Pesquisar

Tudo o que não te falaram sobre a importância das redes sociais para os negócios!

Tudo o que não te falaram sobre a importância das redes sociais para os negócios!
Avatar de Aline Cecília Santos

Por

Publicado em

Não há como negar que o ano de 2020 mudou a forma como as empresas usam a Internet e, em especial, as redes sociais, para fazer negócios. 

Assim como as empresas, os consumidores também mudaram de comportamento durante a pandemia da COVID-19 e passaram a usar muito mais as redes sociais, os aplicativos de delivery e as plataformas de vendas online. 

O fato é que as marcas precisam estar onde os seus clientes e potenciais consumidores estão, as redes sociais fazem parte desse contexto. 

Se você ainda não acredita, saiba que 47% dos usuários da Internet com idades entre 16 e 64 anos passaram mais tempo nas redes sociais em 2020 do que em 2019, e esse crescimento não tem previsão de acabar! 

Mas calma que a intenção não é te apavorar. Continue a leitura e entenda importância das redes sociais para empresas e como se posicionar nessas plataformas. 

Qual a importância das redes sociais para empresas? 

Existem diversos motivos para uma empresa querer fazer marketing digital pelas redes sociais. Selecionamos as principais razões para você sair daqui com embasamento para fazer as suas escolhas. Confira! 

Aumentar a visibilidade 

Um dos grandes objetivos de quem investe em marketing digital é fazer com que os usuários reconheçam a sua marca, o famoso branding. 

As redes sociais são canais com enorme potencial para aumentar essvisibilidade, por meio delas você pode investir em anúncios e fazer com que suas publicações cheguem a mais pessoas. 

Construir relacionamento 

Além de aumentar a visibilidade, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com o público. Elas possibilitam conhecer a opinião real dos seus clientes para construir uma relação de proximidade. 

Existem diversos tipos de plataformas para fazer essa interação, desde as mais conhecidas até as fechadas como os Grupos de Facebook – um ambiente controlado em que você consegue ter a certeza de estar falando apenas com clientes. 

Trabalhar o posicionamento de marca 

posicionamento de marca nas redes sociais é muito valioso para que você consiga conquistar mais relevância no mercado.  

A forma como marca se posiciona nas redes sociais influencia totalmente em como os consumidores enxergam a sua performance no geral, por isso é importante criar estratégias para garantir uma boa imagem. 

Melhorar o engajamento 

Trabalhar engajamento nas redes socais é muito importante para manter os clientes atuais e para conquistar novos clientes. Afinal, clientes engajados têm grande probabilidade de indicar e até defender a marca nas redes sociais. 

Nessas plataformas, o engajamento acontece de várias maneiras: com emojis, comentários, curtidas, marcações e compartilhamentos. Muitos desses sentimentos e reações podem ser estimulados pela própria marca com uso de gatilhos mentais, por exemplo.

Construir uma base de clientes fiéis 

Já foi abordado a importância das redes sociais para melhorar o engajamento da marca com o públicosó que construir uma base de clientes fiéis vai muito além dessas interações.  

Ao fazer monitoramento nas redes sociais você consegue ter Insights sobre a saudabilidade da marca, e pode criar um plano de ação voltado para os clientes que consomem o seu produto e interagem de forma positiva, os famosos brand lovers🧡 

Gerar tráfego para outros canais 

As redes sociais também servem como fonte de geração de tráfego para outros canais da marca, como site, blog, landing pages, e-commerce etc. 

É claro que isso acontece quando essaplataformas são usadas de maneira inteligente, aliadas a outras ações de marketing digital. E, a execução de um bom trabalho complementar também proporciona o aumento das conversões. 

7 dicas de como se posicionar nas redes sociais 

Confira nossas sete dicas de como se posicionar nas redes sociais, com base no que fazemos nos nossos canais e que se aplicam para qualquer negócio!  

1 – Escolha em quais redes sociais atuar 

A escolha dos canais a serem utilizados na sua estratégia requer conhecimento das plataformas. Afinal, as opções são muitas: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest, TikTok, entre outras. 

Para tomar a decisão certa, você precisará estudar as caracteríscas das principais redes sociais e pesquisar junto à sua base de clientes para entender onde eles estão

Agora, se você está começando do zero, é recomendado verificar em quais redes sociais seus concorrentes estão presentes para dar o primeiro passo. 

2 – Defina um objetivo para a sua presença online 

Para ter resultados nas redes sociais é preciso ter em mente qual é o objetivo de marketing a ser alcançado. Essas plataformas digitais facilitam muito a mensuração de qualquer ação, mas elas não fazem milagre. 

É preciso que você defina o seu objetivo de marca e os KPIs que serão acompanhados para conseguir analisar as métricas de marketing digital certas que te levarão a atingir o alvo, e não ficar atirando para todos os lados. 

E não se prenda às métricas de vaidade que fazem você se sentir bem, mas não o ajudam a tomar decisões, como curtidas e número de seguidores.

3 – Estabeleça uma linguagem de comunicação 

Pense nas redes sociais como uma extensão da voz, do tom e da personalidade da sua marca. 

O tom que você usa para escrever a legenda de um post, por exemplo, deve respeitar a maneira como a sua marca conversa com público e as suas características.  

Nós temos um público mais jovem. Logo, no nosso caso, uma linguagem mais descontraída com uso de gírias memes cai muito bem na comunicação com a nossa buyer persona. 

4 – Desenvolva ações com foco no crescimento de seguidores 

Antes de implementar estratégias com foco nos seus objetivos principais, saiba que você irá lidar com uma audiência muito ampla. Diferentes usuários participam das redes e são tantos perfis que, às vezes, fica difícil se destacar.  

Para crescer nesse ambiente, é necessário ter no seu plano de marketing algumas ações voltadas para o aumento de seguidores, e isso requer muito conhecimento do seu público, inovação nos conteúdos e diferenciação dos concorrentes.

5 – Produza conteúdo que passe a mensagem da marca 

Como foi abordado, para diferenciar a sua marca dos concorrentesfatores como personalização e originalidade são fundamentais. 

A dica aqui é criar conteúdo que remeta aos pontos fortes da empresa e que destaque os seus diferenciais.  

Dessa forma, é possível se distanciar dos concorrentes e ganhar mais visibilidadeMas é importante que os seus conteúdos sejam naturaiscaso contrário o post transparecerá forçação de barra e argumento de venda. 

6 – Se posicione em questões sociais relacionadas aos seus valores 

Nas redes sociais, os seguidores não estão em busca apenas de seus produtos e serviços, eles se identificam com a marca porque gostam dos seus valores e do seu estilo. 

O posicionamento diz muito sobre como a marca lida com as questões do mercado, e é isso que as pessoas esperam: conhecer os seus valores!

Existem diversas formas de se posicionar de maneira efetiva nas redes sociais, uma delas é acompanhar os Trending Topics relevantes para o nicho ou para a cultura da marca e planejar uma comunicação adequada sobre o tema.

A partir desse posicionamento a empresa consegue criar uma identidade definida e atrair público qualificado que se identifica com os seus ideais. 

7 – Dê tempo às estratégias para colher resultados 

Para colher os frutos de todo trabalho árduo realizado nas redes sociais é preciso ter dedicação e, principalmente, paciência!  

Por exemplo, monitorar os dados para entender se as suas ações estão caminhando para o objetivo é muito importante, mas não vai garantir que você acerte o alvo de primeira.  

É comum, precisar refazer as ações com novos testes e ajustes baseados na análise das métricas e resultados coletados ao longo do período. 

Muitas estratégias, como a de branding, por exemplo, são de médio a longo prazo e devem ser pensadas como algo constante para a marca, não como uma ação pontual de publicidade.  

Curtiu nossas dicas? Conseguiu perceber a importância das redes sociais para as estratégias de marketing das empresas? 

Aproveite para dar uma olhada na nossa pesquisa sobre os Investimentos e apostas do mercado digital para saber onde os profissionais de marketing pretendem apostar as suas fichas em 2021! 😉 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis