Como usar diferentes áreas de sua empresa para produzir conteúdo

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Um dos principais pontos para que suas redes sociais corporativas sejam sucesso, sem dúvida, é a frequência de suas postagens. É muito importante planejar o seu conteúdo, criar uma linha editorial e contar com uma agencia especializada para produzir conteúdo de qualidade. Mas, a realidade nem sempre é esta, certo? Se você não tem verba para contratar uma agencia, que tal apostar nos talentos de sua equipe?

Devido a esta necessidade, mostraremos aqui que é possível ampliar a produção de conteúdo sem precisar investir mais dinheiro.

Identifique talentos entre os colaboradores

Aproveite melhor os talentos de seu time, mesmo que sejam de departamentos fora da comunicação e marketing. O desafio, então, é identificar as aptidões de cada um e colocá-los para atuar dentro das áreas que lhes competem.

Uma psicóloga pode abordar assuntos de recursos humanos, um engenheiro de métricas, um administrador de gestão de projetos, etc. Tudo isso dentro do contexto do mercado de atuação de sua empresa, é lógico!

Falar do cotidiano da empresa, novidades, curiosidades são assuntos que aproximam sua empresa de seu público e podem ser utilizados com frequência. Usar a equipe interna mostra pontos de vistas diferentes e especializados.

Estimule seus funcionários a escreverem sobre os temais com os quais têm mais familiaridade.

É preciso um editor

É essencial ter um responsável por orientar essa produção. O editor vai garantir a periodicidade, alinhamento da estratégia da empresa e a coesão da linguagem utilizada. Lógico que um engenheiro utilizará termos técnicos de seu dia a dia que seu público não entenderá. Por isso, é preciso acompanhamento e edição a cada texto, para deixá-lo sempre em um tom mais “amigável” para suas redes sociais e blog.

O responsável pela edição, a figura do editor, precisa essencialmente:

– Alinhar o conteúdo

É preciso orientar os colaboradores sobre os principais objetivos do blog e das redes sociais de sua empresa. Assim, vocês criarão uma linha editorial, que ajudará os próprios colaboradores a identificarem temas interessantes para os posts. É interessante também que o editor forneça orientações sobre a estrutura do texto e a forma narrativa.

– Fazer um calendário de publicações

Um calendário de publicações permite ter a certeza da periocidade de suas publicações e as datas, assuntos e responsáveis pré-definidos.

Este calendário precisa ser produzido durante o mês e, caso seja necessário, fazer alterações de datas ou trocas entre os colaboradores.

É função do editor cobrar a data de entrega, pois escrever não é tarefa prioritária dos funcionários de outras áreas e a tendência é que eles esqueçam ou deixem para a última hora.

– Revisar o texto

Corrija todos os erros de ortografia, adeque aos padrões da empresa e nunca os deixe com termos técnicos com muita evidência. O que seu público quer é aprender mais sobre o universo de sua empresa e não ser especialista da mesma.

– Dar feedback

O editor tem a missão de enriquecer o conteúdo dos outros colaboradores. E isso pode ser falado para os mesmos, para que eles fiquem atentos aos próximos conteúdos e também fazer a própria correção antes da publicação. Mas sempre converse com o autor, não para desmotivá-lo, mas para motivá-lo a sempre procurar fazer o melhor.

Lembre-se de ser didático e demonstrar empatia com o autor.

– Publicar o post

Verifique qual processo é mais vantajoso para a empresa, se é o editor incluir o conteúdo na plataforma do blog e redes sociais ou o próprio autor utilizar o sistema e responsabilizar por postar. Deixar esta tarefa na mão do editor, é mais seguro, por ser apenas uma pessoa com acesso ao painel administrativo.

Ou seja, é possível você contar com seus funcionários para produzir conteúdo rico, interessante e criativo. Assim, você publicará sempre conteúdos com olhares diferentes, mas sempre com o mesmo foco: a essência de sua empresa.

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