Ferramenta para Mídias Sociais: Construindo sua Presença Online

Ferramenta para mídias sociais mlabs

Colocar sua marca na Web é simples. Fazer uma página no Facebook, criar perfis no Twitter e Instagram, então, é mais fácil do que parece. Mas será que, depois desses passos básicos, uma empresa estará efetivamente online? Você sabe mesmo como construir uma presença online?

A resposta para essa pergunta você descobrirá ao entender como se constrói uma presença sólida e planejada na Internet. Afinal, deixar um endereço estático e sem atividade, qualquer um consegue. Mas se relacionar com o público de forma efetiva, ampliando o alcance da marca, gerando engajamento e atraindo novos negócios é outra coisa! E, para isso,  é preciso uma boa estratégia e, claro, a ajuda de uma ferramenta para mídias sociais.

Neste texto, ensinaremos exatamente isso: como usar uma ferramenta para mídias sociais na construção da sua presença online! Vamos lá?

Afinal, qual é a importância de construir uma presença online?

Você consegue imaginar um mundo sem Internet? Imagine o quão difícil seria encontrar informações sobre um determinado assunto de maneira rápida sem a Wikipedia.

Nada de e-mails, redes sociais, aplicativos móveis, compras online, videochamadas ou transferência de arquivos por meio da Web — parece um tanto quanto incômodo pensar nisso, não é mesmo?

Essa reflexão vem à tona apenas para mostrar uma verdade irrefutável: o mundo, hoje, é digital. Se você acha o contrário, sem problemas. Os números podem convencê-lo.

Em 2018, o número de pessoas com acesso à Internet superou o valor de 4 bilhões.

O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial, com 116 milhões de usuários conectados, quase 65% da população.

Números que impressionam, não é verdade? Mais ainda se considerarmos que grande parte do público consumidor se concentra nas regiões onde há Internet. Agora, imagine o quão importantes essas informações são para os negócios. Se você não construir uma presença onde o seu consumidor está, certamente, perderá muitas possibilidade para vender.

E, acredite: estar nas redes sociais não é uma opção. As pessoas falarão sobre a sua marca quer você queira, quer não. Cabe escolher se a reputação será gerida e administrada por você ou se será simplesmente abandonada.

E, é claro, o ambiente online certamente é um mar para encontrar novos clientes e oportunidades para fazer crescer uma empresa.

Sendo assim, é fácil concluir que a participação na World Wide Web é fundamental para companhias nos dias de hoje. Afinal, quem quer aparecer precisa se mostrar!

Como construir sua presença online nas mídias sociais?

Uma das grandes vantagens em estruturar a presença digital para uma empresa é a vasta quantidade de ferramentas disponíveis. Todos os dias, surgem novos recursos que podem auxiliar os profissionais de social media a trazerem resultados cada vez mais satisfatórios para as empresas nas quais trabalham.

A seguir, confira algumas das principais estratégias que devem estar vinculadas à sua para criar uma sólida presença online!

SAC Social

O SAC social é um dos serviços mais essenciais nos dias de hoje. Os serviços de telefonia ainda têm sua importância, mas o atendimento nas redes sociais é o meio no qual os consumidores sentem-se mais à vontade.

Muitas empresas utilizam seus perfis no Instagram e no Facebook para responder dúvidas, interagir e, até mesmo, relacionar-se com outras marcas. Porém, a rede mais recomendada para tal é o Twitter, exatamente pela limitação de caracteres.

Essa comunicação contínua constrói uma relação de confiança com os clientes, aumentando os índices de lealdade à marca.

Tirar as dúvidas dos consumidores online é muito mais prático tanto para eles quanto para a empresa. As pessoas agradecem.

Postagem regular

A importância de uma atuação planejada da sua marca na Internet é maior do que parece. Aproximadamente 70% dos consumidores pesquisam produtos ou serviços nas redes sociais antes de se decidirem pelo fechamento de um negócio.

Postar, replicar e interagir torna-se ainda mais essencial com essa estatística em mente. Mas é preciso ir além, por exemplo, pesquisando assuntos relacionados ao segmento em que atua. Notícias envolvendo o setor são sempre interessantes de postar.

E que tal publicar fotos do processo de produção? Dos bastidores e da rotina pouco conhecida da sua empresa? Tudo isso ajuda. Assim como vale a pena responder cada comentário e dar atenção para cada perfil que interaja.

Essas postagens regulares, certamente, trazem um novo panorama ao relacionamento entre as pessoas e marcas.

E lembre-se: seus posts precisam ser úteis e agradáveis, aumentando, assim, os índices de engajamento. Essa métrica é praticamente a essência das mídias sociais, já que revela o quanto as pessoas curtem o que você posta e tem influência em outros indicadores, como o alcance.

Elaboração de calendário editorial

calendário editorial é uma tabela que serve como guia para todas as suas postagens. Nela, são colocados alguns elementos, como:

  • data e horário das postagens;
  • quantidade de postagens;
  • tipo de postagem (imagem, vídeo, texto etc.);
  • linguagem da postagem;
  • canais.

Em resumo, é o planejamento de tudo que será publicado nas suas mídias sociais. Só assim, é possível evitar erros e imprevistos. Além disso, essa ferramenta é também muito útil para o tema sobre o qual falaremos a seguir.

Análise de métricas

A grande vantagem de estabelecer uma presença online é, justamente, a possibilidade de analisar os números e verificar o desempenho de cada ação realizada.

Nas mídias sociais, não é diferente. Likes, compartilhamentos, comentários, conversões, cliques, tráfego, crescimento de seguidores, reações sociais, visualizações em vídeos, entre outros indicadores, podem ser muito úteis para avaliar a performance das campanhas.

Além disso, é por meio dessa ferramenta que pode-se concluir os melhores dias e horários, a quantidade ideal de postagens e as características das publicações que mais engajam a sua persona.

E lembre-se: não existe um KPI definitivo. Tudo depende dos seus objetivos de negócio e das metas das suas atividades nas redes sociais.

Agendamento de posts

Outra ferramenta que vem a calhar para administradores de páginas nas redes sociais é o agendamento de posts.

Imagine o quanto seria entediante se você precisasse fazer o login e publicar exatamente no horário desejado em múltiplas plataformas. Bem difícil, não é?

Você pode desejar postar em horários fora do expediente de trabalho ou em finais de semana, por exemplo. Ou, ainda, durante as férias. Uma ferramenta de agendamento de posts é essencial, pois, além de evitar o desperdício de tempo, permite automatizar um processo, sem a necessidade de publicação manual.

Apuração da concorrência

Observar concorrentes é outro passo que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso nas mídias sociais. Esse processo permite estabelecer um padrão de desempenho para ser acompanhado. Só por meio de um exemplo, você será capaz de saber se as suas ações estão tendo bons resultados ou não.

Além disso, há também as tendências, notícias, tipos de posts que mais engajam etc. Tudo isso pode ser observado por meio da análise de páginas de empresas concorrentes, trazendo uma vantagem competitiva para quem está sempre de olho.

Automação de mídias sociais

A automação em alguns dos processos de mídias sociais facilita a vida dos profissionais de social media.

Algumas das ferramentas aqui citadas podem ser feitas de maneira manual, mas, certamente, ganha-se em agilidade e performance quando automatizadas. Por exemplo, a composição de relatórios e o agendamento de posts.

Qual a ferramenta para mídias sociais ideal?

O mercado possui algumas boas opções de ferramentas para gerenciamento de redes sociais. A maioria delas é gringa e possui versões de teste.

Mas você também pode usar uma ferramenta nacional, com suporte 100% em português sem ter que pagar caro e em dólar. A mLabs é uma plataforma completa, escolhida por mais de 30 mil marcas no Brasil. Com ela é possível gerir todos os perfis da sua empresa no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest e Twitter.

Entre as funcionalidades da mLabs estão:

Venha para a mLabs! Você vai centralizar seu trabalho, otimizar sua rotina e ganhar tempo. Sem falar na qualidade de relatórios e dados disponibilizados pela ferramenta.

Para ver isso, na prática,  faça um teste grátis!

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Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

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