Calendário editorial: como fazer e qual sua importância?

Calendário editorial

Quando se trabalha com produção de conteúdo para uma estratégia de divulgação online é comum ficar perdido em meio a tanto material produzido. Isso pode gerar problemas como publicações repetidas ou que não estejam alinhadas ao seu planejamento. E para que isso não aconteça, você precisará ter um bom calendário editorial.

Nele você conseguirá planejar o que será produzido, poderá definir o prazo de criação, data, horário e local de postagem e qual objetivo dessas postagens. Além disso, ele irá orientar todo o desenvolvimento da sua estratégia de conteúdo evitando que você caia em algumas armadilhas geradas pelo excesso de trabalho.

Nos tópicos a seguir vamos explicar um pouco mais sobre a importância do calendário editorial e como formatá-lo, para que ele ajude na divulgação da sua empresa. Confira!

Frequência de publicação

Com um calendário editorial é possível determinar uma frequência de publicação consistente e que esteja alinhada com as suas estratégias de marketing digital. Esse processo é de grande importância para estabelecer um tráfego orgânico constante em seu site e, ainda, ampliar esse fluxo.

Só para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Content Trends 2016, as empresas que produzem mais de 13 conteúdos por mês conseguem gerar até 4,2 vezes mais visitas para o seu site o blog. Interessante, não?

Organize temas e palavras-chave em seu calendário editorial

O que você diz em suas publicações é essencial para atrair e estimular o consumo do seu conteúdo, certo? Porém, sem um controle do que é postado, é bastante comum repetir temas já abordados, o que não é legal para uma boa estratégia de divulgação.

Com um calendário editorial é possível controlar tudo o que já foi publicado e o que está sendo produzido, o que garante um maior volume de materiais novos e originais. Além disso, ajuda a selecionar as palavras-chave que dão mais resultados para sua estratégia, assim como evitar repetição excessiva delas.

Uma sugestão é ter, em seu calendário, uma coluna com a palavra-chave abordada em cada post e outra com suas variações semânticas. Isso te ajudará a focar em uma keyword semântica quando for produzir outro post com o mesmo tema.

Categorize os formatos de conteúdo

Em uma estratégia de conteúdo é possível apostar em vários formatos que podem trazer resultados interessantes. Blog posts, vídeos, e-books, infográficos, webinars e outras mídias são importantes para alcançar mais pessoas e atrair ainda mais a atenção do seu público.

Isso acontece porque as pessoas gostam de consumir conteúdos diferentes. Uns preferem a leitura de artigos, outros são adeptos dos vídeos, há aqueles que gostam de interagir em discussões online e também os que preferem baixar materiais para ler em seus dispositivos móveis. Alimente isso!

Um calendário editorial será a ferramenta para que você controle os diferentes tipos de conteúdo que produz sem que corra o risco de publicar em excesso determinado formato ou esquecer de criar um material que o seu público demanda.

Registre canais de publicação

Alguns dos seus conteúdos irão para a sua página no Facebook, outros para a conta no Instagram e existem aqueles destinados para o blog ou canal do YouTube, certo? Ou seja, são diferentes plataformas que necessitam de atualização — e cada uma em seu tempo.

Criar um sistema de controle também permite orientar quando e onde cada um deles vai entrar em seus vários perfis e plataformas na internet. Assim, você assegura a transição de conteúdo nesses canais de comunicação aproveitando os melhores dias, horários e práticas de cada plataforma sem correr o risco de ser repetitivo.

Agora que você já sabe da importância e como formatar um calendário editorial, que tal conferir este texto sobre a estratégia da sua empresa nas redes sociais? Ela também poderá te ajudar a ter os melhores resultados com marketing digital!