Como identificar um conteúdo atraente ou dispensável?

conteúdo atraente

Uma das palavras mais utilizadas no momento é engajamento. O conteúdo que gera engajamento é aquele que realmente faz sucesso com o público-alvo, que é atraente e relevante.

Mas como descobrir se sua empresa está produzindo conteúdo interessante para o blog, landing pages e redes sociais?

Todo cuidado é pouco. Enquanto muitas empresas produzem conteúdo pelo simples fato de serem obrigadas a entregar algo para seus seguidores, por outro lado, existem outras que pesquisam, estudam e fazem de tudo para divulgar algo que realmente faça a diferença na vida das pessoas.

Falar sobre o próprio negócio não é fácil. Quem produz o conteúdo para sua empresa (mesmo se for o dono do próprio estabelecimento) conhece do produto, dos serviços, dos diferenciais e benéficos. Mas será que os seus clientes sabem disso tudo? Uma das maneiras de disseminar sua mensagem é publicar algo em seu blog corporativo e divulgar em canais de mídias sociais. A chave, no entanto, está em compartilhar o tipo certo de conteúdo para causar realmente um impacto. Para seu conteúdo atingir o objetivo, é importante que você fale com o seu público através da implementação de uma estratégia de conteúdo forte.

Para te ajudar nesta missão, fizemos um check list com 5 perguntas que com certeza servirão de norte para sua empresa:

1) O que você for publicar, faz sentido para seu público-alvo?

Seu conteúdo não irá muito longe se o seu público-alvo não compreender o que você divulga. Evite jargões da indústria e mensagens genéricas ou maçantes. Seus clientes podem sentir o tom da sua empresa a partir do seu conteúdo. Por isso, analise bem o que for publicar. Sua mensagem é rígida, chata ou complicada? Ou é autentica, transparente e acessível? Aprenda a falar com o seu público com a linguagem que ele espera de você. Só quem é útil e interessado consegue ser visto como interessante. Surpreenda!

2) É confiável?

Se você cria conteúdo, ele deve ser verdadeiro e integro. Logico que inspirações e referências são sempre bem-vindas (inclusive necessárias), porém é fundamental você colocar a personalidade de sua marca nas publicações. Os veículos de comunicação veem a credibilidade como um ativo indispensável. Basta errar uma vez para todo o esforço ir embora. Não se perde a credibilidade duas vezes.

3) Seu conteúdo responde questões ou fornece soluções práticas?

Em vez de compartilhar conteúdo sobre você e sua empresa, envolva o seu público respondendo perguntas essenciais e provendo soluções. Ao compartilhar sua experiência e oferecer dicas ou respostas, você irá se posicionar como autoridade no assunto e como fonte confiável de informações.

4) Mostra o próximo passo ou tem um call-to-action?

No final da página o seu site, posts nos blogs, e-mails e posts, lembre-se de adicionar um passo útil para o leitor seguir. Conduza-o pela mão, ajudando-o a evoluir no aprendizado a cada passo e, acredite, ele não irá decepcionar. Se ele estiver interessado em saber mais ou querer entrar em contato com você, o melhor é garantir que a pessoa saberá como seguir adiante.

5) Sua equipe compartilharia as informações?

O sucesso de sua equipe significa que o seu negócio está prosperando. O conteúdo que você produz poderia ser usado pelos seus vendedores para tirar alguma dúvida do cliente antes da venda ou mesmo para fechar negócio? Para testar se o seu conteúdo é envolvente, considere se seria atraente o suficiente para sua equipe de vendas compartilhar com seus contatos e clientes.

E você? Como mantém seu conteúdo atraente? Conte pra nós da mLabs!