Dicas incríveis para simplificar sua escrita no meio digital

post-0026

Um dos segredos para chamar a atenção de seu público no meio digital é a simplicidade no texto. Tanto nas redes sociais como em seu website e blog é fundamental que você seja enxuto, objetivo e claro em sua mensagem.

Mas escrever com simplicidade não é uma tarefa tão fácil. Você pode e deve escrever um conteúdo inteligente usando palavras simples. Se o leitor tem dificuldade de entender o que você está tentando dizer, automaticamente seu interesse pelo assunto diminui e você vai perdê-lo no final.

Mesmo se o assunto a ser tratado seja algo muito especifico e complicado, você precisa utilizar termos simples no mundo digital. Somente assim você conseguirá a atenção necessária para se sobressair às inúmeras mensagens que recebemos diariamente. É muito importante que você seja capaz de explicar de forma clara e concisa seus assuntos para outras pessoas.

Lembre-se: o “simples” é relativo para cada público.

É importante ressaltar que cada público tem sua própria ideia do que é simples. Um médico, por exemplo, não vai achar tão simples um conteúdo específico para advogados e vice-versa. Ou seja, mais do que comunicar, é fundamental conhecer a linguagem perfeita para atingir seu público-alvo.

Quais são as características de seus clientes? São empresários ou pessoas físicas? Eles são mais modernos ou tradicionais? Quanto mais você entender o comportamento de seu público, melhor para sua empresa elaborar seu conteúdo.

Para te ajudar ainda mais, listamos abaixo ótimas dicas para tornar sua escrita simples e clara.

1) Escreva como você fala.

Principalmente no digital, escreva como se estivesse conversando com seu público pessoalmente. Como você não está na frente da pessoa, quanto mais próxima e íntima a linguagem, melhor. O objetivo é fazer com que o leitor leia sua mensagem e entenda que aquilo é parecido com a forma com que ele pensa ou que sua empresa entende suas dificuldades e anseios.

Linguagem descontraída e expressões coloquiais fazem com que o som da escrita seja mais humano. E humanos se relacionam uns com os outros. Pense nisso ao elaborar seu conteúdo.

2) Leve seu leitor com você.

Escrever é como levar alguém para um caminho. Se de repente você pular fora do caminho para outro destino diferente, as pessoas que estão acompanhando seu raciocínio podem se perder. É importante fazer com que a transição de assuntos seja clara para que os seus leitores possam acompanhar cada palavra.

3) Faça parágrafos curtos.

Mesmo em blogs, quando você pode incluir mais detalhes, tente ser o mais breve possível. Ainda mais nos dias de hoje, em que todas as pessoas estão correndo e precisando de informações em tempo real.

Usar parágrafos curtos faz com que seu cérebro dê um tempo para pensar sobre o que você está dizendo. Quebra de parágrafos são como períodos, só que melhor. Esta é uma técnica que ajuda a quebrar o movimento dos olhos e auxilia seu cérebro com pequenas pausas.

4) Faça perguntas e dê respostas.

Fazer uma pergunta e em seguida dar uma resposta passa a ideia de que o leitor chegou a uma conclusão. Isso ajuda também a organizar seus próprios pensamentos e ampara quem está lendo. Esta é uma ótima técnica para escrever com clareza e simplicidade.

Exemplo: se você for dono de uma academia, que tal perguntar: “Quer emagrecer? Então aposte na modalidade zumba!”. Ou, se for proprietário de uma loja de roupas: “Quais as peças mais descoladas para usar no verão? Use e abuse dos shorts com blusas soltinhas e salto alto”.

Isso vai instigar a pessoa a descobrir como fará para chegar a esta conclusão.

5) Use frases curtas.

Frases curtas são a energia atômica na simplicidade. Utilize, sempre que possível, no máximo 25 palavras por frase. Elas são mais fáceis de ler e o leitor consegue saber qual o seu raciocínio em bem menos tempo do que frases muito longas.

Menos é mais! E isso serve para qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atividade ou porte. O mais importante aqui é conhecer os hábitos, preferências e comportamento de seus consumidores e falar sempre com a linguagem mais adequada para ser ainda mais certeiro e chamar a atenção de seu público-alvo.

Matérias relacionadas:

Quer se tornar referência em seu mercado?

Qual o melhor momento para investir em Marketing Digital?

Quer saber como deixar seus fãs enlouquecidos pelo seu conteúdo?