Entenda o que é Facebook Ads e como utilizá-lo na sua comunicação digital

Facebook Ads

O Facebook, com as diversas mudanças em seu algoritmo, deixou ainda mais complicado alcançar uma grande audiência organicamente em sua plataforma. Como alternativa, existe a possibilidade de pagar para melhorar os resultados das estratégias online.

Mas o que é Facebook Ads e como funciona?

De uma maneira geral, Facebook Ads são os anúncios publicitários que existem dentro da plataforma.

O sistema permite a criação de diferentes formatos de propagandas e modelos de segmentação para que as empresas possam alcançar seus públicos de interesses com maior eficiência.

Dentro do sistema, é possível criar desde as propagandas que aparecem na rede social até impulsionar conteúdos, promover fan pages ou eventos, estimular curtidas, gerar leads, dentre outras ações.

Cada uma delas está alinhada com objetivos de negócios específicos e que podem ajudar as empresas na plataforma.

Como funcionam os anúncios na plataforma?

A primeira coisa a se fazer ao estruturar um anúncio no Facebook Ads é definir os objetivos do anúncio: vendas no seu site, downloads de aplicativos, aumento do reconhecimento da marca, dentre outras ações.

Depois disso, é hora de escolher o público que alcançará com a sua campanha.

A segmentação pode acontecer por idade, local, gênero, demografia, comportamentos do público, assim como outras possibilidades.

Depois, é definir onde o seu anúncio sairá, pode ser no próprio Facebook ou em outras plataformas, como o Instagram ou aplicativos e sites da Audience Network.

Por fim, defina quanto será investido na campanha. Pode acontecer com orçamento diário ou total. O intervalo de tempo em que a ação será veiculada também deve ser definida por você na plataforma.

Quais as maneiras de se anunciar?

Os anúncios do Facebook Ads contam com alguns modelos de formato que podem ser usados na criação de um anúncio. São elas:

  • Fotos: a empresa pode usar uma foto com um breve texto (90 caracteres aproximadamente) na parte superior;
  • Carrossel: usar até dez imagens e links em apenas uma unidade de anúncio. São acompanhadas de uma breve chamada (90 caracteres aproximadamente), além de descrição do link (20 caracteres) e título (40 caracteres);
  • Vídeo: a opção, aqui, é usar vídeo em seus anúncios e, se quiser, com breve texto acompanhando (90 caracteres) a ação;
  • Apresentação multimídia: são vídeos criados com imagens estáticas. Os textos de chamadas também devem ter 90 caracteres em média;
  • Canvas: é uma experiência do Facebook para celulares em que permite as empresas contarem história e apresentarem seus serviços e produtos. O anúncio é postado sempre no feed de notícias.

Como obter os melhores resultados?

A melhor forma de entender como os seus anúncios se comportam e como eles podem ser mais eficientes é acompanhando as suas métricas de desempenho. A análise de dados te permite enxergar o que o seu público espera de seu conteúdo e o que ele deve ter para converter mais.

É por meio desse gerenciamento que pode perceber qual a linguagem mais eficaz para atrair e relacionar como as pessoas, quais formatos dão mais resultados (vídeo ou imagem?), dentre outras especificações. Com essas informações, é só corrigir o que está errado e melhorar os resultados.

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