Como a exposição nas redes sociais pode afetar uma marca?

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Responda sinceramente: você acha que estar nas redes sociais é uma escolha? Nós, da mLabs, vemos que a exposição nas redes sociais é inevitável. Mesmo as marcas que se posicionam contra ou os gestores que dizem que não querem estar nelas não escapam.

Na era do marketing centrado no consumidor, quem dita as regras é, justamente, o cliente. E ainda que você não crie um perfil profissional e alimente-o da forma mais adequada e estratégica, a exposição acontecerá. Afinal, não ter uma página no Facebook ou um perfil comercial no Instagram não impedirá que as pessoas falem sobre sua marca por lá. Logo, ela estará sendo exposta – e é bem provável que você esteja perdendo oportunidades importantes nesses canais.

Mas, como é que a exposição nas diferentes redes sociais pode afetar uma marca? Veja neste post, o lado bom dessa história também.

Redes sociais: o boca a boca digital

Estar ou não nas redes sociais sempre esteve na pauda dos empreendedores e profissionais do marketing. Até um tempo atrás, a presença do público e concorrentes nestes canais era determinante para que uma marca decidisse construir sua presença neles também.

Mas o cenário mudou. Atualmente, o poder de decisão não está mais nas mãos destes profissionais. Quem dita a regra agora são os consumidores. E não importa o público de uma empresa, os seus clientes em potencial sempre estarão nas redes sociais.

Decidir não criar um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou gerenciar efetivamente uma campanha nessas mídias é uma opção. Contudo, estes profissionais não têm o poder de impedir que as pessoas citem suas marcas por lá. E isso pode ser positivo ou não.

Por isso, ainda que você não queira se posicionar em algum canal, é recomendado monitorar o que tem sido dito sobre a sua marca por lá. 

Estes canais são o novo marketing boca a boca, mas agora com um poder de alcance indiscutivelmente maior. Sem barreiras de tempo e espaço, o que é dito para o bem pode em horas impulsionar fortemente uma marca. Já o que é falado mal, em segundos pode gerar um caos.

As vantagens das redes sociais para as marcas

A melhor forma de argumentar o poder das redes sociais para uma empresa e a importância da gestão eficiente dessas mídias é indicando as vantagens desses canais para o negócio.

São diversos os benefícios, mas os argumentos escolhidos para convencer o seu gestor, cliente ou mesmo a equipe precisam levar em consideração o tipo de negócio. Assim será possível indicar o que há de mais proveitoso para a marca com a exposição nas redes sociais.

Conforme a estratégia digital da empresa, suas metas e objetivos, é possível:

Aumentar o reconhecimento de marca

Também conhecido como brand awareness, o reconhecimento de marca diz respeito ao conhecimento de uma pessoa sobre a marca diante de um determinado cenário ou mercado.

Considerando o volume de usuários ativos e a frequência de acesso às redes, não dá para negar o poder destes canais para impulsionar a visibilidade de produtos e serviços.

Humanizar a comunicação

A humanização é uma premissa para a boa atuação da marca nas redes sociais. Por isso mesmo é também uma vantagem, já que é possível imprimir uma personalidade na comunicação.

Considerando que o canal é propício para a interação entre amigos e conhecidos, personificar sua marca nos diálogos estabelecendo o tom de voz adequado facilita a identificação do consumidor com a empresa, seus valores e proposta.

Aproximar clientes e marca

Por muito tempo as interações entre clientes e marcas eram de via única. Com as redes sociais e a humanização da marca nos canais, é gerada a sensação de identificação e pertencimento – que vai além do exclusivo consumo de seus produtos ou serviços.

Quando a sua estratégia está alinhada, essa aproximação se torna valor para o consumidor. Para os negócios, pode ser um diferencial competitivo no mercado de atuação.

Sabe aquela sua marca que você ama porque te escuta, te responde rápido, com qualidade e por isso você não a troca por pequenas diferenças de preço? Pois é! Vale para qualquer negócio!

Gerar insights de melhorias 

Quando você coloca a exposição nas redes sociais como parte de sua estratégia, não deixando que façam isso por você, é possível ter insights de melhorias de ponta a ponta no negócio.

Identificar o que os clientes gostam, por exemplo, ajudará a usar estes pontos a seu favor na hora de conquistar outros clientes. Já o que tem sido alvo de reclamações auxilia na priorização do que precisa ser melhorado, o que poupa várias tentativas e investimentos desnecessários.

Você consegue melhorar o seu atendimento, o produto, a geração de leads e até mesmo as vendas, apenas estando atento ao que o seu consumidor diz.

Oportunidade de trabalhar de forma segmentada

As redes sociais são também canal de mídia. Com o volume de pessoas que as utiliza, são gerados dados que propiciam um trabalho altamente segmentado para a sua estratégia. Dessa forma é possível atrair o público certo para cada objetivo e campanha criada.

Gerar  tráfego, leads e oportunidades de negócio

Além de serem um canais para relacionamento, as redes sociais contribuem para a sua estratégia digital como um todo.

Utilizando os recursos disponíveis e aplicando boas práticas em cada uma destas mídias, você pode obter mais tráfego, leads e oportunidades de negócio para a sua marca.

Atrair capital humano qualificado para a sua empresa

Quando você externaliza os valores e o posicionamento de sua marca, atrai não apenas clientes, mas fãs da marca. Com isso, as pessoas passam a vislumbrar o negócio como um potencial lugar para trabalhar.

Assim, é possível atrair colaboradores qualificados e alinhados ao perfil do negócio, o que contribui para a produtividade e resultados do negócio. Funcionários engajados com o seu propósito trabalharão com mais entusiasmo para fazer da empresa a melhor!

Há outros diversos benefícios, mas optar por se omitir nesses canais ou estar por eles sem uma estratégia consistente pode ser assumir o lado inverso, afetando negativamente a marca por meio da má exposição nas redes sociais.

Como evitar a má exposição nas redes sociais?

A melhor forma de evitar isso é ter as redes sociais como aliadas em sua estratégia. Sem choro, sem mimimi: entender o perfil do seu consumidor e onde eles estão é o primeiro passo.

Isso porque estar em todos os canais, assim como não estar oficialmente em nenhum, também não é estratégia, né? Em alguns casos, pode até piorar o posicionamento, afetando negativamente a marca.

E não adianta sair criando perfis nas redes sociais aleatoriamente.  Além de levar em consideração sua persona, você precisará ter clareza da forma de atuar em cada mídia e, acima de tudo, se certificar que tem capacidade de gerir todos esses canais ao mesmo tempo

Isso exigirá estratégia e, claro, as ferramentas certas. Elas auxiliam com agendamento de posts, análise de resultados, SAC social e interações com o público. Se quiser saber mais, veja neste post como uma ferramenta de gerenciamento pode te ajudar com sua exposição nas redes sociais!

 

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