Instagram Stories: um recurso fundamental para o marketing

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Durante muito tempo o Instagram buscava aumentar seu espaço de representação entre os aplicativos mais relevantes. Até que, em agosto de 2016, essa mídia social dedicada a fotos e vídeos curtos lançou uma nova funcionalidade: o Instagram Stories.

A mudança acirrou a disputa com um de seus principais concorrentes e também foi fundamental para aumentar a base de usuários, gerando mais destaque para a plataforma adquirida por Mark Zuckerberg.

Somente após o lançamento do Instagram Stories, a ferramenta somou 100 milhões de novos usuários em cerca de oito meses. Com isso, chegou à marca de 700 milhões de perfis ativos em escala global, resultado que o aproximou de outros aplicativos pertencentes ao Facebook e que já superam a casa dos bilhões de cadastrados.

Além disso, números de 2016 mostram a dimensão da plataforma em todo o mundo:

  • 82 milhões de “looks do dia”;
  • 325 milhões de postagens com a hashtag #TBT (throwback Thursday, algo como “quinta-feira de voltar ao passado”);
  • 381 mil pessoas já publicaram fotos de sua primeira tatuagem;
  • Aproximadamente 1 bilhão de pessoas já postaram a hashtag #love.

Esses números abrangem apenas postagens específicas e já demonstram grande alcance, agora imagine os dados se somarmos resultados mundiais. Diante desse quadro, é difícil imaginar uma empresa que não utilize o Instagram em suas estratégias de marketing digital.

Se bem utilizado, o aplicativo é um excelente instrumento para fortalecer a imagem institucional de uma marca, apresentar produtos e serviços para possíveis consumidores, realizar promoções, reforçar o engajamento dos seguidores e, quem sabe, reforçar o relacionamento com seus consumidores.

Mas o que é o Instagram Stories?

Você provavelmente já sabe como aplicar estratégias digitais no Instagram. E o modo Stories pode ser usado para alcançar todos os objetivos citados anteriormente.

Assim como acontece em outros aplicativos, o Stories permite que as pessoas compartilhem vídeos e fotos que vão permanecer ativos por apenas 24 horas. Depois disso os arquivos somem da rede. E mais: não há um limite de postagens que podem ser feitos nessa modalidade, o que oferece diversas possibilidades de produção de conteúdo.

Além disso, é possível personalizar suas fotos com a aplicação de filtros — velhos conhecidos dos usuários do Instagram —, assim como máscaras e efeitos que tornam suas fotos mais atrativas e interessantes. É essa funcionalidade que torna a experiência do usuário no aplicativo divertida e pode mudar o relacionamento com as marcas.

Essa nova proposta difere um pouco da metodologia original do Instagram, que incentivava o compartilhamento de belas imagens e de momentos considerados especiais. Mas as mudanças trouxeram mais dinamismo e interatividade, contribuindo para ampliar ainda mais a base de usuários e, consequentemente, de clientes em potencial.

Quais as ferramentas que posso utilizar para o Instagram Stories?

Antes de sair usando o Instagram Stories sem critério, é preciso conhecer um pouco mais sobre as ferramentas que estão disponíveis em sua interface, além de entender as possibilidades que elas trazem para a produção de conteúdo relevante e de qualidade.

1. Boomerang

Quem nunca se encantou ou se divertiu com um gif enquanto navegava pela internet? Essas extensões, que nada mais são do que frames em sequência que criam movimento, são velhas conhecidas de quem convive com o ambiente digital

No Instagram Stories, eles ganharam uma cara nova, tornando-se mais fáceis de fazer e migrando para um modelo de gravação em pequenos vídeos.

É aí que entra o Boomerang, um aplicativo à parte, que cria vídeos com transições de imagens super-rápidas e que rodam em loop. Com ele, é possui obter um efeito único e divertido, ressaltando movimentos ou pequenas ações, como o levantar de uma sobrancelha.

Basta criar seu vídeo no Boomerang e importar para o Instagram, publicando em seu Stories.

2. Filtros

Apesar de serem velhos conhecidos, não podemos deixar de falar dos filtros do Instagram e que também podem ser usados na função Stories. Foram eles que ajudaram a definir o que é o aplicativo hoje em dia e, sem a sua utilização, as possibilidades de edição de fotos seriam bem mais limitadas.

Por isso, não foi à toa que os filtros foram aproveitados na novidade. No entanto, eles ganharam mais opções, como as máscaras, emojis e até mesmo a possibilidade de escrever na foto, deixando a experiência do usuário mais divertida.

3. Marcação de perfis

No Instagram, e em qualquer outra mídia social, o mais importante é ser visto para ser lembrado. E uma das melhores maneiras de fazer isso é marcando outros perfis em suas postagens.

Seja para mostrar uma foto ou um vídeo para um grupo de amigos, prestar uma homenagem a um funcionário ou agradecer parcerias, a marcação pode ajudar a aumentar seu alcance.

Além disso, a função ajuda a encontrar com mais facilidade quem está na postagem, abrindo o leque de interações, como uma troca de favores entre dois parceiros de negócios que se marcam mutuamente em publicações, por exemplo.

Como utilizar a funcionalidade na estratégia digital?

Para começar, a criatividade é essencial para quem deseja usar o Instagram em suas estratégias de marketing digital. Aliás, é importante para o desenvolvimento de qualquer ação de comunicação e divulgação, portanto, esteja preparado para criar conteúdo de qualidade e que sejam valiosos para seus seguidores.

Além dos anúncios comuns, no meio da linha do tempo comum, o aplicativo passou a aceitá-los também na função Stories. Ou seja, à medida que o usuário avança uma série de imagens ou vídeos, as propagandas podem aparecer.

Elas são sempre identificadas como patrocinadas, porém, somem após a visualização e, diferentemente das fotos comuns de perfis, não podem ser vistas de novo.

Outra possibilidade é trabalhar o fortalecimento da marca criando campanhas lúdicas e alusivas a temas do momento. Durante períodos como o Outubro Rosa, por exemplo, é possível criar uma série de histórias que lembrem a data, chamando atenção para a importância do tema.

Também pode ser aproveitado para promoções de produtos e ações com prazo de validade, como descontos exclusivos para seguidores. Todas essas opções aumentam engajamento e geram fluxo de usuários para seu site ou mesmo para a loja física.

As possibilidades de atuação do Instagram Stories em sua estratégia de marketing digital são muitas e, como destacamos ao longo do artigo, basta utilizar a criatividade para aproveitar essa novidade ao máximo.

Se você gostou do nosso post, não esqueça de deixar um comentário contando um pouco mais sobre a sua experiência com esse aplicativo.