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Como criar um logo: 6 dicas e 5 métodos de trabalho

Como criar um logo: 6 dicas e 5 métodos de trabalho
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A cor mais popular presente nos logos das marcas mundo a fora é o azul, além disso, mais da metade das empresas não possuem texto em seus logos.

Contudo, não é isso que deve ser considerado ao se desenvolver um logo.

Neste artigo, mostraremos por que o símbolo usado no logo da empresa não deve estar na moda, por que você precisa estudar a experiência dos concorrentes e quem pode ajudar você a criar um logotipo.

Por que é preciso ter um logo?

Um logo é uma imagem que será associada à sua marca.

Ele reflete a natureza da empresa, cria confiança e vincula emocionalmente os seus clientes a você por muitos anos.

Com o que você associa uma imagem de uma maçã mordida? Que tal uma sereia branca sobre um fundo verde?

Esses logos ficaram tão famosos que a Apple e a Starbucks nem precisam mais indicar os nomes de suas empresas neles.

Um logo é criado para:

  1. Criar a primeira impressão. Um bom logo, nos primeiros segundos, dirá aos clientes o que você faz e como você se diferencia dos seus concorrentes.
  2. Impactar o público-alvo. A escolha certa de cores e símbolos que evocam certas associações ajudará.
  3. Destacar você dos concorrentes. O logo enfatiza a individualidade e ajuda as pessoas a lembrarem de você.
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Tipos de Logos

Simbólico

Como criar um logo: imagem do logo da nike


São imagens, sinais ou ícones que personificam a ideia da marca. Eles devem ser simples e memoráveis. Os exemplos são: Shell, Hewlett-Packard, Nike.

Textual

Como criar um logo: imagem do logo da Coca Cola

Fonte – https://www.logaster.com

Se trata do nome da marca sem imagens ou símbolos. Ao criar esse tipo de logo, concentre-se na fonte. Os exemplos são: Coca-Cola, Levi’s, Google.

Combinado

Como criar um logo: imagem do logo da Adidas

Fonte – https://www.designweek.co.uk

É uma combinação de texto e imagens ou símbolos. Os exemplos são: Adidas, BMW, Lacoste.

Como criar o seu Logo

Ideia

Como criar um logo? Comece com uma ideia básica. Analise o conceito e o público-alvo da marca.

Em qual linguagem você deseja se comunicar? Que impressão você quer criar? Que mensagem você quer transmitir?

É importante que todos os elementos do logo trabalhem em harmonia para transmitir uma única mensagem – então ele será mais fácil de ser lido e lembrado.

Estilo

Durabilidade

Não crie um logo baseado em tendência. Pergunte a si mesmo: “Em cinco anos, meu logo ainda será assimilado como é hoje?”. Crie itens atemporais.

Simplicidade

Não sobrecarregue o seu logotipo com detalhes – as pessoas precisam entendê-lo sem explicações adicionais.

Individualidade

As pessoas lembram de um logo que é eficaz, porque ele se difere dos outros.

Cor

Combine no máximo três cores que simbolizarão a sua marca ou empresa.

Trabalhe com as associações de cores e não se esqueça de conferir como ficará o logo quando aplicado a um fundo branco e preto, bem como, quando transformado em preto e branco.

Forma

Lembre-se de como as formas são percebidas de diferentes maneiras.

Por exemplo, um quadrado (Microsoft) está associado à estabilidade, um triângulo (Adidas, Cat) à energia e linhas irregulares (Apple, Amazon) está associado à flexibilidade e adaptabilidade.

Fonte

Escolha no máximo duas fontes simples que fiquem bem juntas. Permita que o texto “respire” o suficiente para facilitar a leitura.

Formato

Recomendamos que você salve o logo em dois formatos: vetor e raster.

O formato em vetor (PDF, CDR, EPS) permitirá que você aumente o tamanho da imagem e mantenha a qualidade.

Já o formato raster (PNG, JPEG) deve ser usado para trabalhar com a imagem na Internet (publicação no site ou nas redes sociais).

Cinco Maneiras de Criar um Logo

Como criar um logo: imagem de duas mulheres estudando com um caderno

1. Projetar e Desenhar Por Conta Própria

Você precisará dominar o uso de um editor gráfico (Adobe Photoshop, CorelDRAW ou Adobe Illustrator) para então criar e implementar a ideia do seu logo.

Vantagens

  • você estará no controle total do processo – desde a ideia inicial até a implementação;
  • você não pagará por ele.

Desvantagens

  • você perderá certo tempo aprendendo os programas caso nunca tenha trabalho com eles;
  • você precisará ter a ideia e escolher a combinação de fontes, cores e símbolos por conta própria;
  • se você não for um designer profissional, o resultado poderá ficar longe do esperado.

2. Contratar um Designer

Na Internet, você pode encontrar muitos designers freelancers que desenvolvem logos.

No entanto, você ainda precisará pensar sobre o conceito do logotipo.

O resultado dependerá de quão cuidadosamente você vai elaborar a descrição e o briefing do projeto para o contratado.

Vantagens

  • você economiza tempo;
  • a tarefa é realizada por um profissional.

Desvantagens

  • você precisará encontrar alguém que tenha capacidade e habilidade profissional;
  • você precisará controlar o trabalho;
  • o resultado pode ser imprevisível;
  • freelancers, às vezes, não cumprem o prazo e nem o que prometeram.

3. Solicitar para uma Agência

Nesse caso, você também delegará a tarefa para profissionais, mas o processo será mais bem organizado.

As agências costumam entregar o produto no prazo certo e podem até mesmo bolar a ideia do logo para você.

Vantagens

  • os profissionais o ajudarão em todas as etapas;
  • as agências tendem a cumprir prazos e acordos.

Desvantagens

  • você precisará dedicar um tempo para encontrar e decidir quem contratar;
  • o trabalho dos profissionais não é barato;
  • você não estará protegido de um resultado ruim.

4. Com a Ajuda de um Editor Online

Editores online (Fotor, Sumo Paint, FotoFlexer e outros) são uma alternativa para o tão complicado e difícil de entender Photoshop. Você escolhe os ícones, cores e fontes base e os combina.

Vantagens

  • a maioria dos editores online é gratuita;
  • você gerencia o processo de criação do logo por conta própria.

Desvantagens

  • sem ter experiência em design, você escolherá as combinações às cegas;
  • você perderá bastante tempo.

5. Com a Ajuda de um Gerador Online

Geradores online como o Logaster são a maneira mais fácil de criar um logo.

Você insere o nome da marca e escolhe o seu ramo de atividade para que o próprio serviço mostre uma série de opções de logos prontos que você poderá editar manualmente.

Vantagens

  • você perde o mínimo de tempo;
  • o próprio serviço faz a combinação de imagens e fontes;
  • você pode editar o logo um número ilimitado de vezes;
  • você paga pelo trabalho somente após ter o resultado que deseja;
  • você pode salvar as opções de logo gratuitamente para discutir com especialistas e alterar detalhes;
  • você pode criar imediatamente layouts para cartões de visita, envelopes ou papel timbrado baseados no logo criado.

Desvantagens

  • você não pode enviar/carregar o seu próprio tipo de fonte ou ícone;
  • você não pode fazer upload do seu logo e editá-lo.

Conclusão

Portanto, as principais características de um bom logo são: um reflexo do estilo da sua marca, simplicidade, universalidade e reconhecimento.

A maneira mais fácil de criar um logo é usando um gerador online e a maneira mais difícil é desenhá-lo por conta própria.

Para inspirar você a desenvolver um logo criativo, compartilharemos três dicas para você hackear a vida.

  1. Investigue os logos das empresas do seu nicho. Divida eles em componentes e os analise. Faça o seu logo se diferenciar para que os clientes não confundam você.
  2. Sem ideias? Pegue uma folha em branco e escreva ou desenhe tudo o que pode ser associado com a sua marca e serviços oferecidos em 15 minutos. Essa técnica ajuda a despertar a imaginação.
  3. Quando as opções do logo estiverem prontas, mostre-as ao público-alvo ou publique-as nas redes sociais. Pergunte o que emoções e associações os logos evocam. Assim você entenderá o que precisa ser mudado.

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Este artigo foi escrito por Anatolii Riabyi, profissional de marketing no Logaster.

 

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