Calendário Editorial — Como Fazer e Qual Sua Importância?

Calendário editorial - como fazer e qual sua importância?

Você já se viu perdido em meio à produção de conteúdos para os diversos canais utilizados em sua estratégia? Esse tipo de confusão pode trazer problemas como postagens repetidas ou até mesmo publicações fora do planejamento, e ninguém quer isso, certo? Para evitar tropeços como esses, aposte no calendário editorial.

Por meio dele é possível planejar o que será produzido, com prazos, datas e locais de postagem. Além disso, ele é essencial para garantir o desenvolvimento da estratégia de conteúdo.

Quer saber um pouco mais sobre a importância do calendário editorial e descobrir como ele pode ajudar você de verdade? A gente explica agora!

Frequência de publicação

Você tem certeza absoluta de quantos posts faz por semana? Sabe se essa é a melhor escolha para sua estratégia de marketing digital? Um calendário editorial pode ser a solução para tirar essa dúvida.

Sem ter controle de quando postar, você jamais saberá se está exagerando ou pecando pela falta de posts!

Com um calendário, é possível registrar todas as datas das suas publicações e garantir a consistência das postagens. Isso é fundamental para os seus resultados. Aumento de tráfego orgânico, engajamento e alcance são consequências naturais de quando se garante a frequência das publicações.

Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Hubspot em 2017, empresas que publicam mais de 16 blog posts por mês conseguem gerar até 3,5 vezes mais visitas para o seu site ou blog do que aquelas que postam entre 0 e quatro artigos. Os mesmos números valem para a quantidade de leads, que é até 4,5 vezes maior para as empresas que postam mais.

Porém, vale aqui um lembrete: nada de entupir o blog ou seus perfis nas redes sociais de postagens, hein? Qualidade não é sinônimo de quantidade.

Temas e palavras-chave fazem parte do calendário editorial

Um calendário editorial pode incluir suas publicações no blog ou ser totalmente voltado para posts nas redes sociais. Aqui na mLabs, fazemos isso de forma separada. Temos um calendário para redes sociais e outro para o blog. Mas as coisas não são — nem de longe — soltas.

Como nosso principal objetivo com a estratégia de redes sociais é levar tráfego para o blog e site da mLabs, nossos posts sempre direcionam para os artigos do blog. Todo cuidado na hora de fazer esse link é importante.

Na maior parte dos casos, optamos por incorporar o link do post em um texto âncora estratégico. Esse texto geralmente é a palavra-chave para a qual o post foi otimizado (ou uma variação semântica dela).

Mas porque fazemos isso?

Bom, pense que com essa estratégia você ajuda o Google a entender o assunto da página. Lembrando que todo link é um link, mesmo os que vêm das redes sociais. Caso você não saiba a importância de backlinks para o posicionamento orgânico do seu blog, sugiro que você leia esse texto sobre a importância dos backlinks agora mesmo.

Justamente por isso, ter as palavras-chave de cada post em seu calendário editorial é importante. Além de evitar a repetição do tema no blog, ajuda você a decidir onde inserir os links nos posts das redes sociais.

Além disso, ao saber quais foram as palavras-chave utilizadas, você não só vai evitar repeti-las, como também terá mais noção de quais trouxeram mais resultados.

Uma sugestão é ter, em seu calendário, uma coluna com a palavra-chave de cada post e outra com suas variações semânticas (palavras-chave de apoio). Isso ajudará a focar em uma keyword semântica para outras ideias de conteúdo com o mesmo tema.

Categorize os formatos de conteúdo

Nem só de artigos de blog vive a divulgação de conteúdo! É importante trabalhar com vídeo, e-books, infográficos e webinars, por exemplo, que também são fantásticos para dar resultados. O objetivo é cativar e alcançar mais pessoas. Trabalhar variando formatos é uma ótima maneira de fazer isso.

Com conteúdos diferentes, você atinge pessoas diferentes e aumenta a abrangência do seu público! Pense: existe quem não goste de ler artigos extensos em blogs, certo? Então que tal chamar alguns especialistas e fazer um podcast? Além de ser uma ótima maneira de renovar o conteúdo, eles estão em alta!

Um calendário editorial (sim, de novo ele!) será a ferramenta para que você controle os diferentes tipos de conteúdo que produz. Assim, não há nem chance de postar duas vezes o mesmo conteúdo e nem de esquecer que no dia X o post será em vídeo, por exemplo. O sucesso está na variedade.

Registre canais de publicação

O que é melhor para seus conteúdos? YouTube, Facebook, Instagram? Depende! Para ter certeza, você precisa estudar os canais de publicação de sua empresa.

Cada plataforma oferece possibilidades diferentes. Diante disso, o ideal é que você saiba qual a melhor frequência de postagem para cada uma delas e não esqueça de atualizá-las. Tudo isso deve estar registrado em seu calendário editorial, pois também dependerá muito da resposta de seu público!

Comece, no Youtube, por exemplo, com um ou dois vídeos semanais e veja como funciona o engajamento. Registre no calendário e, se der certo, já pense em fazer três para a próxima! Ah sim, não se esqueça da qualidade de gravação e edição, ok? O mesmo vale para os outros formatos e plataformas!

Repetir muito os estilos de postagem nos mesmos dias também não é legal para sua estratégia, portanto é importante criar um sistema de controle para orientar quando postar cada um. Assim, você assegura a transição de conteúdo nesses canais de comunicação aproveitando os melhores dias, horários e práticas de cada plataforma sem correr o risco de encher todos os canais de postagens.

Agora que você já sabe da importância e como formatar um calendário editorial, confira como aliá-lo a uma boa estratégia nas redes sociais!

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