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Como usar Instagram Direct Message para interagir com o público? Veja aqui! 

Como usar Instagram Direct Message para interagir com o público? Veja aqui! 
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Você sabia que é possível usar o Instagram Direct para aumentar ainda mais o engajamento com os clientes do seu negócio? Pois é, os usuários adoram o famoso “DM do Insta”. Tanto que, é utilizado por mais de 375 milhões de pessoas (Spectrm, 2023).  

Apesar disso, quando se trata de negócios, é preciso ter cuidado. Afinal de contas, a sua tentativa de agradar pode ter efeito contrário e adquirir um teor invasivo ou de spam, especialmente nas mensagens automatizadas.  

Por essa razão, é preciso estreitar os relacionamentos e conquistar a confiança dos seguidores. Ou, como fazem muitos negócios, utilizar essa funcionalidade para aumentar o leque de opções de atendimento ao público, suporte ou vendas passivas.  

Bem, os recursos são muitos, mas é preciso ter consciência para não correr riscos desnecessários. Para tirar essas dúvidas, criamos este conteúdo especial para tirar todas as suas dúvidas sobre o Instagram Direct.  

Quer saber como usar esse recurso para engajar e conquistar os seus seguidores? Então continue a leitura e descubra como isso é possível! 

O que é direct no Instagram? 

Direct do Instagram (ou Instagram Direct) é o recurso de mensagens diretas da rede social. Em outras palavras, o famigerado chat pessoal, também chamado de inbox. Sua principal função é servir como um local de comunicação privada, protegido contra a interferência de outros perfis sociais.  

Funcionalidade comum em outras redes sociais como Facebook, X e LinkedIn, serve para diálogos individuais ou coletivos. Isso porque é possível inserir terceiros e criar comunidades inteiras para interação.  

O Instagram Direct já é o segundo maior canal de comunicação entre clientes e empresas, atrás somente do WhatsApp no Brasil (Mobile Time/Opinion Box, 2023), e nada menos que 65% dos usuários utilizam o inbox para interagir com marcas.  

Além disso, dentre os recursos utilizados para comunicação no aplicativo, o bate-papo direto perde somente para a publicação de fotos (80%) e stories (79%), sendo utilizado por 69% do público.  

Para empresas, se mostra como uma excelente oportunidade, já que causa menos fricção realizar um atendimento dentro da plataforma onde os usuários já estão do que direcioná-lo a outro aplicativo, não é mesmo?  

E nem é preciso dizer o quanto é mais ágil do que oferecer um e-mail para contato.  

Pelo direct, as empresas podem enviar os mais diversos formatos de conteúdo, como:  

  • Perfis 
  • Promoções e ofertas 
  • Reels 
  • Stories 
  • Publicações no feed 
  • Vídeos e fotos 
  • Notícias  
  • Etc.  

Naturalmente, existe também a possibilidade de utilizar o chat como uma ferramenta passiva de:  

  • Atendimento 
  • Cancelamento 
  • Suporte 
  • Marketing e vendas 
  • Interações cotidianas 
  • FAQ 
  • Relacionamento com a imprensa. 

Estar conectado com os clientes pelo direct é um dos pilares de uma marca bem-posicionada digitalmente.  

De acordo com um estudo da Sprout Social (2023), 51% das empresas mais conhecidas respondem a comentários e mensagens no inbox. Para 37% delas, isso é uma prioridade, acima até da criação de conteúdo.  

O que as Diretrizes da Comunidade do Instagram dizem sobre as DMs? 

As diretrizes oficiais do Instagram estabelecem algumas regras para envio de mensagens de bate-papo. É importante citá-las pois sua violação pode ocasionar na exclusão de conteúdo e desativação de contas.  

Para que isso não aconteça, é preciso evitar o envio de mensagens que as pessoas não querem receber, pois é possível que sejam classificadas como spam.  

Caso a conta seja denunciada, o perfil corporativo pode receber avisos e até mesmo ser impedido de enviar mensagens diretas durante um certo período. 

Existe um limite para encaminhamento de mensagens diretas no Insta? 

Sim. Os perfis podem encaminhar, no máximo, cinco mensagens diretas por vez.  

Por que utilizar o Instagram Direct? 

As redes sociais, cada vez mais, fazem parte do cotidiano dos consumidores. Por isso, a presença das empresas nessas praças interativas se faz essencial.  

O público dá preferência às marcas que compartilham com elas os seus espaços favoritos. Mais do que isso, aquelas que interagem e resolvem seus problemas ali mesmo.  

As mensagens diretas no Instagram não são apenas uma oportunidade de se criar laços com o público, mas uma tendência a nível global. Dia após dia, mais e mais usuários migram seus principais diálogos do feed para o inbox.  

De acordo com a já citada pesquisa do Panorama da Mensageria no Brasil, as principais finalidades da comunicação pelo app são:  

  • Tirar dúvidas ou pedir informações (78%) 
  • Comprar produtos e serviços (63%) 
  • Receber promoções (57%) 
  • Receber suporte técnico (45%) 
  • Cancelar serviços (27%). 

Chatbots: uma solução para o atendimento em massa 

Em boa parte dos casos, as empresas não têm como responder ao grande número de mensagens recebidas em suas caixas de entrada. É aí que entram os chatbots, soluções automatizadas para responder às principais dúvidas dos usuários.  

Eles podem ser empoderados pela inteligência artificial para reduzir custos operacionais, permitindo o atendimento 24 horas por dia.  

Contudo, é recomendada que essa não seja a única opção de interação. É o que diz Rafael Kiso, CEO da mLabs:  

“Ofereça opções para que os clientes possam entrar em contato com um atendente humano se precisarem”.  

De fato, o Instagram Direct é um dos canais em que os bots são mais apreciados pelo público: 55% das pessoas avaliam como positivo o atendimento automático na plataforma, contra apenas 38% do WhatsApp.  

Afinal, qual chatbot utilizar? 

A recomendação de chatbot inteligente é a solução utilizada pela mLabs, o ManyChat. Por se tratar de um parceiro oficial da Meta, seu uso é aprovado pelo big boss, Mark Zuckerberg.  

Com ele, é possível automatizar vendas, inclusive respondendo diretamente a solicitações de cupons de desconto, suporte ou dúvidas comuns, por exemplo.  

Como usar a DM do Instagram? 

O uso do Direct Message do Instagram é muito simples e intuitivo. A seguir, saiba quais são suas principais funcionalidades.  

Como enviar um DM no Instagram? 

Para enviar uma mensagem direta no Instagram, siga os seguintes passos:  

  1. Abra o aplicativo 
  1. Clique no ícone de aviãozinho de papel send ou balão de diálogo messenger 
  1. Redija sua mensagem 
  1. Confirme o envio.  

Para quem é possível enviar uma mensagem inbox no Instagram? 

É possível enviar mensagens inbox para qualquer pessoa, mas há algumas regras.  

  • Pessoas que não seguem o seu perfil receberão solicitações de conversa (e não uma mensagem direta) 
  • Quando uma pessoa aceita uma solicitação de conversa, as próximas mensagens chegam diretamente a ela.  

Quais são os tipos de mensagens que podem ser enviadas no direct? 

É possível enviar mensagens em texto, vídeos, imagens, publicações do feed, perfis e áudio pelo direct do Instagram.  

Como responder a uma mensagem no chat do Instagram? 

Ao receber uma mensagem no Instagram, aparecerá uma notificação automática no canto superior direito da interface. Para respondê-la, clique sobre a mensagem direta. Também é possível reagir com emojis ou clicar em reply para responder uma mensagem específica.  

Note que algumas mensagens podem chegar às solicitações. Nesse caso, as notificações não são ativadas automaticamente.  

Como editar uma mensagem enviada no direct do Instagram? 

Após o envio de uma mensagem direta no Instagram, é possível editá-la até 15 minutos depois do envio. Para realizar alterações, mantenha o dedo pressionado sobre a mensagem e toque em “editar”.  

Como excluir uma mensagem enviada no chat do Instagram? 

Para apagar uma mensagem enviada pelo inbox, basta manter o dedo pressionado sobre a mensagem e clicar em “excluir”.  

Como criar um grupo privado no Instagram? 

Para criar um grupo no Instagram e conversar com múltiplas pessoas simultaneamente, siga os seguintes passos:  

  1. Abra o aplicativo 
  1. Clique no ícone de aviãozinho de papel send ou balão de diálogo messenger 
  1.  Clique no ícone de lápis   
  1. Selecione um número de pessoas (é possível pesquisar pelo nome de usuário) 
  1. Clique em “bate-papo” 

Qual é o limite de pessoas em um grupo de bate-papo? 

O limite de pessoas em um mesmo chat no Instagram é de até 250 pessoas.  

Como usar a DM do Instagram para o marketing? 

Como visto ao longo do texto, o Direct Messaging é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada tanto para estreitar relacionamentos quanto para suporte e atendimento de clientes.  

Para o marketing, trata-se de um oásis de oportunidades, já que é possível, inclusive, gerar leads ou realizar vendas diretas pelo DM. A seguir, conheça as melhores práticas para usar o chat para o marketing.  

Relacionamento e interação pelo direct do Instagram 

No marketing digital, a humanização das marcas é um dos atributos mais importantes. Afinal, os consumidores querem fazer parte do cotidiano da empresa e ajudar no desenvolvimento dos negócios aos quais são leais. 

As mensagens diretas trazem a oportunidade de dialogar e interagir com os seguidores. Quando receber um feedback de um stories, por exemplo, você deve respondê-lo para estabelecer uma ligação mais próxima com os consumidores. 

Mas não é somente isso. Esse recurso ainda pode ser utilizado para notificar usuários altamente participativos sobre novos conteúdos, produtos e outras novidades na empresa. 

Converse com as pessoas que o seguem. Faça parte da sua rotina. Assim, quando surgir a necessidade de compra, elas se lembrarão de você. 

Suporte e atendimento ao cliente 

Outra maneira de utilizar o direct no Instagram é aproveitando o recurso como ferramenta de suporte e atendimento aos clientes. Sim, estamos falando de SAC social. 

Se você está no Instagram e não pretende usar o canal para fazer serviço de atendimento ao cliente, uma dica: não esteja lá! Se quer postar no Insta, esteja pronto para atender seus clientes e futuros clientes por lá, e bem rapidinho! 

O direct será o canal para isso. 

Aqui na mLabs percebemos isso nitidamente: as pessoas preferem se comunicar com a gente pelas redes sociais! A cada post novo, uma enxurrada de mensagens no direct do Instagram chega pra gente. 

E os temas são variados! Dúvidas, sugestões, pedidos de orçamento, cupons, críticas, etc, etc, etc… E, óbvio, não podemos demorar pra responder! Nossos usuários querem interagir conosco da mesma forma que interagem com seus amigos: na hora! 

E, claro, para respondê-las de forma ágil e sem calejar o dedo no celular, usamos a própria mLabs para responder o direct do Instagram. 

Feedback e pesquisa 

O diálogo é a melhor maneira para chegar à perfeição. O direct do Instagram também pode ser uma poderosa ferramenta de pesquisa, principalmente qualitativa. 

As reclamações e sugestões que chegam por meio das mensagens diretas podem e devem ser consideradas na hora de fazer ajustes no seu produto ou nos processos que o norteiam. 

Ninguém saberá melhor sobre as dores dos consumidores do que eles mesmos. Afinal, tiveram experiências com o que você vende e estão aptos a falar sobre o tema. 

A entrega do produto ultrapassou o prazo? Então é hora de rever o processo. Um item quebrou após um mês de uso? Observe quais foram as causas desse fato. Um cliente reclamou do preço? Bom, talvez seja o momento de reconsiderá-lo. 

E esses são apenas alguns exemplos. Existem diversas outras formas para compreender as mudanças necessárias e conhecer o comportamento da sua persona. 

Você não precisa ser um agente passivo. Se você quer conhecer melhor os seus seguidores, que tal perguntar aos mais engajados quais seriam as suas sugestões de melhoria? 

Assim, ganha-se em interação, relacionamento e desenvolvimento do produto ou serviço. E acredite: ambas as partes saem satisfeitas. 

Divulgação e influenciadores 

Sabemos que o marketing não consiste apenas em divulgação. Apesar disso, essa é uma parte importante. Afinal de contas, se as pessoas não conhecem o que você vende, não comprarão, certo? 

Então saiba que o Instagram Direct Message também tem um papel importante quando se trata de exposição. 

Você pode, por exemplo, enviar mensagens diretas para os seus usuários com promoções, concursos, descontos, novos produtos, queima de estoque, entre outros. 

É claro que essa ação é mais trabalhosa do que criar um simples post, mas a aproximação pode ser o que você precisa para fechar diversos negócios. 

Além disso, há também a questão dos digital influencers. É sabido que alguns usuários são mais ativos e engajados com o seu negócio e têm um alto poder de influência sobre os demais. 

Então, o envio de informações, com antecedência, a essas pessoas pode ser uma boa ideia para conquistar bons resultados com o buzz marketing. Certamente os influenciadores podem ser a chave para o sucesso de suas campanhas no Instagram. 

Negociação e networking 

Principalmente para pequenos negócios, o direct no Instagram pode ser um poderoso aliado na hora de conquistar novos clientes e parceiros de negócios. 

Para fornecedores de serviços individuais, por exemplo, a negociação de preços e processos tem alto peso na decisão de compra, então é possível estabelecer uma comunicação por meio desse canal. 

Além, é claro, do networking. Conversar e criar relacionamentos duradouros com pessoas que estão no mesmo nicho de mercado que você pode criar diversas oportunidades de negócio. 

Portanto, não hesite em utilizar todos os benefícios que essa ferramenta pode trazer, tanto para as vendas diretas quanto para alianças a longo prazo. 

Mensagens em grupo 

O Instagram Direct Message também permite a criação de grupos, mais ou menos como funciona no WhatsApp. Essa pode ser a solução para enviar conteúdo em massa. Mas lembre-se que a aplicação tem um limite máximo de 15 participantes. 

Nada impede que você crie diversos grupos para informar aos seus seguidores sobre as principais novidades do negócio. Mas nada de utilizar o recurso como uma plataforma de anúncios.  

O ideal é perguntar aos usuários se eles querem participar do grupo, em vez de simplesmente começar a enviar mensagens, pois isso pode, inclusive, culminar em unfollow. 

Canal de transmissão 

Outro recurso que serve para mensagens diretas massivas são os Canais de Transmissão do Instagram. Ele funciona de uma forma bem parecida com os canais de transmissão do Telegram, ou seja, consiste num grupo com várias pessoas em que cada uma delas optou por entrar na comunidade. A única diferença é que no Instagram, quem pode criar Canais de Transmissão são figuras públicas ou marcas e apenas o dono do canal pode compartilhar conteúdo. 

Essa é uma funcionalidade muito boa para o marketing, já que permite compartilhar com a comunidade conteúdos exclusivos por meio de textos, vídeos, áudios e imagens, bem como anunciar promoções especiais e “spoilers” de novidades para os integrantes do canal.  

Fato é que o Canal de Transmissão é uma excelente maneira de se aproximar e fidelizar o público que já acompanha a marca.

Prontinho! Agora você está preparado para usar o direct no Instagram para cativar os seus seguidores e transformar o seu negócio! Esperamos que este conteúdo seja muito valioso para a sua empresa! 

Se você quer facilitar os processos que envolvem o Instagram Direct Message, saiba que a  mLabs oferece uma ferramenta que torna possível responder as mensagens pelo computador, sem precisar ficar de olho no smartphone!  

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