A importância do calendário de pautas

post_calendário_blog

Que tal começar o ano deixando seu trabalho mais organizado, planejado e eficiente? Para te ajuda nessa tarefa, temos uma dica muito útil: faça um calendário de pautas! Parece uma ferramenta simples, mas pode deixar sua rotina muito mais produtiva.

O calendário ajuda no momento de executar suas tarefas e produzir seu conteúdo. Ele é recomendado para pessoas e empresas que trabalham com um volume grande de contas, mas também para aqueles que gerenciam apenas uma ou duas páginas, pois facilita o trabalho.

Como fazer um calendário de pautas?

O tempo de produção do calendário é muito variado, pois depende da quantidade de conteúdo que você produz para cada conta. O mais recomendado é fazer um calendário para cada cliente.

O primeiro passo é decidir onde você fará esse calendário. Você pode adotar uma ferramenta online ou até uma planilha offline, o importante é encontrar uma plataforma que agrade seu estilo, pois o principal objetivo do calendário é facilitar e agilizar seu trabalho.

Depois de escolher a ferramenta, distribua a quantidade de conteúdo você produz por semana ou mês, colocando as redes sociais ou mídias que irão veicular aquela produção.

É nesse momento que você determina quando subirão suas postagens, se você já é cliente mLabs tem uma grande vantagem. Todos aqueles que tem perfil em nossa plataforma conseguem ver quais os horários e dias que seus internautas mais engajam, o que ajuda muito no resultado final da página.

Além disso, vale analisar se há uma boa distribuição das editorias. Por exemplo, se você optou por fazer um calendário mensal, confira se naquele mês você conseguiu tratar de todas as temáticas propostas pelo cliente, ou se acabou repetindo alguma e esquecendo de outra.

Uma outra dica é sempre conferir se existe alguma data comemorativa, como feriados ou dias festivos, naquele período que você está fazendo o calendário. Se tiver, inclua essa informação na ferramenta, assim você consegue planejar sua produção e fazer um conteúdo específico para aquela data. Esse tipo de calendário é importante pois você consegue ter uma visão mais ampla do período trabalhado.

Próximos passos

Agora que você já finalizou seu calendário de pautas, o próximo passo é aprovar com o cliente. Depois, siga para a execução. Com certeza seu processo de produção será muito mais rápido e prático.

Depois da produção

Mas para que seu processo continue eficiente, faça o gerenciamento de suas mídias sociais na mLabs. Para conhecer mais sobre a plataforma, teste grátis por 7 dias: www.mlabs.com.br