Você sabe como usar o Instagram Direct Message para interagir com o público?

direct message instagram

Se você usa o Instagram, deve saber o que é o Instagram Direct, certo? Basicamente é um recurso que permite aos usuários o envio de mensagens, fotos e vídeos de maneira privada.

Para pessoas, é uma forma de manter o papo em dia ou simplesmente de enviar uma postagem que pode ser de interesse de seus amigos. Mas para negócios, essa funcionalidade pode representar uma extensão do atendimento ao público e uma nova forma de promover os seus serviços.

O Instagram Direct Message está disponível também para páginas corporativas e pode ter uma série de funções como instrumento de marketing e divulgação.

Quer saber como usar esse recurso para engajar e conquistar os seus seguidores? Então continue a leitura e descubra como isso é possível!

Relacionamento e interação pelo direct do Instagram

No marketing digital, a humanização das marcas é um dos atributos mais importantes. Afinal, os consumidores querem fazer parte do cotidiano da empresa e ajudar no desenvolvimento dos negócios aos quais são leais.

As mensagens diretas trazem a oportunidade de dialogar e interagir com os seguidores. Quando receber um feedback de um stories, por exemplo, você deve respondê-lo para estabelecer uma ligação mais próxima com os consumidores.

Mas não é somente isso. Esse recurso ainda pode ser utilizado para notificar usuários altamente participativos sobre novos conteúdos, produtos e outras novidades na empresa.

Converse com as pessoas que o seguem. Faça parte da sua rotina. Assim, quando surgir a necessidade de compra, elas se lembrarão de você.14

Suporte e atendimento ao cliente (sim, o Direct do Instagram é um ótimo canal para isso!)

Outra maneira de utilizar o direct no Instagram é aproveitando o recurso como ferramenta de suporte e atendimento aos clientes. Sim, estamos falando de SAC social.

Se você está no Instagram e não pretende usar o canal para fazer serviço de atendimento ao cliente, uma dica: não esteja lá! Se quer postar no Insta, esteja pronto para atender seus clientes e futuros clientes por lá, e bem rapidinho!

O direct será o canal para isso.

Aqui na mLabs percebemos isso nitidamente: as pessoas preferem se comunicar com a gente pelas redes sociais! A cada post novo, uma enxurrada de mensagens no direct do Instagram chega pra gente.

E os temas são variados! Dúvidas, sugestões, pedidos de orçamento, cupons, críticas, etc, etc, etc… E, óbvio, não podemos demorar pra responder! Nossos usuários querem interagir conosco da mesma forma que interagem com seus amigos: na hora!

E, claro, para respondê-las de forma ágil e sem calejar o dedo no celular, usamos a própria mLabs para responder o direct do Instagram.

Feedback e pesquisa

O diálogo é a melhor maneira para chegar à perfeição. O direct do Instagram também pode ser uma poderosa ferramenta de pesquisa, principalmente qualitativa.

As reclamações e sugestões que chegam por meio das mensagens diretas podem e devem ser consideradas na hora de fazer ajustes no seu produto ou nos processos que o norteiam.

Ninguém saberá melhor sobre as dores dos consumidores do que eles mesmos. Afinal, tiveram experiências com o que você vende e estão aptos a falar sobre o tema.

A entrega do produto ultrapassou o prazo? Então é hora de rever o processo. Um item quebrou após um mês de uso? Observe quais foram as causas desse fato. Um cliente reclamou do preço? Bom, talvez seja o momento de reconsiderá-lo.

E esses são apenas alguns exemplos. Existem diversas outras formas para compreender as mudanças necessárias e conhecer o comportamento da sua persona.

Você não precisa ser um agente passivo. Se você quer conhecer melhor os seus seguidores, que tal perguntar aos mais engajados quais seriam as suas sugestões de melhoria?

Assim, ganha-se em interação, relacionamento e desenvolvimento do produto ou serviço. E acredite: ambas as partes saem satisfeitas.

Divulgação e influenciadores

Sabemos que o marketing não consiste apenas em divulgação. Apesar disso, essa é uma parte importante. Afinal de contas, se as pessoas não conhecem o que você vende, não comprarão, certo?

Então saiba que o Instagram Direct Message também tem um papel importante quando se trata de exposição.

Você pode, por exemplo, enviar mensagens diretas para os seus usuários com promoções, concursos, descontos, novos produtos, queima de estoque, entre outros.

É claro que essa ação é mais trabalhosa do que criar um simples post, mas a aproximação pode ser o que você precisa para fechar diversos negócios.

Além disso, há também a questão dos digital influencers. É sabido que alguns usuários são mais ativos e engajados com o seu negócio e têm um alto poder de influência sobre os demais.

Então, o envio de informações, com antecedência, a essas pessoas pode ser uma boa ideia para conquistar bons resultados com o buzz marketing. Certamente os influenciadores podem ser a chave para o sucesso de suas campanhas no Instagram.

Negociação e networking

Principalmente para pequenos negócios, o direct no Instagram pode ser um poderoso aliado na hora de conquistar novos clientes e parceiros de negócios.

Para fornecedores de serviços individuais, por exemplo, a negociação de preços e processos tem alto peso na decisão de compra, então é possível estabelecer uma comunicação por meio desse canal.

Além, é claro, do networking. Conversar e criar relacionamentos duradouros com pessoas que estão no mesmo nicho de mercado que você pode criar diversas oportunidades de negócio.

Portanto, não hesite em utilizar todos os benefícios que essa ferramenta pode trazer, tanto para as vendas diretas quanto para alianças a longo prazo.

Mensagens em grupo

O Instagram Direct Message também permite a criação de grupos, mais ou menos como funciona no WhatsApp. Essa pode ser a solução para enviar conteúdo em massa. Mas lembre-se que a aplicação tem um limite máximo de 15 participantes.

Nada impede que você crie diversos grupos para informar aos seus seguidores sobre as principais novidades do negócio. Mas nada de utilizar o recurso como uma plataforma de anúncios. O ideal é perguntar aos usuários se eles querem participar do grupo, em vez de simplesmente começar a enviar mensagens, pois isso pode, inclusive, culminar em unfollow.

Prontinho! Agora você está preparado para usar o direct no Instagram para cativar os seus seguidores e transformar o seu negócio! Esperamos que este conteúdo seja muito valioso para a sua empresa!

Se você quer facilitar os processos que envolvem o Instagram Direct Message, saiba que a  mLabs oferece uma ferramenta que torna possível responder as mensagens pelo computador, sem precisar ficar de olho no smartphone! Faça o teste!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 20 mil marcas brasileiras!