Entenda como a última mudança de algoritmo do Instagram funciona

Mudancas Algoritmo Instagram

A última mudança de algoritmo do Instagram, rede social com mais de 700 milhões de usuários, já completou mais de um ano. Mas, ainda hoje, muita gente reclama sobre a política de classificação e direcionamento de posts do Instagram.

O que o Instagram mudou?

Desde março de 2016, a rede social definiu que não apresentaria mais as atualizações mais recentes no topo de seu feed. O Instagram abandonou, desde então, o critério de mostrar as postagens por ordem cronológica.

O novo algoritmo adotado passou a ser baseado nos hábitos de cada usuário, fazendo de cada feed único e diferente dos demais. A justificativa usada pelo Instagram à época foi que cada pessoa chegava a deixar de visualizar 70% das atualizações postadas.

Muitas pessoas chegaram a afirmar que tal mudança se deveu ao fato do Facebook ter adquirido o Instagram.

Como o algoritmo do Instagram funciona?

A cada pessoa seguida, foto curtida, stories visto, postagem feita, o Instagram e seus robôs colhem novas informações a seu respeito. E é partir delas que os próximos posts da rede serão apresentados no seu aplicativo.

Eis os novos critérios adotados desde então:

  • perfil de pessoas para quem você envia mensagens diretas;
  • seu engajamento (curtidas e comentários);
  • período/horário que você publica;
  • interação com posts de outros usuários.

Repercussão do novo algoritmo

Dois fatos opostos se somaram à mudança do Instagram. Imediatamente, personalidades e os chamados influenciadores chiaram sobre, fazendo coro às reclamações. Por outro lado, o Instagram viu o seu número de usuários disparar, assim como o tempo gasto na rede.

Outros fatores podem ter influenciado nesse resultado positivo nos números do Instagram. A implementação de novas ferramentas, como o Insta Stories e vídeos ao vivo, seria um deles.

Quer conhecer a mLabs?

A mLabs é a plataforma de gestão de mídias sociais ideal para a sua marca. Você vai centralizar seu trabalho, otimizar sua rotina e ganhar tempo. Sem falar na qualidade de relatórios e dados disponibilizados pela ferramenta.

Entre em contato!