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O guia essencial do currículo: social media

O guia essencial do currículo: social media
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Utilizar modelos prontos de currículo é sempre mais prático, principalmente quando se trata de um documento tão importante, mas cuja elaboração por vezes é trabalhosa.

Quando você não tem ideia de por onde começar ou o que acrescentar, pode se tornar uma tarefa até mesmo frustrante. Como diz a sabedoria popular: se você não sabe onde quer chegar, o caminho não importa.

Por isso, o primeiro passo para a criação de um currículo de social media que vai impressionar o recrutador é estabelecer um objetivo claro para o documento.

Pergunte-se: em que setor pretendo trabalhar? Qual é o cargo que almejo? Procuro por um espaço em uma start-up ou uma multinacional?

Esses e outros fatores vão influenciar o tipo de currículo ideal para o seu propósito de carreira.

Neste artigo, vamos detalhar a montagem do currículo de profissionais que estão envolvidos com gerenciamento de redes sociais e responder perguntas como:

  • Quais informações são essenciais?
  • Devo inserir uma foto?
  • Se sim, que tipo de foto?
  • Devo utilizar as redes sociais como um extensão do currículo?
  • Como fazer isso?
  • Quais experiências devo mencionar e quais devo deixar de fora?

Curriculo Social Media: três passos para montar o seu!

Veja as informações fundamentais para montar um currículo relevante!

1º PASSO: Reunir informações essenciais

Antes de escolher as imagens, cores e layout do seu currículo, é preciso reunir todas as informações a serem acrescentadas ao documento.

Suas experiências, habilidades, background acadêmico e tudo o que considera relevante para atrair a atenção de recrutadores ou mesmo de outros profissionais da área, caso seu objetivo seja construir uma rede de contatos.

Portanto, pense em 3 principais seções:

Experiência profissional

De acordo com o site da Exame, é essencial destacar experiências que vão além do trabalho com redes sociais. Priorize aquelas que comprovem um perfil analítico, voltado para pensamento estratégico.

Liste as empresas para as quais trabalhou e detalhe suas funções, utilizando fatos e mesmo números que comprovem os resultados que alcançou.

Formação acadêmica

Uma pergunta recorrente de candidatos a vagas de emprego é: “o que é mais importante, a instituição ou o curso?” Os especialistas da Hubspot acreditam que depende do cargo pretendido.

Para a área de marketing, por exemplo a relevância do que você produz como profissional, mesmo nas horas vagas, costuma influenciar a decisão, até mesmo mais do que o grau de escolaridade.

Para um time de engenharia, contudo, é provável que você não seja contratado(a) caso não tenha um diploma. E se o diploma for de uma instituição renomada, provavelmente significa mais pontos para o seu currículo.

Suas realizações durante o período da faculdade também contam neste caso, então selecione-as de acordo com a relevância delas para o cargo que deseja.

Por exemplo: se almeja um cargo como designer gráfico, ter vencido um concurso universitário de criação de logomarcas vai certamente gerar bastante valor.

Competências

Por último, mas não menos importante, selecione as habilidades que chamarão a atenção do recrutador.

Saber falar mais de uma língua, por exemplo, é praticamente essencial, então reserve um espaço para idiomas. Seja específico(a) também ao apontar os softwares que você utiliza e seu nível de proficiência.

Não utilize este espaço para acrescentar características vagas como organização e capacidade de liderança. Seja objetivo aqui.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

2º PASSO: Montagem do currículo

A montagem de um currículo para carreira de social pode ser uma tarefa cansativa, porque exige atenção a detalhes e pensamento estratégico.

Mas existe uma estrutura básica a ser seguida que inclui todas as informações indispensáveis ao documento:

Objetivo (opcional)

Não são todos os profissionais que optam por acrescentar seus objetivos no currículo, simplesmente porque costuma ser um assunto abordado durante a entrevista.

É verdade que não acrescentar os objetivos permite um currículo mais “limpo” visualmente, mas alguns profissionais ainda optam por acrescentá-lo porque é uma maneira fácil de personalizar o documento para cada tipo de recrutador, já que seus objetivos mudam de acordo com cargo, setor, empresa, entre outros.

Dados e conquistas anteriores

É o “corpo” do currículo, onde entram as três principais seções citadas anteriormente.

Palavras-chave

Muitos profissionais subestimam o uso das keywords. Além de ajudar na identificação dos blocos de informação, elas também transmitem a sensação de fluidez e coerência, porque reforçam o “tema” do currículo.

Ou seja, no currículo de um social media, seria válido utilizar termos comuns do mundo digital, por exemplo, como os nomes das redes sociais ou habilidades que envolvam “inbound marketing”, “Facebook Ads” e “SEO”.

Ou mesmo palavras que caracterizam um profissional competente na área, como “comunicativo”, “analítico” ou “redator”.

Utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google ou mesmo ferramentas como o Ubbersuggest para descobrir keywords relevantes para a carreira de social media.

Obs.: Não vale inserir keywords que retratem habilidades que você ainda não tem, ok? A ideia aqui é descobrir as palavras adequadas para descrever habilidades que você realmente tem.

Ex.: Você pode perceber que usar o termo “gerenciamento de redes sociais” é mais estratégico do que “gestão de redes sociais”.

Isso porque ele possui maior volume de buscas e mostra, de fato, como as pessoas pesquisam pesquisam pelo assunto (seu recrutador provavelmente buscará por isso também).

Layout

A identidade visual do seu currículo vai depender de diversos critérios. Profissionais do setor criativo e digital costumam ter mais liberdade de criação, porque afinal, o documento acaba espelhando também sua capacidade criativa.

Por isso, é importante pesquisar o que sua área exige: criatividade ou praticidade?

Procure dar prioridade para layouts com uma estrutura lógica, que facilitem a leitura e acomodem todas as informações que você necessita.

É importante ressaltar, porém, que as informações são sempre o foco do recrutador, então cuidado para não passar tempo demais concentrado(a) no visual e esquecer do conteúdo.

Ortografia

Assim que seu currículo estiver pronto, revise-o à procura de possíveis erros ortográficos ou deslizes de digitação, além de conferir concordâncias e repetições de palavras.

Um currículo bem escrito reflete a credibilidade que você precisa para se destacar como candidato, principalmente em uma área em que escrever bem é crucial.

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3º PASSO: Divulgação

Não adianta construir um ótimo currículo se você não divulgá-lo. E aqui existem dois passos essenciais: a forma como você o prepara para a divulgação e os canais que utiliza. Então preste atenção para os seguintes pontos:

Adapte o conteúdo ao seu público-alvo

Pesquise sobre os valores e a missão da empresa onde almeja um cargo e alinhe seu currículo à identidade da marca.

Divulgue-se como você divulgaria uma marca

Pense no seu currículo como um produto. Exalte as qualidades e apresente as informações essenciais para que o recrutador entenda quem você é e o que pode oferecer para a empresa.

Para entender melhor esse conceito, leia aqui o artigo da Adzuna sobre marca pessoal e como/por que construí-la.

Integração

Refere-se tanto à integração entre seu currículo e os canais onde será disponibilizado quanto entre departamentos na empresa.

O profissional responsável pelas redes sociais de uma marca deve esforçar-se para transmitir conexão entre o seu trabalho e o de todos os outros profissionais que o cercam, como o relações públicas, o profissional de SEO, e-mail marketing e mesmo o time de vendas. Mostre colaboração.

O outro lado da integração diz respeito a uma forma estratégica de utilizar as redes sociais a seu favor. Crie perfis profissionais específicos para não apenas divulgar seu currículo, mas compartilhar conteúdo.

Assim, você apresenta seu interesse pelo mercado e se posiciona como um profissional dinâmico, ativo e conhecedor do meio em que está inserido.

Encontrar a vaga certa fica muito mais fácil quando o seu currículo está bem estruturado. Isso porque vai chamar a atenção do recrutador e, ao mesmo tempo, ajudar a vender a sua marca pessoal de forma mais atrativa.

Mas não sabe onde encontrar essas vagas? Utilize a ferramenta de busca da Adzuna e comece a usar seu currículo!

* Post convidado escrito pela Adzuna para mLabs.

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