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Análise dos concorrentes: Como trabalhar e aproveitar suas vantagens?

Análise dos concorrentes: Como trabalhar e aproveitar suas vantagens?
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Você faz a análise dos concorrentes de seu negócio? Caso a resposta seja não, é bom começar rápido! Fatores como o mercado, o segmento e o cenário financeiro do país podem afetar muito o sucesso de uma empresa ou marca, e como o seu negócio vai se posicionar nesse esquema está diretamente ligado ao que seus concorrentes estão fazendo.

A comparação entre você e a concorrência não está somente nos preços, e isso é a primeira coisa que você precisa entender! Tudo conta na relação entre concorrentes e nem sempre quem tem a etiqueta com o menor valor faz mais sucesso.

Sente que está perdendo espaço para quem faz o mesmo que você? Quer se tornar referência em seu meio? Confira neste artigo alguns pontos que merecem sua atenção e vire o jogo com a análise dos concorrentes!

Você e seus concorrentes nas redes sociais

Acho que é impossível lembrar a última vez que compramos sem dizer “deixa eu dar uma olhadinha rápida no Facebook…”, não é mesmo?

De acordo com uma pesquisa feita pelas gigantes IBM e Dell (em inglês), 75% dos consumidores consideram a busca nas redes sociais parte do processo de compra e decisão.

Sabendo disso, fica bem clara a importância de você ter uma atuação planejada e precisa na internet, não? É importante estar ativo, postar conteúdos interessantes, passar mensagens que a marca acredite e cativar os clientes! Pense: uma empresa que aparece no feed de notícias direto será muito mais vista. Portanto, nada de criar uma página e largá-la, ok?

Vale também procurar influências. Viu um concorrente fazer algo interessante na rede? Absorva e pense em ideias de conteúdo tão boas quanto! Copiar não é legal, mas ter inspiração não é crime!

Separe os concorrentes por fatores

Quem concorre com você é somente quem vende o mesmo que você? Tem certeza disso?

Com uma boa análise dos concorrentes é possível separá-los, por exemplo, entre os que vendem o mesmo que você e aqueles que produzem o mesmo conteúdo que você.

Ao criar, principalmente para uma estratégia de marketing de conteúdo bem fundamentada, com SEO, termos precisos, etc, o grande objetivo é ser o primeiro nas possibilidades de escolha de quem busca no Google, certo?

Portanto, se você busca entregar algo melhor que o seu concorrente de conteúdo, ainda que ele não venda o mesmo que você, há mais chance de você vender!

Isso porque, ao procurar um termo específico, se um possível cliente acessar um link de um artigo seu, existe a possibilidade de você gerar um lead, tudo porque você entregou um artigo mais bem posicionado do que o da outra empresa, percebe?

A mLabs amplia a análise dos concorrentes

Para ajudar a entender melhor como você está nas redes sociais em relação aos seus concorrentes, a mLabs criou uma área específica de relatório para análise disso.

Os gráficos de crescimento irão mostrar como está seu ganho de seguidores em relação às páginas de concorrentes e o gráfico de Share Of Engagement aponta se você está sendo mais relevante que eles com relação ao engajamento.

Essas análises lhe ajudarão a entender os pontos fortes e fracos da sua marca, a se antecipar e se preparar, além de ultrapassar seus rivais onde eles se destacam.

Como funciona a análise dos concorrentes?

Agora que você entendeu a importância, é hora da prática, né?

O serviço de monitoramento e análise de concorrentes da mLabs funciona de maneira mais simples do que parece. Basta cadastrar as redes sociais de até cinco dos seus principais concorrentes na plataforma.

Todas as ações e seus resultados serão apresentados em forma de relatório e você poderá comparar diferentes períodos. Os relatórios também podem ser exportados em PDF.

É possível verificar o engajamento e o crescimento das páginas de forma comparativa. Tudo com uma interface bem simples!

Interface da mLabs de comparação com concorrentes

A mLabs é a plataforma de gestão de mídias sociais ideal para você entender seu negócio e o dos seus concorrentes. Monitore todos os passos deles e das suas publicações, veja o que faz mais sucesso e planeje melhor ainda as suas próximas estratégias. Quer conhecer? Nós oferecemos sete dias de graça para experimentar (e amar)!

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