Melhores horários para postar no Instagram: descubra quais são!

melhores-horários-para-postar-no-instagram

Está sem tempo para ler? Ouça o post!
Qual é a melhor hora para postar no Instagram? Se você fizer essa pesquisa no Google, vai encontrar uma série de respostas que, em geral, convergem para uma faixa de horário: entre as 19h e as 21h. Contudo, isso não significa que esse seja o melhor horário para você ou para os seus clientes. O fato que é para saber quais são os melhores horários para postar no Instagram você precisará levar em consideração alguns aspectos que são só seus.

Pense que cada conta do Instagram possui a sua audiência única, com perfis, preferências e hábitos de acesso diferentes entre si. Por isso, descobrir os melhores horários para postar no Instagram é um processo que exige testes, pesquisas e, claro, ferramentas! Mas antes de ficar desesperado achando que é muito difícil saber isso, leia esse post todo!

Melhor horário para postar no Instagram: boas práticas

Apesar das audiências das empresas no Instagram serem diferentes e terem hábitos distintos, existem algumas boas práticas que você pode considerar na hora acertar nos horários para postar no Instagram:

Poste mais fora do horário comercial

Existe um motivo para muita gente apontar a faixa entre as 19h e as 21h como ideal. Fora do horário comercial as pessoas tendem a utilizar mais o smartphone, seja em casa ou voltando do trabalho.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social pensada para dispositivos móveis!

Saiba que finais de semana podem ser bons ou ruins

Empresas B2C tendem a ter mais sucesso aos finais de semana, ao passo que as do segmento B2B performam melhor nos dias úteis. Isso ocorre porque o cliente final usa esse período para pesquisar e comprar. Já que grande parte das empresas não funciona nos finais de semana, e os gestores costumam utilizar o horário comercial para atividades relacionadas ao trabalho.

Evite postar às 15h

Essa é uma dica que funciona bem para a maior parte das redes sociais. O pico de produtividade das pessoas em geral é nessa hora. Essa é aquela hora que você olha pro relógio e pensa “São três da tarde e ainda não fiz nada? Vou correr aqui! aquela hora antes de ir embora e depois do horário de almoço que existe uma concentração maior no desempenho das tarefas.

Como as pessoas estão mais concentradas e menos propensas a utilizarem as redes sociais, o engajamento costuma ser menor.

Realize testes A/B sempre que possível (essa é a melhor forma de saber quais são os melhores horários para postar no Instagram)

Apesar das boas práticas acima, não é possível definir uma regra geral e sacramentar quais são os melhores horários para postar no Instagram. À medida que você for postando, confira a ferramenta de insights do Instagram e entenda como o seu público está interagindo em diferentes momentos e dias da semana.

Sempre que possível faça testes A/B. Defina dois horários diferentes de publicação para o mesmo conteúdo e analise os resultados. Lembre-se de eliminar fatores sazonais que possam interferir no engajamento do post.

Utilize uma ferramenta!

Se você quer um caminho mais simples para descobrir os melhores horários para postar no Instagram sem ter que fazer inúmeros testes manuais, o melhor caminho é contar com a inteligência de uma ferramenta.

No gráfico de “Melhor período para postagem” da mLabs, você terá essa informação com base no comportamento da sua audiência.

grafico-melhores-horarios-para-postar-no-instagram

Para ter dados cada vez mais precisos com a plataforma, sugerimos que você comece a estratégia postando em horários variados. Isso ajudará a ferramenta a comparar posts em diferentes dias e horários, aumentando a assertividade dos insights!

A mLabs irá te sugerir também os melhores formatos para os seus posts, de acordo com o comportamento do público.

Quer ver como isso funciona, na prática? Faça agora mesmo o teste gratuito da mLabs e surpreenda-se com os resultados!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados