esse é o momento antes de ir embora e depois do horário de almoço que existe uma concentração maior no desempenho das tarefas.

Como as pessoas estão mais concentradas e menos propensas a utilizarem as redes sociais, o engajamento costuma ser menor.

Experimente e realize testes A/B sempre que possível

Apesar das boas práticas acima, não é possível definir uma regra geral e sacramentar quais são os melhores horários para postar no Instagram. À medida que você for postando, confira a ferramenta de insights, entenda como o seu público está interagindo, em que horário isso acontece e saiba o que dá certo e o que não funciona tão bem.

Sempre que possível faça uso de testes A/B, em que você poderá definir dois horários diferentes de publicação para uma mesma imagem, sendo que metade dos seguidores receberão em um momento e a outra metade em outro. Essa é a forma mais eficiente de definir quais são os melhores horários para postar no Instagram. Afinal, a imagem é a mesma, e a variável passa a ser o horário.

Entenda a sua audiência

O importante é entender o seguidor, a audiência que consome o seu conteúdo — um conselho que vale também para outras redes sociais.

Experimentar, testar e analisar são processos que fazem parte de uma boa estratégia de produção de conteúdo. Seguindo esses passos você vai identificar os melhores horários para postar no Instagram!

Inclusive, a mLabs aponta quais os melhores dias e horários para postar para cada página no Instagram. Afinal, pesquisas são importantes para entender o comportamento em geral, mas melhor ainda é verificar a audiência de sua própria página, levando em conta a preferência de seu público.

Faça agora mesmo o teste gratuito da ferramenta mLabs e surpreenda-se com os resultados!