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Melhores ferramentas de redes sociais: o que todo social media precisa ter! 

Melhores ferramentas de redes sociais: o que todo social media precisa ter! 
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Que as ferramentas de marketing e social media auxiliam os profissionais a executarem suas estratégias de marketing digital você já sabe. 

Elas permitem automatizar ações, concentrar uma série de atividades em um só lugar, consolidam dados, geram insights e permitem criar relatórios de forma simplificada. Um belo pacote para quem precisa de tempo e performance! 

Mas, existe uma infinidade de categorias de ferramentas e, dentro de cada uma delas, algumas tantas opções. Para te ajudar na missão de montar seu pack de ferramentas ideal, criamos esse artigo! Se liga!  

Ferramenta de gerenciamento de redes sociais 

O gerenciamento de redes sociais é mais do que publicar conteúdo regularmente nas plataformas. Afinal, existem vários outros passos por trás de um bom perfil que não ficam visíveis aos olhos do público. 

Para gerenciar é preciso desenvolver estratégias de marketing para atrair o público certo no momento exato e, assim, atingir o objetivo da marca.  

E lógico, a ferramenta que indicamos pra isso – e que é a escolhida por mais de 150 mil marcas no mercado, é a mLabs.  

A mLabs é a ferramenta de gestão de redes socais do Brasil.  Em um só lugar você tem todos os recursos para gerenciar múltiplas redes sociais.  

A plataforma oferece integração com o Canva para criação de posts, e permite o agendamento e impulsionamento das publicações em múltiplos formatos e em todas as principais redes sociais. 

Outras funcionalidades são: calendário de publicação, relatórios personalizáveis e automatizados, interações no feed e por mensagens privadas, gestão do fluxo de criação e aprovação de posts, integração de equipes para organizar o trabalho, monitoramento da concorrência, criação de conteúdo com inteligência artificial e muito mais. 

Com preço acessível, o plano Iniciante da mLabs sai por R$ 24,90 por mês, o plano intermediário por R$ 26,90 e o plano completo, com todos os recursos mais avançados, custa R$ 29,90 por mês. 

A mLabs possui integração com a mLabs DashGoo, plataforma para criação de relatórios avançada, que permite automatizar a geração de reports e criar dashboards de diversas mídias, incluindo Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads. A inclusão da mLabs DashGoo à assinatura da mLabs é possível no plano completo, com todas as ferramentas e recursos liberados!

Ferramentas de criação de conteúdo visual 

Sabemos que nem todas as empresas possuem equipe qualificada para realizar a função de criação visual e o social media que acaba sendo o famoso “faz tudo”, mesmo que ele não seja designer. Então, como conseguir garantir, ainda assim, um bom conteúdo visual? 

Para ser um mestre da criação de arte, são indispensáveis ferramentas intuitivas que simplifiquem o trabalho de quem não é especialista em design para fazer um criativo para as redes sociais

Confira abaixo. 

O Canva facilita a vida do social media, com recursos fáceis de usar, tem diversos templates para diferentes formatos e modelos no tamanho certo para cada tipo de post. Entre as inúmeras funcionalidades, destacam-se a edição de imagens, inserção de ícones e molduras, milhares de fontes, pesquisa de imagens e ícones conjugado com a plataforma.  

Além disso, a ferramenta ainda conta com a edição de vídeos! É super fácil e intuitivo, sendo possível cortar o vídeo, adicionar texto, ícones, efeitos, transições, etc. 

Ele é gratuito para as modalidades mais básicas de edição de imagens e vídeos, e possui um plano pago com recursos mais avançados, além de maior número de imagens, templates e ícones.  

Powtoon 

Ferramenta de criação focada em vídeos e apresentações animadas, com templates e modelos para redes sociais. Ideal para quem quer contar histórias envolventes por meio de centenas de personagens animados, modelos, planos de fundo de vídeo, trilhas sonoras etc.  

A ferramenta é gratuita para vídeos de até 3min e 100 gravações de tela. Para mais utilizações, existem três opções de planos disponíveis com valores que variam de R$ 38 à R$ 363 por mês. 

Easel.ly 

Ferramenta para criação de infográficos, com diversos templates, ícones e imagens disponíveis. Ideal para quem precisa criar relatórios, apresentações e, claro, para o social media fazer com que mais pessoas compartilhem seu conteúdo. 

A Easel.ly é paga e disponibiliza planos para cada tipo de negócio, mas os valores são acessíveis, a partir de U$ 2 por mês no plano “Aluna”. 

Venngage 

Outra ferramenta de criação de infográficos para contar histórias visuais por meio de dados. A Venngage é fácil de usar e simplifica o processo de criação de infográficos em três etapas: escolha do modelo, inserção de recursos visuais e personalização do design. 

A ferramenta tem planos pagos e gratuito. O gratuito contempla até 5 criações, que incluem gráficos grátis, upload de CSV, free icons e compartilhamento. 

Crello 

O Crello é uma plataforma online de design gráfico que permite que os usuários criem ou editem facilmente gráficos, imagens e conteúdo visual para mídias sociais, marketing digital, apresentações e muito mais.  

O Crello, assim como o seu concorrente Canva, oferece templates, elementos de design, imagens, e ferramentas de edição para ajudar na criação de um material visual de alta qualidade. 

Ferramentas para produção de conteúdo no Instagram 

Para além das ferramentas de criação visual, é válido citar ferramentas para auxiliar na produção de conteúdo no Instagram especificamente. 

Sabendo dos recursos e tipos de mídia presentes no “Insta”, citamos abaixo ferramentas que vão de ajudar no processo de criação para reels, filtros nos stories e vídeos num geral. 

CapCup 

O CapCup é mais uma ferramenta indispensável para o social media, principalmente para aqueles que trabalham com edição de vídeos e reels. Você pode criar desde vídeos curtinhos até vídeos mais longos. Mas lembre-se que tratando de Instagram, o ideal são vídeos curtos. 😉 

O CapCut está disponível para mobile e também para desktop, além de ter uma ótima versão gratuita

A ferramenta conta com diversos recursos de edição: transições, inserção de imagens nos vídeos, legenda automática, aplicação de filtros, efeitos e trilhas sonoras… enfim! Muitos e muitos recursos para criar um vídeo incrível. 

Meta Spark Studio 

O Spark Studio da Meta é uma ferramenta para criação de filtros no Instagram Stories

Criar filtros para a marca, eventos ou campanhas específicas é um complemento para a estratégia de marketing que pode captar envolver o público de forma orgânica

Aqui no nosso blog já até produzimos conteúdo específico dessa ferramenta e como implementar os filtros na estratégia de marketing!  

Modelos de Reels do Instagram 

O próprio Instagram oferece algumas ferramentas que auxiliam na produção de conteúdo para a plataforma. Um desses recursos é a aba de “modelos de reels”, que consiste, basicamente, em templates prontos, com todos os cortes e transições já inseridos, em que tudo que tem que ser feito é inserir os vídeos ou imagens nos trechos desejados. 

Para aplicar o recurso é muito simples: 

  • Você pode criar um novo reels e procurar por “Modelos” no canto superior direito da tela. Navegue pelos modelos já prontos e encontre um que goste mais; 
  • Ou você pode usar um modelo de um reels que você está vendo no momento para aplicar num reels seu. Viu só? É bem simples. 

Os modelos são super úteis, otimizam bastante tempo e nem todo mundo conhece! 

Ferramentas de monitoramento de marca 

Para descobrir o que estão falando da marca na internet, especialmente nas redes sociais, é preciso investir em ferramentas de monitoramento que façam todo trabalho duro (rastreamento das informações). 

Assim, o social media consegue selecionar conversas relevantes, extrair informações valiosas para novas campanhas, monitorar tendências e palavras-chaves para novos conteúdos. Dá uma olhada nas principais ferramentas que selecionamos para você! 

Google Alerts 

Permite configurar alertas por e-mail para determinadas palavras-chave que você quer monitorar, como o nome da marca, produtos, concorrentes e tendências do setor. 

Com um layout intuitivo, a ferramenta é gratuita e fácil de manusear até por quem não tem muita prática com monitoramento. Para testar, basta fazer login na sua conta do Google, ir para a página do Google Alerts e digitar a palavra-chave na caixa de pesquisa. 

Mention 

Monitora menções na web e emite alertas, inclusive em tempo real. A ferramenta ainda possibilita comparar as conversas online e criar conteúdo com base nas percepções relevantes das mídias sociais. 

A Mention também realiza interações no Facebook, Instagram e Twitter. No plano gratuito, é possível configurar 1 alerta e coletar até 1.000 menções. 

Keyhole 

Ferramenta de social listening, para saber o que estão falando da marca, produto, campanha e até mesmo concorrentes nas redes sociais. Com ela é possível acompanhar métricas como alcance e impressões, além dos tópicos relacionados a cada hashtag criada pelo usuário. 

Os dados são monitorados em tempo real, e você pode visualizá-los em mapas de calor que mostram os níveis das atividades pelo mundo. A ferramenta disponibiliza apenas planos pagos (com teste grátis), a partir de U$ 79 por mês. 

Torabit 

Torabit é a antiga Scup Social. Ela oferece um sobre as menções à marca, sentimentos relacionados a elas e performance de conteúdos. 

Com o uso da ferramenta você terá uma visão ampliada da marca e dos concorrentes, poderá acompanhar o desempenho, comparar o histórico e acessar o dashboard pelo celular a qualquer hora. Existem apenas planos pagos, a partir de R$ 1.815/mês. 

 BuzzSumo 

A BuzzSumo é uma ferramenta de social media para pesquisar assuntos em alta e saber quais engajam mais. Com ela você consegue extrair relatórios, analisar o número total de artigos, compartilhamento e média de curtidas dos últimos seis meses. 

A ferramenta permite fazer buscas gratuitas, em uma versão de teste, que dura uma semana, depois disso você pode explorar mais recursos nos planos pagos. 

V-tracker 

O V-Tracker é voltado para o monitoramento de todas as redes sociais da marca e dos respectivos concorrentes e também monitora crises.  

A plataforma possui metrificação da performance da marca, oferece a personalização de relatórios, tem inteligência artificial que realiza análise semântica de comentários de clientes, relaciona termos e tags para entender como a marca é vista pelo público, entre outras funcionalidades. 

Os planos são a partir de R$1.250 mensais. 

Ferramentas de planejamento de palavra-chave 

O planejamento de palavras-chaves é essencial para criar uma boa estratégia de conteúdo. Esse é um dos recursos que te permitirá criar posts interessantes, que resolvam dores reais e despertem o interesse do seu público.  

Confira a seleção que fizemos com as principais ferramentas do mercado para te ajudar no planejamento de keywords relevantes! 

Keyword Tool 

Ferramenta gratuita que sugere ideias de palavras-chave a partir do termo que você digitar. No plano gratuito, a ferramenta gera mais de 750 sugestões de palavras-chave precisas para cada termo de pesquisa. 

No plano pago, os diferenciais são a mostra volume de busca, CPC (custo por clique) e competição pelos termos. Você pode usar a Keyword Tool sem nenhum custo, mesmo sem criar uma conta. É só acessar o site e fazer a sua busca! 

Kparser 

Está é mais uma ferramenta gratuita e simples para gerar ideias de palavras-chave para o seu planejamento de conteúdo e anúncios. Ela permite descobrir as palavras-chave que os seus clientes potenciais estão procurando no Google, Bing, YouTube, Amazon, eBay etc. 

Além da versão gratuita, a Kparser possui planos pagos com dados mais completos. Nos planos pagos, é liberado o gerador de ideias de conteúdo que oferece milhares de sugestões de cauda longa para criação de artigos, postagens para o seu blog. 

Google Keyword Planner 

O Google Keyword Planner (Planejador de Palavras-chave do Google) é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google como parte do seu conjunto de ferramentas do Google Ads.  

O principal objetivo do Keyword Planner é ajudar anunciantes, profissionais de marketing e criadores de conteúdo a realizar pesquisas de palavras-chave e planejar campanhas publicitárias mais eficazes

Ele é uma ferramenta valiosa para profissionais de marketing digital, pois fornece insights importantes sobre quais palavras-chave são relevantes para seu público-alvo e como otimizar campanhas de publicidade online para atingir o máximo de eficácia. Também pode ser útil para criadores de conteúdo que desejam melhorar a otimização de mecanismos de busca (SEO) de seu conteúdo. 

Ubbersugest 

Possui uma ótima extensão de navegador para pesquisa de palavras-chave e análise de SEO! O Ubbersugest foi pensado para identificar oportunidades de palavras-chave e otimizar conteúdos para os mecanismos de busca. 

Os principais recursos são: pesquisa e sugestões de palavras-chave, análise da competição, análise de conteúdo, tendências de pesquisa, monitoramento e posição de palavras-chave, relatórios e insights, entre mais outros recursos. 

O Ubersuggest oferece uma versão gratuita com recursos básicos e planos pagos com funcionalidades adicionais para atender às necessidades de diferentes tipos de usuários. 

Keyword Magic Tool (SEMrush) 

O Keyword Magic Tool é uma ferramenta do SEMrush que fornece informações abrangentes sobre palavras-chave relevantes, concorrência e tendências de pesquisa

Ele ajuda a identificar oportunidades de palavras-chave de alto desempenho e a tomar decisões informadas sobre quais palavras-chave incluir em suas estratégias de conteúdo e campanhas de marketing.  

O SEMrush oferece acesso gratuito limitado à ferramenta, bem como planos pagos com funcionalidades adicionais e recursos avançados. 

Ferramentas para planejamento de posts e gerenciamento de tarefas 

O planejamento de post tem em diferentes demandas e processos, os quais podem causar confusão em um cronograma desorganizado. Só quem é social media sabe a trabalheira que é para organizar tudo isso, desde o planejamento de pauta até a aprovação do cliente. 

Ter ferramentas de planejamento de post no seu cotidiano ajuda a evitar fortes dores de cabeça e atrasos na entrega. Veja algumas delas! 

Airtable 

Airtable é um serviço de colaboração em nuvem que funciona como um Excel, mas com muitas funcionalidades, porém com um visual mais interessante. 

A proposta da ferramenta é modernizar seus fluxos de trabalho para, consequentemente, oferecer melhores resultados de negócios. Com modelos inspiradores para cada tipo de uso, pela ferramenta você consegue encontrar o melhor modelo para a sua equipe. 

Ah! A Airtable disponibiliza um plano gratuito para iniciantes. 

Post Planner 

O Post Planner serve para planejar e organizar o calendário de publicações das redes sociais e criar conteúdo otimizado para já agendar os posts nas plataformas. 

A ferramenta também libera acesso a milhares de citações e perguntas no maior banco de dados da web e menções à marca em tempo real. O Post Planner não oferece plano gratuito, apenas teste grátis das assinaturas, que partem de U$ 5/mês a U$ 25/mês. 

Trello 

O Trello é uma ferramenta gratuita para gerenciar projetos, acompanhar o progresso de tarefas individuais ou coletivas, planejar campanhas, organizar listas de afazeres pessoais, entre diversas outras finalidades que necessitam de organização. Seu funcionamento se baseia em colunas e cards que podem ser movidos pelas colunas. É muito conhecido por sua simplicidade e flexibilidade, o que o torna uma escolha popular para equipes de diferentes setores e tamanhos. 

O Trello pode ser acessado por navegadores padrões, como Google Chrome, Safari, Internet Explorer etc. Não sendo necessário qualquer tipo de instalação à parte. 

Notion 

O Notion é uma plataforma de produtividade e colaboração que oferece uma variedade de ferramentas e recursos para ajudar indivíduos e equipes a gerenciar tarefas, projetos e informações. Ele combina elementos de gerenciamento de projetos, organização de documentos, notas, banco de dados e colaboração em equipe em um único ambiente.  

Além disso, a plataforma é altamente personalizável e permite que os usuários criem sistemas e fluxos de trabalho que atendam às suas necessidades específicas. 

Asana 

A Asana é uma plataforma de gerenciamento de tarefas e projetos que ajuda equipes a planejarem, organizarem e acompanharem trabalhos de forma eficiente. É amplamente utilizada em uma variedade de setores e cenários, desde equipes de desenvolvimento de software até equipes de marketing, gerenciamento de projetos, organização pessoal e muito mais. 

Possui colaboração em equipe, calendários e cronogramas, automatizações, relatórios e análises, integrações e personalização.  

Ela oferece uma versão gratuita com recursos básicos e planos pagos a partir de R$57 com funcionalidades adicionais para atender às necessidades de diferentes tipos de usuários. 

Ferramentas de pesquisa de hashtags 

O uso de hashtags nas mídias sociais é uma estratégia importante e que impacta diretamente no alcance das publicações, desbloqueio de novos públicos e crescimento de negócios. 

Porém, para que elas realmente funcionem, é preciso usar ferramentas específicas para não apenas encher suas publicações com tags aleatórias que trazem resultados. Confira algumas delas! 

Neontools 

A Neontools oferece uma ferramenta chamada Hashtag Analyzer, que encontra hashtags relacionadas e informa o volume de posts associados a elas.  A ferramenta faz auditorias no Instagram, encurta URLs, cria micros sites e landing pages

Também é disponibilizado pela ferramenta uma calculadora de alcance, um gerador de UTM para usar em campanhas online e um gerador de QR Code para criar seus próprios códigos. O melhor de tudo é que a ferramenta é totalmente gratuita

TagDef 

A TagDef é uma ferramenta simples e gratuita que serve para descobrir o que significam as hashtags usadas no Twitter. Para utilizar, basta escrever a hashtag no campo de busca e mandar pesquisar para saber o seu significado. 

Você também pode ajudar a plataforma contribuindo com informações sobre o que as hashtags querem dizer. 

Tagboard 

A Tagboard é uma ferramenta de criação de dashboards em tempo real com publicações de redes sociais incluindo a hashtag que você deseja acompanhar

A plataforma é fácil de manusear, pois possui um fluxo de trabalho intuitivo, no modelo “drag and drop” em que você só precisa arrastar e soltar para produzir o seu post em tempo real. 

Com ela você cria camadas de modelos gráficos personalizados, remotamente ou em estúdio, com controle total de edição. A plataforma é paga e tem planos personalizados. 

MetaHashtags 

A MetaHashtags é uma ferramenta, com versão gratuita e paga, que mostra as hashtags relacionadas e os posts publicados com elas. Ela é muito útil na geração de ideias de hashtags com boa performance para inserir nas suas publicações. 

Com ela você pode gerar centenas de hashtags de qualidade com métricas úteis para ajudar na escolha de hashtag para o post, filtrar hashtags por tamanho, frequência e curtidas, observar as hashtags de seus concorrentes, detectar e remover hashtags proibidas e muito mais! 

Top Hashtags 

A plataforma Top Hastags fornece informações sobre hashtags populares nas redes sociais, em especial no Instagram e TikTok. A pesquisa de hashtags é estratégica no marketing digital para descobrir conteúdo relevante e acompanhar tendências. 

O Top Hashtags oferece recursos que podem ser úteis para marca aumentar sua visibilidade nas redes sociais, entender quais tópicos estão em alta, encontrar hashtags relevantes para suas postagens, e com isso ter insights e complementar as estratégias de mídia. 

Tags Finder 

O Tags Finder é mais uma opção de ferramenta que auxilia na busca a análise de hashtags para investigar as tendências e assuntos do momento nas redes sociais. Você pode fazer a busca das hashtags mais usadas de acordo com a localização desejada.  

Além de ser gratuita, a plataforma oferece: hashtags relacionadas, hashtags semelhantes, hashtags banidas, pesquisa, estatísticas, locais no Brasil e hashtags em outros países. 

Ferramentas de benchmarking para redes sociais 

Para dar aquela espiadinha nos concorrentes e descobrir informações relevantes como visualizações, engajamento, alcance, frequência de postagens e tudo mais, você precisa usar ferramentas de benchmarking para redes sociais. 

Confira a seleção que fizemos das três ferramentas mais usadas no mercado para você comparar os seus dados com os dos concorrentes. 

Quintly 

Quintly é uma ferramenta de análise de dados de redes sociais que permite acompanhar resultados e monitorar benchmarks. Com ela você consegue comparar seus canais com os da sua concorrência, analisar todas as redes sociais em um só local, exportar relatórios nos mais diferentes formatos e muito mais. 

A plataforma oferece teste grátis para seus pacotes mais avançados e possui uma versão completamente gratuita, que aceita até 3 perfis para análise. Os planos pagos custam a partir de U$ 300/mês. 

RivalIQ 

Esta é uma ferramenta de social media analytics, com recursos de monitoramento de menções e relatórios customizáveis para análise competitiva. A plataforma oferece uma versão gratuita limitada e planos a partir de U$ 199/mês. 

Com ela você consegue saber exatamente quais posts tem a melhor performance e compará-los com os dos concorrentes. Além disso é possível personalizar, agendar e exportar relatórios que fornecem indicadores-chave para impulsionar o engajamento nas redes sociais. 

Emplifi 

O Emplifi é uma das ferramentas de social media mais conhecidas globalmente. Ela permite fazer a gestão completa das redes sociais, mas é especialmente útil para analisar concorrentes e benchmarks do mercado. 

Ela oferece recursos para fazer comparações com o trabalho feito nos canais da sua marca e analisar métricas mais avançadas dos canais sociais. Também é possível analisar a eficiência dos anúncios feitos nas redes e saber quais posts dos concorrentes estão sendo promovidos

Ferramentas para encontrar influenciadores digitais 

As ferramentas para encontrar influenciadores digitais oferecem mais agilidade e praticidade para a sua estratégia de marketing, independentemente do nicho de mercado que sua marca atua. 

Veja abaixo as melhores para potencializar seus resultados nas mídias digitais, trazendo audiência qualificada para o seu público com o marketing de influência

Airfluencers 

A Airfluencers é uma plataforma completa para pesquisa de influenciadores, com perfil, métricas e retorno de campanhas de cada usuário.  Com ela você analisa o impacto da sua campanha e o desempenho do profissional que contratou

A ferramenta ainda oferece um serviço completo de baixo custo para desenvolver campanhas com curadoria de conteúdo, planejamento e execução das ações. Assinatura mensal a partir de R$549. 

NoxInfluencer 

A plataforma NoxInfluencer permite pesquisar perfis de influenciadores no YouTube, TikTok e Instagram e conhecer suas métricas de engajamento, retorno financeiro e outras

Com ela você consegue ver as classificações do YouTube, analise a qualidade do canal, verificar a taxa de interação do vídeo e o valor estimado do vídeo e descobrir as tags de vídeo usadas para SEO do YouTube. A ferramenta é 100% gratuita e disponibiliza dados avançados na assinatura mensal. 

Cely 

Anteriormente chamada de Celebryts, é uma startup que oferece uma plataforma de mídia programática paga para distribuir a publicidade entre os creators de forma mais inteligente. 

A ferramenta já possui cerca de 40.000 influenciadores na sua base e grandes marcas já usam o sistema, como Microsoft, Mercado Livre e Nestlé. Além disso, é possível negociar todas as questões do contrato na própria plataforma

Influency.me 

Esta é uma ferramenta paga e completa de marketing de influência, que permite encontrar influenciadores, gerenciar campanhas e monitorar resultados

Com ela você tem acesso a um banco de dados completo com aproximadamente 80 mil personalidades da internet, e ainda consegue realizar buscas de influencers por várias características, filtrando de acordo com gênero, reputação nas redes sociais, faixa etária etc. 

Buzzmonitor 

No Buzzmonitor Influencers é possível procurar influenciadores a partir de buscas por palavras-chaves, redes sociais e tipos de perfis. A plataforma ainda conta com a ajuda de inteligência artificial, que auxilia na descoberta de outros temas que os influenciadores mais citam e também é possível acompanhar suas últimas publicações. 

Click Analytic 

O Click Analytic foi desenvolvido para facilitar a pesquisa, verificação e rastreamento de influenciadores no Instagram, YouTube e TikTok. Na plataforma é possível encontrar qualquer conta de criador com mais de 1 mil seguidores no Instagram, YouTube e TikTok. 

Ainda, você consegue fazer o gerenciamento da campanha, análise do público, acompanhamento da campanha e busca por influenciadores, tudo na mesma plataforma. 

A ferramenta custa a partir de U$49 por mês, mas é possível fazer um teste grátis. 

NeoReach 

A plataforma NeoReach é uma espécie de agência de influenciadores, que auxilia as marcas a identificarem influencers e gerenciarem campanhas de marketing com influenciadores em diversos canais de mídia social, como Instagram, YouTube, TikTok e outros. 

Ou seja, abrange desde a identificação de influenciadores, gerenciamento de campanhas até análise de dados das campanhas. 

Ferramentas de copywriting e inteligência artificial 

O social media lida diariamente com criação de conteúdo mas nem sempre as ideias fluem da maneira mais criativa. O bloqueio mental vem e é comum se encontrar meio estagnado na produtividade. 

As ferramentas que auxiliam no copywriting e que possuem inteligência artificial são extremamente úteis nesses momentos! É uma carta na manga para a rotina de social media. 

Confira abaixo quais são elas. 

Chat GPT 

Você já deve conhecer o Chat GPT e se não conhece, tá perdendo! 

O Chat GPT é uma plataforma de inteligência artifical, baseado em promt, ou seja, você basicamente faz uma pergunta ou pedido para que a IA realize determinada função em formato de texto. Você pode pedir, por exemplo: 

  • informações sobre determinada marca;  
  • tendências do mercado de marketing digital; 
  • ajuda em como usar o Canva; 
  • sugestões de conteúdo para o instagram sobre tráfego pago; 
  • para montar um calendário de postagens nos stories 
  • para fazer um roteiro de reels; 
  • para escrever legenda para um post; 
  • entre outras diversas funções.

Importante ressaltar que o Chat GPT é voltado para textos! E lembre-se: quanto mais específico e melhor construído for o seu prompt, melhor será a resposta que a IA irá te fornecer. 

Assim, o Chat é uma mão na roda para te ajudar a criar legendas para posts, produzir conteúdo para blog, sugerir temas de reels, entre uma infinidade de possibilidades

Além disso, o Chat GPT é uma ferramenta excelente também para dar aquele start na produção de um conteúdo de texto quando o bloqueio criativo vem. Ele pode te ajudar na construção do texto e dar ótimas sugestões. 

E o melhor: é gratuito

O mLabs Insights nada mais nada menos é do que a própria IA da mLabs, feita para te auxiliar na construção de uma copy. Isso mesmo: é uma inteligência artificial que faz textos por você

Confira passo a passo de como usar essa ferramenta TOP! 

  1. Criar uma conta na mLabs e teste grátis a plataforma;
  2. Na página inicial da mLabs, acesse “mLabs Insights” no menu superior;
  3. Depois, é só preencher os dados da empresa: o que o negócio faz, em qual segmento se encaixa, o perfil ideal do cliente e os diferenciais. Quando terminar de preencher, clique em “salvar e continuar”;
  4. Escolha se deseja criar uma ou várias legendas. Ao escolher entre as duas opções, clique em “criar” para avançar;
  5. Defina para quais canais a legenda será criada. Pode escolher quantos canais quiser!;
  6. Defina o tom de voz: direto, formal, persuasivo, alegre e amigável;
  7. Descreva sobre o que a legenda vai falar. A dica é trazer o máximo de detalhes possíveis. Preenchido tudo, clique em “criar” e pronto!

Após dar todas as informações, sua legenda será criada e você terá duas opções após a análise: aprovar ou reprovar. Ao aprovar você poderá adaptar para outros canais ou agendar o post com a legenda. Caso você não goste do resultado, basta solicitar a recriação do copy, dando mais informações para que seja aprimorado.  

Aqui é tudo pensado para facilitar sua vida, viu?! 

Lately 

O Lately é uma plataforma que usa de inteligência artificial para analisar o conteúdo já existente da marca, aprender sobre ela, seu tom de voz e seu tipo de conteúdo, para ser capaz de identificar e sugerir ideias, palavras e frases que irão converter mais o público-alvo. 

Além disso, essa ferramenta oferece análises e insights sobre o desempenho das postagens nas mídias sociais, ajudando as marcas a ajustarem suas estratégias de marketing com sua IA, que também pode reescrever determinados conteúdos para garantir que tenham maiores chances de sucesso. 

Flick 

O Flick é mais uma plataforma que é uma mão na roda para profissionais de marketing. 

Também usando inteligência artificial para obter realizar as funções, o Flick tem recursos voltados para análise e busca de hashtags, agendamentos de postagens e relatórios analíticos do Instagram. 

Bom, agora você já tem várias dicas de ferramentas de social media para ter mais resultados nas suas estratégias e alcançar seus objetivos de marketing. 

Agende posts com a mLabs e
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