Gestão das redes sociais: 5 dicas fundamentais para o sucesso!

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Ter uma presença estratégica no ambiente digital já não é mais um diferencial para as empresas. Isso é hoje uma obrigação! A capacidade de entender e se relacionar com o público está diretamente ligada ao ganho de visibilidade de uma marca e, claro, ao seu potencial de conquista de novos clientes. E, para isso, ela precisará estar presente e fazer uma boa gestão das redes sociais que utiliza em sua estratégia.

E para que essa gestão seja feita de maneira estratégica e assertiva, separamos algumas dicas importantes para quem pretende melhorar o seu posicionamento online.

1 – Faça um planejamento

Marketing digital não se trata apenas de criação e publicação de conteúdo. Para alcançar bons resultados é necessário desenvolver um planejamento que contemple seus objetivos de divulgação, as metas a serem alcançadas, a linguagem a ser utilizada e o tipo e periodicidade de conteúdo a ser distribuído.

2 – Conheça seu público

A internet é um grande depósito de conteúdo. Todos os dias, novos materiais são publicados por lá. Então, fica difícil se destacar e chamar a atenção das pessoas diante de tantas opções.

Não tem jeito, para conquistar espaço na lembrança e no dia a dia do seu público, você precisará conhecê-lo verdadeiramente para, a partir daí, entregar algo de valor. E a melhor maneira de fazer isso é criando buyer personas e segmentando o público de interesse.

Saber quem são as pessoas que se interessam pela sua marca, quais são as suas demandas, bem como seus desejos e interesses te ajudará a criar conteúdos direcionados, personalizados e com maior poder de engajamento.

3 – Seja pessoal

As redes sociais foram criadas para serem centrais de relacionamento interpessoal. As pessoas estão ali para expor suas ideias e opiniões, conversar com seus amigos, mostrar seus interesses, consumir conteúdos que lhes interessam, etc. Dessa forma, esses canais de comunicação não devem ser usados apenas para a venda.

Uma boa dica aqui é seguir a proporção 80/20. Isso significa que 80% dos seus posts devem conter conteúdos de interesse do seu público (não comerciais) e 20% relacionados aos seus produtos e serviços. Analise como o público responde a essa proporção e faça testes!

Desenvolva uma personalidade para seus perfis nas redes sociais compatível com suas personas! Seja amigável e pessoal com seus seguidores, responda comentários e mensagens (sendo eles positivos ou negativos) com prontidão e crie um relacionamento mais próximo com seus clientes.

4 – Conheça a concorrência!

Toda empresa no ambiente offline sabe quem são seus concorrentes, quais ações eles estão promovendo e como se comportam no mercado. Na internet não é diferente! É preciso entender como as marcas rivais têm utilizado as redes sociais e o que realmente têm funcionado para elas: conteúdos publicados, promoções realizadas, como se relacionam com o público, como lidam com crises, etc.

Essas informações te permitirão compreender o mercado, conhecer os pontos fortes e fracos da concorrência e saber o que eles têm feito para ganhar o consumidor. Além disso, podem gerar insights importantes sobre ofertas e conteúdos que podem ser adaptados para o seu negócio.

5 – Utilize uma boa ferramenta para gestão das redes sociais

É bem possível que você trabalhe com mais de uma rede social em sua estratégia. E, acredite, cada uma delas exige uma atuação específica, com posts e formatos diferentes. E isso pode tomar bastante tempo seu! Além do risco de misturar posts, ou de acabar repetindo o mesmo post em diferentes canais (não faça isso!), você fatalmente cometerá alguns erros na hora de administrar todos esses posts.

Para evitar erros e organizar seu trabalho, o ideal é ter uma boa ferramenta de gestão das redes sociais.

*Veja neste post como escolher a melhor ferramenta para gerenciamento de redes sociais!

Além de agendar postagens, a mLabs te permite responder mensagens do direct e inbox, gerar relatórios completos da sua performance em cada rede social, te mostra quais são os melhores horários para postar e te ajuda a organizar o calendário de postagens de uma forma super visual!

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