Pesquisar

Como divulgar um canal do YouTube? 6 dicas de sucesso!

Como divulgar um canal do YouTube? 6 dicas de sucesso!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Definir como divulgar um canal do YouTube requer estratégias de marketing cada vez mais elaboradas, já que a rede social cresceu e se tornou um campo de batalha para as marcas.

O YouTube está expulsando as pessoas da sala e se tonando a principal fonte de consumo de conteúdo na vida dos brasileiros! Segundo a análise do YouTube Insights 2018, em 4 anos o consumo de vídeo cresceu 135%. #aNovaTV

Divulgar canal do Youtube: pesquisa Youtube Insights 2018

A rede está bombando! Hoje, ela tem mais de um bilhão de usuários – em 91 países e 80 idiomas – quase um terço da Internet! Quando falamos a nível nacional, no Brasil, o percentual de usuários com contas ativas ganha de qualquer outro canal! Veja no gráfico da Digital 2019: Brazil.

Divulgar canal do youtube: pesquisa Digital 2019 BrazilPor esse motivo, a rede é uma das principais ferramentas de comunicação disponíveis para empresas. Se você já faz parte do grupo de vencedores, que fazem conteúdos para essa rede social, venha aprender neste post como divulgar seu canal do YouTube!

Como divulgar um canal do YouTube? 6 dicas de sucesso!

Ter resultados com uma estratégia de vídeo marketing, seja ela no YouTube ou em outro canal, requer, em primeiro lugar, um profundo conhecimento do interlocutor.

Com quem você está falando? Quais são as dores e necessidades dessas pessoas? E, o mais importante: que tipo de conteúdo elas consomem no YouTube?

Para ter clareza disso, entenda como construir buyer personas! Suas pesquisas devem incluir questões que te ajudem a responder às perguntas acima.

Feito isso, é hora de colocar em prática as dicas que te daremos abaixo.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

1. Crie conteúdo relevante para o seu público

A frase é batida, mas vale reforçar: o conteúdo é rei! Sem qualidade nos vídeos, não adianta correr atrás do público.

E, quando falamos em qualidade, não estamos dizendo que você precisa armar um estúdio de Hollywood na sua casa. Muitas vezes, os vídeos mais simples são os que têm maior sucesso, simplesmente porque são autênticos, oferecem conteúdo relevante e agregam valor à vida das pessoas.

É nisso que você deve focar,antes de qualquer estratégia de divulgação!

Conteúdo de qualidade atrai o interesse do público, gera engajamento dos usuários, e o melhor: faz com que eles compartilhem o vídeo com as suas redes.

E, assim, acontece uma divulgação espontânea, sem que você precise investir um centavo com mídia paga.

2. Faça SEO para YouTube

A divulgação espontânea é um prêmio! Uma das recompensas pela produção de conteúdo de qualidade. Mas não dá para depender só dela, ok? Você pode e deve procurar outros meios para divulgar o seu canal.

Sabe qual é o melhor lugar para divulgar os seus vídeos do YouTube? O próprio YouTube! Por lá, estão reunidas todas as pessoas que gostam de consumir conteúdos em vídeo. E é para elas que você deve aparecer.

Então, é preciso adotar o SEO para YouTube. Estratégia de otimização de vídeos, que faz com que eles apareçam bem posicionados nas buscas dos usuários. Isso pode acontecer no YouTube e no Google, que também traz vídeos nos resultados. Veja como colocar em prática:

  • Utilize palavras-chave no título – preferencialmente à esquerda – na descrição e no nome do arquivo (ex.: palavra-chave.mp4);
  • Incentive o público a comentar e avaliar o vídeo positivamente (vídeos com mais interações ganham melhor posicionamento);
  • Publique com alta qualidade de som e imagem;
  • Utilize as tags mais relevantes para identificar os temas principais do vídeo.

3. Otimize seu perfil e canal do YouTube

Além das ações de SEO, que mencionamos acima, também é importante cuidar do seu perfil. Lembra aquela expressão: “a primeira impressão é a que fica”?

Então, você deve cuidar da sua aparência para causar uma boa impressão aos usuários. Quando tudo está bonitinho e bem cuidado, você transmite confiança e profissionalismo.

Para isso, escolha uma boa foto de perfil. Não precisa ser necessariamente o seu logo, mas algo que represente a sua marca. Além disso, crie miniaturas atrativas para os vídeos, elas aparecem nos resultados da busca e são decisivas para o usuário clicar ou não no seu vídeo.

Escreva uma boa descrição para o canal e para os vídeos, com informações claras, chamadas para ação, hashtags que marquem o conteúdo e, sempre que possível, com um toque de criatividade.

4. Divulgue em outros canais da marca

Para divulgar um canal do YouTube, também é necessário olhar para fora dele. Quais outras redes sociais, da sua marca, podem ajudar a aumentar a visibilidade dos seus vídeos?

Aproveite os seus perfis no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest para divulgar e interagir com os seguidores.

Aqui na mLabs, usamos vídeos do YouTube como suporte para o atendimento do SAC. Muitas dúvidas de clientes ― enviadas por comentários, directs ou pelo chat da plataforma ― são respondidas nesse formato.

No nosso canal do YouTube, temos vários vídeos que explicam as nossas principais funcionalidades. Veja um exemplo:

Além das redes sociais, outros canais podem ser explorados. O e-mail marketing pode ser aproveitado para enviar vídeos, e educar os leads no fluxo de nutrição.

No blog, os vídeos podem ser empregados para enriquecer os textos. No próprio site, da marca, eles podem servir como argumento de vendas, ao demonstrarem benefícios do produto, por exemplo.

Enfim, pense sempre nessa integração para fortalecer e divulgar o seu canal do YouTube!

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

5. Faça transmissões ao vivo

Fazer transmissões ao vivo também é uma boa dica de como divulgar um canal do YouTube, sabia?

Segundo dados do Think With Google, canais que fazem lives, pelo menos uma vez por semana, podem alcançar um crescimento de 40% de novos inscritos e 70% do tempo de exibição.

Portanto, invista nesse formato para engajar mais pessoas!

Divulgar canal youtube: pesquisa Think With Google

Se você trabalha em uma empresa, ou presta serviço para uma, mostre os bastidores do negócio. Se está patrocinando um evento, transmita as palestras, shows e entrevistas com os participantes.

Se for visitar um local que o seu público quer conhecer, faça uma transmissão para atrair os curiosos. Se você domina algum assunto e quer educar o seu público, faça webinars ao vivo.

As possibilidades são inúmeras! E, acredite, sempre vai ter uma alinhada ao seu tipo de negócio ou área de atuação.

Veja, que bacana o webinar que fizemos com a Liliane Ferrari, que sabe tudo de conteúdo para redes sociais:

6. Invista em parcerias com outros canais

Assim como você, existem vários outros canais no YouTube buscando seu lugar ao sol. Então, por que não unir forças para alcançar mais pessoas?

Essa é a ideia! Faça parcerias com influenciadores ou marcas no YouTube. Procure canais ou blogs que tenham a ver com o seu negócio e proponha parcerias.

Que tal sugerir um vídeo do seu canal para complementar um conteúdo do blog do parceiro? E, em troca, se dispor a embedar também um artigo dele no seu blog?

Outra ideia é fazer co-criação do conteúdo. Um pode entrevistar o outro, no seu canal, ou vocês podem dar uma aula ao vivo juntos, por exemplo. Assim, o público do parceiro vai conhecer o seu canal no YouTube, e você terá um maior alcance.

Então, gostou das nossas ideias de como divulgar um canal do YouTube? Tem alguma dica de sucesso que já deu certo para você e que outros colegas também podem adotar? Compartilhe seu conhecimento com a gente, e continue acompanhando o blog da mLabs para ver mais posts como este.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis