Pesquisar

Como colocar legenda no IGTV: ative o recurso automático do Instagram

Como colocar legenda no IGTV: ative o recurso automático do Instagram
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você já produz vídeos para o IGTV e conhece a importância desse formato de conteúdo do Instagram para gerar engajamento, não é? Saber como colocar legenda no IGTV pode ajudar a aumentar a interação e promover inclusão. 

Em setembro de 2020, o Instagram anunciou essa funcionalidade que gera legendas automáticas para os seus vídeos. Promovendo mais inclusão e possibilidade de engajamento com a sua produção.

Para ativar o recurso automático, preparamos um guia rápido e fácil. Confira o passo a passo!

1. Clique na imagem do seu perfil 

No menu inferior do app, clique na imagem do seu perfil, que está no canto direito. Você vai visualizar o seu perfil

2. Pressione o ícone das três linhas 

Clique no ícone de três linhas (menu “hambúrguer”) que está no canto superior direito. Assim você vai acessar os dados e configurações da sua conta

3. Vá até Configurações 

Entre as opções que abrirem, você vai ver as Configurações lá embaixo.

Clique ali para acessar as opções de configuração da conta.

Como colocar legenda no IGTV: o print mostra as opções abertas do canto superior direito do perfil do Instagram, em destaque está a opção "Configurações", que está no canto inferior direito.
imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

4. Acesse a opção Conta 

Nas opções de configuração, acesse a opção Conta, que vai mostrar uma série de dados que você pode visualizar e configurar sobre o seu perfil.

Como colocar legenda no IGTV: dentro da opção de "configurações", aparece um menu com outras opções como notificações, privacidade, segurança, anúncios. Nessa imagem está em destaque a opção "Conta".

5. Clique em Legendas 

Entre as opções que você pode configurar, estão as Legendas

Como colocar legenda no IGTV: aberta a opção de "conta", um novo menu é acionado com outras opções, como "Salvo", "Amigos Próximos", "Idioma". Na arte, destaque para a opção "Legendas" que deve ser acionada nesse passo.

6. Escolha o idioma 

Se ainda não estiver ativado, clique no botão para ativar as legendas automáticas e, em seguida, escolha o idioma em que elas devem ser geradas

Como colocar legenda no IGTV: na opção legenda há duas opções, a primeira é para acionar ou desligar a legenda. Abaixo é possível escolher o idioma.

7. Faça o upload do vídeo no IGTV 

Depois de ativar as legendas automáticas na sua conta, você precisa ainda permitir a geração das legendas nos vídeos do IGTV. Para isso, faça o upload do vídeo normalmente no seu perfil. 

8. Ative as legendas nas configurações avançadas 

Nas configurações do vídeo, vá em Configurações Avançadas. Ali você pode ativar as legendas geradas automaticamente.

Quando é ativado, essa função pode até demorar um pouco para aparecer, mas o sistema vai começar a processar os textos.

Como colocar legenda no IGTV: são dois prints de telas, ambos apontando os processos finais para acionar a legendas do IGTV. No primeiro print aparecem opções no momento de fazer a publicação de um novo IGTV, a opção "configurações avançadas" no canto inferior está destacada. Abrindo essa opção aparece a opção de "Acessibilidade" que deve ser acionada para dar legendas automáticas.

Como funcionam as legendas automáticas do IGTV? 

Pronto! Depois que você seguir esse passo a passo, o vídeo que você publicar no IGTV vai ter legendas automáticas!

Elas vão aparecer assim para os usuários:

Como colocar legenda no IGTV: na arte estão dois momentos de um IGTV ilustrativo, mostrando que a pessoa pode acionar a opção de gerar legendas automáticas no momento que está acompanhando um IGTV.

As legendas são geradas automaticamente por um sistema de inteligência artificial. Isso significa que, por ser um sistema automático, alguns erros de transcrição podem acontecer. 

Mas como é baseado em aprendizado de máquina, quanto mais pessoas usarem, mais o sistema se aprimora e evita esses erros.

Para dar uma ajudinha ao sistema, siga estas dicas: 

  • utilize um microfone para melhorar a captação do áudio; 
  • reduza os ruídos no ambiente quando gravar o vídeo; 
  • capriche na dicção e fale de forma clara e pausada. 

Inicialmente, as legendas automáticas estão sendo disponibilizadas em 15 idiomas, incluindo o português 🙌, mas por enquanto apenas para perfis de marcas e criadores.

Elas estão disponíveis no app mobile, tanto no iOS quanto no Android. 

Como colocar legenda no IGTV pode ajudar no engajamento? 

Para criadores e marcas, essa ferramenta do Instagram pode dar bastante força ao engajamento do perfil. 

O principal motivo para isso é a inclusão. As legendas automáticas do Instagram são essencialmente uma ferramenta de acessibilidade: pessoas com deficiência auditiva, que não conseguem assistir ao vídeo com áudio, podem agora compreender o conteúdo da publicação. 

Além disso, muitos usuários assistem aos vídeos nas redes sociais sem áudio, que é desativado por padrão pelo app. Mas eles também podem optar por desativar quando estiverem em um lugar público ou simplesmente não quiserem ouvir o áudio. 

Dessa maneira, as legendas permitem que eles aprendam o conteúdo. Se eles receberem o vídeo no feed e perceberem que tem legendas, é mais provável que se interessem em continuar assistindo no IGTV.  

Portanto, com a inclusão desses usuários, os vídeos do IGTV tendem a ser assistidos por mais pessoas e por mais tempo — ou seja, mais visualizações e mais engajamento para o seu perfil! Eles não desistem de assistir logo que veem que o vídeo não tem legenda — agora, eles vão até o final, desde que, é claro, você produza um conteúdo relevante para eles. 

Enfim, agora você sabe como colocar legendas no IGTV e como elas funcionam. Não perca a chance de fazer mais pessoas assistirem e se engajarem com os seus vídeos! 

Agora, se você quer aproveitar ainda mais os recursos desse formato do Instagram, saiba agora como colocar os vídeos do IGTV no feed para ganhar mais visibilidade!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis