Copywriting: o conceito fundamental para profissionais de marketing

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Mais cedo ou mais tarde, ao longo de seus estudos sobre marketing digital, você vai se deparar com o conceito de copywriting. Vai perceber, também, que ele é o carro-chefe do inbound marketing e do marketing de conteúdo, em geral.

Mas, muito provavelmente, também vai se perguntar o que é copywriting, exatamente, e como colocá-lo em prática. Afinal, paralela à sua importância está a sua fama entre os profissionais de marketing.

Quem conhece essa técnica tem seu espaço garantido no mercado, já que redatores copywriters são peças fundamentais para estratégias de sucesso. E é para tirar qualquer dúvida que você possa ter sobre essa importante função que preparamos o post a seguir. Acompanhe!

O que é copywriting?

Copywriting é a prática de qualquer tipo de escrita de caráter publicitário, relações públicas e internet marketing — incluindo, mas não se limitando a, posts em blogs, tuítes, postagens no Facebook, newsletters e slogans.

Portanto, o “copy”, nesse caso, tem a ver com difusão: trata-se de uma escrita que será amplamente reproduzida por uma grande variedade de canais.

Tecnicamente, porém, não se trata apenas de escrever. O copywriting é o responsável pela ferramenta mais poderosa do marketing: a persuasão. Seu objetivo é, através das palavras, levar o consumidor a executar ações específicas, que podem culminar tanto na aquisição do produto ou serviço ofertado pela empresa quanto na promoção de seu conteúdo.

Toda vez que você abriu um e-mail promocional, compartilhou uma notícia nas redes sociais ou se inscreveu em uma newsletter, você foi induzido por um copywriting eficaz. Já deu para entender sua importância para o marketing, não é mesmo?

É aí que está a diferença desse tipo de escrita em relação à escrita editorial ou de notícias: o copywriting preza pela ação que o leitor deve tomar, enquanto as demais focam em expor informações ou opiniões.

E como ter certeza de que a ação pretendida será tomada? Aplicando nossas dicas para criar um conteúdo atraente:

Como fazer um copywriting eficaz?

Cada detalhe do seu texto importa na hora de conduzir o leitor a realizar uma ação, por maior ou menor que ela seja. Nesse sentido, algumas práticas são imprescindíveis:

1. Conheça seu público

Para saber como escrever, é necessário, primeiro, saber para quem escrever. Afinal, aspectos relevantes, como linguagem, tom e personalidade do conteúdo, dependem de seu interlocutor. Além disso, conhecendo as dúvidas e necessidades de seu público, é possível criar um conteúdo rico, que, por sua vez, colaborará com a autoridade da marca que você representa.

Portanto, tenha em mente que o copywriting é, sobretudo, comunicação. Se você quer que sua mensagem seja clara e objetiva, é preciso conhecer quem está do outro lado dessa conversa.

2. Desperte a curiosidade

O seu conteúdo pode ser incrível, extremamente detalhado e informativo, mas, a menos que chame a atenção, vai se perder em meio à variedade de conteúdos disponíveis em nosso dia a dia. Assim, como destacá-lo e convencer o público a lê-lo?

Despertando a curiosidade dos leitores! Para isso, é importante se atentar aos títulos e chamadas nas redes sociais. Quer ver um exemplo?

Se essas duas opções aparecessem na sua timeline do Twitter, em qual você clicaria?

  1. Se você não sabe usar um gerenciador de Facebook para agendar seus posts, leia esse artigo;
  2. Agendamento de posts com um gerenciador de Facebook? Veja 3 dicas de como usar bem a ferramenta!

A segunda opção desperta a curiosidade do leitor, introduz o tema do artigo em questão e ainda deixa claro que vai oferecer soluções. Ou seja, seu apelo é muito maior, certo? Trata-se, portanto, de um copywriting eficaz.

3. Use números

As pessoas gostam de números porque eles são exatos e porque sugerem listas. Se você escreve um texto propondo 10 dicas sobre qualquer tema, o leitor já sabe que vai encontrar 10 soluções, nem mais e nem menos.

Além disso, os números também estão associados a estatísticas, que favorecem — e muito! — a autoridade do seu conteúdo.

Assim, além de chamarem a atenção, eles proporcionam segurança. Por isso, destaque-os!

4. Crie um senso de exclusividade

Uma das piores coisas que poderiam acontecer é o seu conteúdo passar aquela sensação de “mais do mesmo”, concorda?

Isso se estende ao público. Ele quer se sentir único, importante, e não “só mais um cliente”. Se você conseguir trabalhar seu copywriting para refletir essa ideia, verá como sua escrita se torna muito mais persuasiva.

E existem várias formas de aplicar essa estratégia. Uma delas é tratar o interlocutor pelo nome nos e-mails; outra é usar uma linguagem mais pessoal nos blogs. Assim, você o assegurará de que se importa com ele e com sua individualidade.

5. Estabeleça uma conexão emocional

Uma das formas mais eficientes de fisgar o público é se aproximando de sua realidade. Nesse sentido, o storytelling — recurso através do qual você conta histórias que ilustram os objetivos da marca — é uma das melhores alternativas disponíveis no marketing.

Com ele, você apresenta a marca como parte do cotidiano dos consumidores e mostra que ela está interessada em contribuir, efetivamente, com seu estilo de vida.

Um exemplo clássico é este comercial da Johnnie Walker. Além de inovador, traduz a personalidade do uísque e de seu público-alvo.

6. Aposte nos CTAs

O CTA — ou call-to-action — é o cerne do copywriting. Afinal, como o próprio nome diz, ele é a “chamada para ação”.

Um bom CTA é incisivo; por isso, vá direto ao ponto. O que você quer que o seu interlocutor faça? Compartilhar o post nas redes sociais? Se inscrever na newsletter? Baixar um e-book? Diga isso a ele! E, para reforçar sua eficácia, não se esqueça de usar verbos no imperativo.

Viu só quantas vantagens o copywriting pode trazer para uma campanha de marketing? Não é à toa que sua relevância é incontestável nesse meio.

Agora que você já conhece tanto sua função quanto a melhor forma de colocá-lo em prática, que tal compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais? Mostre que você está ligado nos melhores conteúdos de marketing e deixe-os bem informados também!