Entenda por que grandes marcas estão investindo na gestão de perfis no Instagram

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Chamar a atenção das pessoas para o seu produto e, consequentemente, vendê-lo. Esse sempre foi um dos objetivos básicos da publicidade. Ao longo dos anos, muitas foram as maneiras de fazer isso e muitos foram os meios. Há muito tempo, grandes meios de comunicação de massa como o cinema e televisão  transformaram-se em poderosos canais de conversa com o público e, até hoje, dominavam a publicidade no mundo. Dominavam. Isso porque o mundo está em constante mudança e a realidade, hoje, é outra. Com a popularização das redes sociais, o público vem ganhando cada vez mais autonomia para produzir seus próprios conteúdos e participar ativamente desse mercado. Por isso, não basta ter dinheiro para investir em um comercial na TV. É preciso oferecer conteúdo relevante, entretenimento, um serviço ou um propósito que faça diferença para o consumidor.

Nesse sentido, uma rede social como Instagram ganha total importância na divulgação de qualquer marca. Por isso, é preciso prestar especial atenção à gestão de perfis no Instagram. A gestão de redes sociais não é um mero coadjuvante na estratégia de divulgação de uma empresa. Um perfil na rede social pode atingir e influenciar milhões de pessoas. Grandes marcas mundiais estão investindo na gestão de perfis no Instagram porque perceberam que essa é uma poderosa ferramenta de aproximação com o público. Não à toa, a rede de compartilhamento e fotos atingiu a marca de 700 milhões de usuários no começo do ano. Trata-se de um espaço em que é possível:

De olho nesse mar de possibilidades, grandes marcas perceberam que, com uma gestão de perfis no Instagram eficiente, era possível falar com um novo público-alvo, uma fatia de mercado que não está mais disposta a ficar na frente da televisão, mas que, ainda assim, está ávido por boas histórias. Mas a questão, agora, é: qual a nova maneira de criar narrativas?

Grandes nomes que investiram na gestão de perfis no Instagram perceberam que, mais do que “empurrar” seu produto aos clientes, era preciso contar algo, criar um contexto. Em vez de pedir para o público comprar a “roupa x”, era interessante mostrar o estilo de vida de quem usava aquela roupa, ou o ambiente de trabalho na fábrica em que ela era produzida. Mas isso é só um exemplo. Não há fórmulas e as grandes empresas ainda estão descobrindo novas maneiras de fazer essa comunicação. Certamente, ainda há muitas novidades por vir. De uma coisa elas têm certeza: não basta somente agendar post no Instagram. É preciso fazer isso de forma consciente e estratégica.

Quando as marcas começaram a entender a importância da gestão de perfis no Instagram?

A primeira empresa a postar e investir nessa gestão de perfis no Instagram foi a Michael Kors, em dezembro de 2013. O post promocional da marca de acessórios de luxo começou a aparecer na timeline dos usuários, inclusive na daqueles que não seguiam a página da empresa. Nas 18 primeiras horas da postagem o anúncio gerou:

  • 218 mil likes (370% a mais que um post comum);
  • 4,4 milhões de impressões;
  • 33 mil novos seguidores para a marca.

Diante desse resultado animador, não demorou para que outras marcas percebessem o potencial de negócios dessa rede de compartilhamento de imagens e como era importante investir na gestão de perfis no Instagram. Não só elas. O público em geral percebeu que esse era um canal mais democrático para promover seus trabalhos e até mesmo suas vidas, como é o caso das várias web celebridades, que chegam a faturar milhares de reais com posts patrocinados.

Apesar disso, nem tudo é tão simples. As redes sociais são democráticas, mas não fazem milagres. É preciso ter um plano de ação sobre o que postar e que história contar ali, um gerenciamento de redes. Que imagem a empresa/pessoa quer transmitir? Essa é uma questão a ser analisada com uma eficiente gestão de perfis no Instagram. Nesse sentido, a mLabs, plataforma de gestão de redes sociais, pode ajudar a melhorar seus resultados. Com a plataforma, é possível fazer agendamento de posts no Instagram, além de acompanhar relatórios de resultados.

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  • Ricardo

    Pô! bem bacana esse texto! Gostei mesmo.