Google Analytics: uma ferramenta fundamental para sua estratégia nas redes sociais

google analytics para redes sociais

O Google Analytics é uma ferramenta indispensável na vida de quem trabalha com redes sociais. Através desse “oráculo dos deuses do digital“, você poderá entender o que acontece em um site e, o melhor, poderá descobrir como os usuários vindos de diferentes fontes se comportam nele. Inclusive aqueles que vêm das redes sociais.

Se ainda não sabe como usar o Google Analytics e acha que aquele painel é um bicho de sete cabeças, nós estamos aqui para te ajudar!

Neste post, vamos te contar o que é o Google Analytics e quais são seus objetivos, além de te mostrar 5 formas de monitorar suas estratégias de marketing nas redes sociais por meio dos dados extraídos de lá. Let’s go!

O que é e qual o objetivo do Google Analytics?

Quem tem um site, com certeza, deseja que ele seja visto e que faça sucesso! Por isso, é muito importante ter ferramentas para monitorar a sua presença digital e garantir que o público que deseja alcançar está realmente sendo atingido.

Nesse contexto, o Google Analytics (GA) é uma ferramenta indispensável, fornecida gratuitamente para te auxiliar no processo de compreensão do comportamento do usuário dentro do site como um todo, desde a origem do tráfego até o momento de conversão.

Por meio de um código de acompanhamento inserido dentro do site e de parâmetros colocados nas URLs,  você poderá acompanhar as atividades dos usuários dentro das suas páginas, bem como a origem deles. É tipo o Olho de Sauron do digital, com algumas ressalvas, claro. #quasetudovê

olho de sauron

Ou seja, se você criou uma campanha e divulgou em diversas redes sociais, o Google Analytics mostrará de qual plataforma a visita se originou. Assim, você terá informações para investir na mídia que gerou mais tráfego.

Da mesma forma, pelo Google Analytics, você conseguirá entender qual percentual desses usuários realmente clicou em um botão, converteu em uma compra, colocou um item no carrinho, e muito mais.

É uma ferramenta fundamental para descobrir como os usuários que vieram das redes sociais se comportaram depois, na página.

Enfim, é coisa de Deus! E, se você ainda não aproveita esse oceano de informações, bora perder o medo e ler esse conteúdo com calma! Depois dele, você certamente estará mais preparado para começar!

Como usar o Google Analytics para monitorar suas ações nas redes sociais?

Antes de começar a medir e analisar suas iniciativas nas redes sociais com o Google Analytics, você precisará acessar e configurar o GA para o seu site – se ele ainda não tiver isso, claro.

Nesta página, você tem o guia completo de todos os passos para essa configuração. Direto da fonte. Vai na fé que vale a pena gastar tempo com isso.

Depois, é hora de definir exatamente o que você irá monitorar pelo Analytics. Lembre-se que essa ferramenta é vasta em informações, então, os gráficos que você irá acompanhar precisam ser aqueles que te mostram – óbvio – se seus objetivos estão sendo alcançados.

Alguns gráficos te ajudam também a otimizar a estratégia, então vale a pena analisar isso de forma cruzada.

Selecionamos abaixo algumas possibilidades pra te ajudar a começar.

1. Entenda a origem do seu tráfego

Ao acessar a aba Aquisições>Visão Geral, você conseguirá entender qual é a origem do tráfego do seu site.

Note que o gráfico te mostra de forma detalhada o percentual de “Novos Usuários” vindos de cada fonte. Se a ideia é entender a performance nas redes sociais, clique em “Social” para ver mai detalhes.

Google Analytics redes sociais

Você também poderá comparar esse números com outros períodos, para entender a evolução deles. Recomendamos que você analise isso semanalmente e verifique o que foi feito em picos e, claro, quando a performance cair também.

Todos esses dados são obtidos a partir do código de acompanhamento do Analytics, que você implementou no código do site.

2. Crie eventos no Analytics e acompanhe metas

Fazer uma análise realmente eficaz de suas redes sociais vai além de simplesmente entender a origem do tráfego, afinal, não basta trazer pessoas das redes sociais se elas não converterem ou forem embora da página.

É preciso entender quantas viraram leads, clientes, etc.

E, para isso, as metas do Google Analytics são fundamentais. Elas são um recurso que te permite analisar um comportamento específico desejado como fazer uma compra, se inscrever em uma newsletter, ver um vídeo, acessar uma aba de contato, etc.

Aqui na mLabs, por exemplo, trackeamos todos que clicam nos nossos botões de “Teste Grátis” e também aqueles que concluem o cadastro, clicando no botão “Criar Conta”. Para fazer isso, na aba Administrador>Vista>Metas do Analytics, optamos por criar um “Evento” e condicionamos a conclusão dessa ação ao clique no botão “Crie sua conta”.

Um “Evento” te permitirá entender ações específicas como cliques em banners, botões, etc. Neste material, você descobre exatamente como para que servem e como criar esses “Eventos”.

Com isso configurado, você poderá cruzar a origem do trafego das redes sociais com o cumprimento de uma meta.

Exemplo: das 213 pessoas que cumpriram a meta 1 que eu configurei, 148 vieram do Facebook. #lindoisso

GA redes sociais

Para criar uma meta, acesse o Google Analytics, clicando na guia “Administrador”, e siga os passos:

  1. Visualizar (View);
  2. Metas (Goals);
  3. Nova meta (New goal);
  4. Vá até as Configurações de Metas (Goal setup) e escolha um template. Recomendamos o modelo personalizado;
  5. Defina a Descrição da Meta (Goal description), nomeando sua meta de redes sociais;
  6. Por fim, nos Detalhes da Meta (Goal details), escolha a página ou o destino para ser rastreado por esta meta, preenchendo com a URL da sua página de destino.

meta google analytics

Feito! Agora é só acompanhar e fazer suas análises!

3. Entenda como os usuários que vêm das redes sociais se comportam no site

O GA também te ajudará a entender como as pessoas que vêm das redes sociais se comportam em seu site.

Além de saber de quais redes sociais os usuários vieram, é possível analisar quantas páginas, em média, eles navegaram por sessão. Também é possível entender o tempo de permanência na página, e outros.

ga taxa de rejeição

4. Monitore suas campanhas adicionando parâmetros utm às suas urls

Como dissemos lá no início, o GA coleta as informações do seu site tanto pelo código de acompanhamento quanto a partir de parâmetros UTM inseridos em suas URLs.

Isso significa que, ao inserir esses parâmetros – tags – você conseguirá acompanhar, pelo Analytics, a fonte do tráfego, a campanha e outros detalhes. Poderá avaliar também métricas como conversão, taxa de rejeição, tempo de permanência na página e muitos outros.

Então, se você pretende fazer um anúncio no Instagram ou dark post no Facebook, por exemplo, precisará taguear suas URLs para acompanhar os resultados pelo Analytics. Para inserir isso, recomendamos a ferramenta nativa do Google Analytics.

Parâmetros como Fonte, Origem e Campanha serão mostrados assim nos gráficos do Analytics:

urls-parametrizadas-ga

5. Utilize o gerenciador de tags

Para você ganhar flexibilidade nas ações de marketing em redes sociais, é importante saber como usar o Google Analytics associando o gerenciador de tags.

O Google Tag Manager é mais uma ferramenta disponibilizada gratuitamente, por meio da qual você insere um código no site para centralizar toda sua gestão.

O principal benefício obtido com o gerenciador de tags é a facilidade de manipulação dos códigos de monitoramento. Afinal, nem sempre você terá disponível uma equipe técnica para manipular o código-fonte do seu site.

Isso também aumenta a segurança em seus projetos, já que você será a única pessoa responsável por essa manipulação.

Conclusão

Saber como usar o Google Analytics ainda pode parecer um bicho de sete cabeças, então, aconselhamos que você não tenha medo de explorá-lo.

Siga essas dicas para iniciar sua jornada na medição das suas redes sociais, mas não pare por aqui. Afinal, o GA é e sempre será a principal fonte de informação para otimizar suas campanhas e garantir o seu sucesso.

Ficou alguma dúvida? Use o campo de comentários para perguntar!

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