Exemplos de e-mail de marketing criativos para você se inspirar

email marketing exemplo: imagem em formato de desenho de um monitor de computador com um envelope de email na tela no fundo azul

Ter modelos de e-mail marketing para cada tipo de contato, situação ou interação da marca com um usuário pode parecer trabalhoso no início, mas depois vai ser umabaita economia de tempo e dinheiro.

Há marcas conhecidas pelo show de criatividade na produção desses e-mails, e elas fazem isso porque sabem que funciona. Mas, convenhamos que não é toda hora que a inspiração bate e a escrita flui sem problemas.

Para ajudar você a não sofrer com esses lapsos de criação — e a colher os frutos de ter exemplos de e-mail marketing criativos — escrevemos este artigo. Continue a leitura e tenha bons pontos de partida para criar seus próprios modelos!

O que é e-mail marketing

Antes de ir fundo nesse assunto, vamos começar pelo começo: e-mail marketing é a estratégia de disparos de e-mails para o público (pode ser clientes, contatos, leads, usuários, enfim a lista é ampla) com o foco cumprir objetivos de marketing.

Antes de mais nada, quero dizer que não se trata apenas de disparar mensagens aleatoriamente. Ou seja, se você tem o hábito de recorrer ao correio eletrônico só quando as vendas estão em baixa e é preciso “salvar” o mês, está fazendo errado.

É por isso que falamos em estratégia de e-mail marketing: quem está do outro lado deve sentir que a comunicação é fluida.

Assim, você aproveita toda a versatilidade desse canal e pode recorrer a inúmeros formatos como ofertas, newsletters com novidades relevantes, e-mails de ativação de contas, saudações, mensagens comemorativas, avisos e muito mais.

imagem de um banner publicitário com chamada para criar landing pages pela mLabs

Por que seguir um modelo de e-mail marketing

Não tem como se comunicar com sua base de leads ou clientes disparando mensagens uma a uma. Tão difícil quanto, seria recorrer à criatividade cada vez que fosse necessário informar, entreter ou avisar o lead sobre mudanças e novidades.

Você precisa que o seu e-mail marketing seja escalado! Isso significa ter todos os templates prontos em uma ferramenta que faz os disparos automaticamente conforme o lead acione os “gatilhos” que você configura.

Se o lead deixou os dados em uma landing page, por exemplo, ele tem que receber o material que baixou o mais rápido possível. Se fez uma compra, ele ficará ansioso pela mensagem transacional que confirma os dados e informa os próximos passos.

Ainda por cima, é preciso inspirar confiança. Ou seja, os e-mails devem ter cabeçalhos contendo seu logotipo e um rodapé com telefone e endereço para demonstrar que não há fraude e que é mesmo uma empresa séria do outro lado.

Percebeu que seria impossível fazer disso tudo um processo escalável se não houvesse templates prontos para todas as situações?!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso inbox da mlabs de forma gratuita

9 exemplos de e-mail marketing para sua estratégia

Confira os exemplos de e-mail marketing que certamente serão úteis para a sua estratégia de marketing. Alguns são os que nós, da mLabs, usamos para nos comunicarmos com nossos leads, prospects e clientes. Então, pode ter certeza de que estamos compartilhando algo que funciona de verdade. 😎

1. E-mail de boas-vindas

Como o nome indica, esse tipo de mensagem tem como função acolher um novo usuário, lead ou cliente. É aquele tapinha nas costas para começar uma amizade, mas não só isso: o e-mail de boas-vindas é também muito informativo.

Ele explica tim tim por tim tim como um serviço funciona, dá os próximos passos de uma newsletter ou esclarece as etapas de um curso etc. Olha como nós recebemos nossos clientes aqui na mLabs.

email marketing exemplo: imagem de um e-mail da mLabs para ativação da conta

2. E-mail de Lançamento

Os lançamentos, quando feitos da maneira certa, são eventos sazonais e cheios de planejamento e expectativas.

Logo, os e-mails de lançamento acontecem quando todos esses sentimentos já foram despertados no público. Mas isso não significa que eles não devem ser pensados nos mínimos detalhes.

Tenha em mente que a audiência precisa dessa comunicação para relembrar detalhes como dias, horários e o canal onde a primeira aula de lançamento vai acontecer (se ela for online).

Veja um exemplo simples e objetivo desse tipo de mensagem.

email marketing exemplo: imagem do email medway

3. E-mail promocional

Redigir bons e-mails promocionais é sempre algo desafiador. Esse tipo de comunicação tende a se perder se a abordagem comercial não for muito criativa.

Além do mais, não é sempre que as pessoas estão disponíveis para mensagens de venda. Você tem que se destacar pelas cores, pelo texto ou com um título que realmente dê a entender que o clique vale a pena.

Principalmente, as informações precisam estar muito organizadas visualmente. Dá só uma olhada nesse exemplo de e-mail promocional de Black Friday.

email marketing exemplo: imagem do email da marisa

4. E-mail transacional

Os e-mails transacionais têm como função principal transmitir segurança. Então, pense em algo com todas as informações que quem acaba de comprar quer saber, e faça com que tudo seja fácil de encontrar no copy.

Difícil tentar imaginar alguém melhor nisso do que a Amazon.

email marketing exemplo: imagem do email da amazon

5. E-mail de conversão

Quando falamos sobre conversão, menos é mais. É a mesma lógica de uma landing page: quanto mais opções, links que fujam do assunto ou floreios na explicação do copy, maiores as chances de o destinatário ficar confuso e acabar não tomando a ação desejada.

Repare que, no exemplo abaixo, praticamente todos os links apontam para o mesmo destino, o download do material oferecido.

email marketing exemplo: imagem do email da mailchimp

6. E-mail informativo

As comunicações informativas podem ser de vários tipos: newsletters, atualizações de mercado ou uma notificação importante sobre uma oportunidade ou um novo produto. Em todos esses casos, capriche na explicação didática dos eventos.

email marketing exemplo: imagem do email da little maker

7. E-mails de datas especiais

Essas ocasiões são pontos importantes de contato com o seu público.

Por trás de uma felicitação ou comemoração, há uma etapa de um relacionamento sendo cumprida ou uma oportunidade de vendas que pode representar boa parte do faturamento anual da sua empresa. É o que costumamos chamar de nutrição de leads.

8. E-mail para e-commerce

Sobretudo para os comércios eletrônicos que trabalham com produtos muito diferentes, vale a pena cuidar do design para ter organização visual.

Outra boa dica é evitar uma miscelânea muito radical, apostando em promoções temáticas, que juntam sempre os mesmos tipos de produtos.

9. E-mail para usuários inativos

Quando já deixou alguém escapar por entre seus dedos, é mais difícil reatar a comunicação. Difícil, mas nunca impossível. 💪 Senão, a gente não teria tantos resultados com e-mails como este aqui embaixo.

Repare que é preciso ser empolgado, objetivo e estar cheio de argumentos para ter o lead ou ex-cliente de volta. A mensagem que deve estar nas entrelinhas é: “aqui, tudo já era bom quando você saiu, mas agora tá muito mais incrível”!

Então é isso. Agora, você tem sempre algo organizadinho e pronto para puxar conversas importantes, com estratégias delineadas para cada momento que o lead vive.

Com nossos exemplos criativos de e-mail marketing, você ganha escala, aumenta as chances de conversão, diminui o churn nos carrinhos de compra, estabelece uma comunicação de alto nível e o melhor: praticamente não gasta tempo nem dinheiro com isso! Para entender mais sobre as plataformas que criam, armazenam e disparam automaticamente esses e-mails, não deixe de ler o nosso artigo com 48 opções de ferramentas de e-mail marketing

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