Como criar uma Landing Page certeira na conversão?

Como criar uma landing page: imagem de um caderno e um notebook em cima da mesa.

Você sabe como criar uma Landing Page que desempenhe bem o seu papel de gerar leads?

Se você tem dúvidas para responder a essa pergunta, nós estamos aqui para mostrar como estruturar e planejar uma página de conversão certeira.

Neste post, vamos relembrar conceito de Landing Page, mostrar cinco dicas essenciais para a sua criação e ainda apresentar três ferramentas para dar aquela mãozinha. Preparado? Vem com a gente!

O que são Landing Pages?

Landing Pages são páginas de destino que tem como principal objetivo transformar um visitante em um lead.

Mas isso não acontece naturalmente. É preciso ter algum conteúdo, material ou oferta para oferecer em troca de informações do usuário que serão deixadas em um formulário.

O conceito é simples, mas na prática saber como criar páginas que realmente atraiam os visitantes e os façam deixar seus dados requer bastante atenção!

Como criar uma Landing Page de sucesso?

Por ser uma página que tem poucos elementos, pode parecer uma missão difícil criá-la de maneira estratégica. Por isso, separamos cinco dicas para ajudá-lo em sua construção.

Invista em um layout leve e dinâmico

Quanto tempo uma pessoa está disposta a esperar para que uma página carregue? Asseguramos a você que bem pouco.

Por isso, além de ter um design invejável, garanta que sua landing page tenha um layout leve e dinâmico. Cuidado com imagens grandes, scripts pesados e layouts que demoram para carregar.

Lembre-se da usabilidade em dispositivos móveis

Como pensar em uma landing page realmente efetiva sem falar em usabilidade? O Brasil tem 215 milhões de usuários acessando a Internet via dispositivos móveis, ou seja as pessoas estão conectadas pelo celular!

Garanta que sua página seja responsiva para não perder um possível lead por culpa de um layout mal-estruturado. Avalie, por exemplo, se o usuário precisa rolar a página várias vezes para conseguir compreender a oferta que você está entregando.

Produza conteúdos relevantes

Como falamos anteriormente, a landing page tem o objetivo de entregar um material, oferta ou conteúdo que é importante para seu público e que está alinhado com a sua estratégia de marketing.

Se alguém chegou até a página é porque estava buscando a solução de algum problema e confiou na marca para resolvê-lo. Por isso, é importante produzir conteúdo de qualidade que faça sentido para o usuário que chegou até você!

O material que você está oferecendo em troca da informação que será deixada no formulário vai agregar valor para o lead ou vai frustá-lo e prejudicar a percepção que ele tem sobre a marca? Pense nisso!

Crie bons títulos, subtítulos, imagens e descrições

Quando um visitante chega na sua landing page, não pense que ele vai parar um tempo do dia para ler todas as informações que você colocou na sua página.

O usuário fará um escaneamento passando pelas principais partes da página para decidir se vale a pena permanecer nela ou não.

Então, fique atento às principais partes da landing page nas quais seu visitante passará o olho. São elas:

Título

Toda landing page merece um título atrativo. Por ser a região de maior destaque, é preciso que ela contenha claramente o objetivo e o benefício a ser oferecido.

Subtítulo

Assim como o título, o subtítulo também tem seu papel. Nele, você pode entregar mais algumas informações sobre a oferta principal. Para garantir que o usuário compreenda a sua mensagem, destaque as palavras-chave no decorrer do texto.

Imagem

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa verdade nunca falha quando se trata de conquistar a atenção dos usuários na Internet. Por isso, use imagens que somem ao título e ao subtítulo, mostrando visualmente o objetivo da landing page.

Descrição

Tenha uma descrição na sua landing page, mas cuide para que ela seja objetiva e não demande muito tempo do leitor. Destaque as palavras importantes, assim quando o visitante estiver “passando o olho” na página ele facilmente identificará as principais informações.

Tenha uma CTA eficiente

Após, criar o conteúdo relevante para o público, escrever um título claro e atrativo e elaborar uma excelente descrição, o próximo passo é fazê-lo preencher o formulário e clicar no botão, certo?

Nesse momento ter uma chamada para ação eficiente é essencial. Ela é a cereja do bolo, o arremate final da sua landing page.

Apesar de ser um botão simples, ele tem um objetivo crucial – o de mostrar ao usuário o que realmente ele terá acesso. Por isso, separamos algumas dicas rápidas para você criar uma CTA que funciona. São elas:

  • utilize verbos de ação, por exemplo: “compre”, “baixe”, “clique” ou “faça”;
  • mexa com as emoções do seu visitante: “Planeje a viagem dos seus sonhos”;
  • mostre a razão pela qual ele deve fazer aquela ação: “Fale com um consultor”;
  • sempre que possível, use números: “Compre agora e ganhe 50% de desconto” ou “Aumente 20% sua produtividade”.

Extra: teste sua landing page

Uma landing page certeira é aquela que rapidamente mostra seu objetivo. Então, sempre que terminar a sua construção, mostre-a para quem não a conhece durante 5 segundos e peça para que, ao final, a pessoa comente sobre sua oferta.

Se ela responder aquilo que você quer ouvir, ou seja, a proposta de valor da página, isso significa que você seguiu o caminho correto.

Qual ferramenta usar para criar uma Landing Page?

Sabemos que criar uma landing page do zero é mais complicado. Por isso, separamos três ferramentas que podem ajudar você nesse processo. Confira!

Instapage

Como criar uma landing page: imagem da home do Instapage

Instapage é uma das ferramentas mais populares de criação de landing pages. Tem um plano gratuito e opções de planos pagos ($99/ano). Por ser drag and drop (arraste e solte) é muito simples de ser utilizado e é recomendado para quem está começando, já que conta com uma interface simples e bastante intuitiva.

Leadpages

Como criar uma landing page: imagem da home do Leadpages

Leadpages é a mais conhecida de todas as ferramentas de criação de landing page. A diferença está na quantidade de templates disponíveis e na taxa média de conversão. A ferramenta não tem versão gratuita. Seu plano básico custa $25 e o mais popular $48/mês. Se você tiver budget para investir, o Leadpages pode ser uma boa opção.

Unbounce

Como criar uma landing page: imagem da home do UnbounceAssim como o Instapage, o Unbounce também é uma ferramenta simples de usar. Tem diversos templates disponíveis, além da funcionalidade drag and drop. Você pode experimentar essa ferramenta durante 30 dias gratuitamente. Seu plano mais básico custa $79/mês.

Saber como criar uma uma página de captura certeira é o primeiro passo para garantir boas taxas de conversão e, consequentemente, um maior número de leads e oportunidades.

Agora, que você já sabe como criar uma landing page, veja também como otimizar a taxa conversão da sua página. Leia nosso post sobre O que é CRO e como utilizar nas suas estratégias?

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