Faça seu cliente sentir-se valorizado com a ajuda das redes sociais

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Existem algumas necessidades que sempre teremos, como o desejo de comprar algo ou satisfação que sentimos após uma boa experiência de compra. Inclusive, algumas delas têm a tendência de aumentar cada vez mais, como maior atenção, ajuda, precisar ser ouvido e até mesmo “paparicado” pela marca com quem se relaciona. Ou seja, ele quer ser cada vez mais valorizado.

Principalmente nos dias atuais, os consumidores estão mais antenados e o avanço tecnológico permitiu à rápida troca e busca das informações que precisa. Assim, bem informados para opinar e tomar suas decisões com mais precisão, esses consumidores fazem questão de compartilhar o que sentem e querem participar da criação ou melhoria dos produtos que consomem.

As mídias sociais são verdadeiras aliadas na tarefa de valorizar clientes! Por meio delas é possível:

1. Estimular a cocriação

A cocriação deve envolver os clientes desde o desenvolvimento de novos produtos e serviços até a elaboração das práticas mercadológicas e divulgação da marca. Ainda, se for bem conduzido, esse processo trará inúmeras vantagens pra empresa e, consequentemente, para o público também. Afinal, não existe pessoa melhor para opinar e apontar sugestões do que quem realmente conhece e consome sua marca.

Por isso, crie campanhas, movimente os perfis da marca nas redes sociais e busque sempre engajar seus fãs e seguidores com o discurso sincero de que eles podem e devem ser cocriadores. Façam eles se sentirem importantes e parte da história da empresa!

Dica: se puder premiar as melhores ideias, melhor ainda!

2. Ofereça benefícios

Pense bem: de que adianta fazer um post mostrando um produto e enfatizando que ele pode ser encontrado em quatro modelos diferentes se no seu estoque só há disponíveis dois modelos no máximo?

Não existe vantagem em oferecer desconto para os primeiros que ligarem se não há linhas suficientes ou pessoas para atender e oferecer tal benefício.

Por isso, analise suas ofertas, serviços. Descontos e promoções para, em vez de melhorar a imagem da empresa, piorar e ainda se passar por “mentiroso”.

3. O melhor caminho é a verdade

Você analisou o comportamento dos seus consumidores, se preparou para atendê-los da melhor forma e em algum momento, ele mencionou sua marca como algo negativo. A melhor atitude é não ficar desesperado e tentar responde-lo da melhor forma possível.

O cliente retém na memória a última interação que teve com a marca. Por isso, se acontecer alguma falha no relacionamento com ele, é preciso agir rápido para recuperar a confiança novamente.

Como? Faça de tudo para responder às reclamações sem discutir. Deixe claro que entende sua opinião e que está tomando as medidas urgentes para tentar solucionar o problema o quanto antes. Mas, não faça isso se você não estiver de fato tentando resolver. Diga a verdade, mostre que você está correndo atrás para que o problema não volte a acontecer. Fale de pessoa para pessoa, coloque-se no lugar dele!

4. Facilite a vida do seu público

Seus consumidores sentem que é importante quando a marca interage e faz questão de solucionar e responder as questões do dia a dia. Por isso, procure publicar conteúdos nas mídias sociais que ajudem as pessoas nos temas relacionados ao segmento de atuação de sua empresa.

Se você trabalha em uma agência de propaganda, divulgue sempre a importante de estar com sua presença online e o marketing digital em dia. Se tem uma oficina mecânica, poste vídeos dando dicas de mecânica.

Seja criativo, relevante e surpreenda sempre seus seguidores!

E você, já utiliza as redes sociais a favor da sua empresa?