Pesquisar

As melhores estratégias para ser relevante no Facebook – (Parte I)

As melhores estratégias para ser relevante no Facebook – (Parte I)
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O Facebook é a rede social mais usada pelos usuários, por isso, é quase uma obrigação que as marcas estejam também nessa rede e saibam atingir o seu público de uma forma inteligente.

E para te ajudar nessa tarefa, o nosso CMO, Rafael Kiso, destacou Estratégias para Facebook muito eficientes, relevantes e que te ajudarão a dar destaque ao seu conteúdo. Veja:

Entenda o Facebook

O Facebook é uma plataforma repleta de conteúdo e é claro que não conseguimos acompanhar tudo que é postado. Por isso, essa rede social conta com um algoritmo que decide quais publicações são mais relevantes para cada usuário.

Mas o que é mais relevante?

A relevância é o resultado de mais de 100mil fatores. Para simplificar o entendimento, listamos alguns desses critérios. São eles: afinidade, peso, recência, base no comportamento e tipo.

AFINIDADE: Esse fator é determinado a partir das interações de cada usuário, por exemplo, você pode curtir uma fanpage, mas nunca ter tido nenhuma interação com ela, então, o Facebook entende que aquela página não é relevante para você.

PESO: Já o peso corresponde ao engajamento de uma publicação, quanto maior a taxa de engajamento, maior o peso.

RECÊNCIA: O fator recência tem relação com o tempo que aquele post já está na rede social. Quanto mais novo ele é, maior sua relevância.

BASE NO COMPORTAMENTO: Para determinar o comportamento de cada usuário, essa rede social identifica quais as páginas e conteúdos curtidos, comentados e compartilhados por cada pessoa.

TIPO: Por fim, ainda existe o critério tipo. Esse fator corresponde ao formato usado na publicação, se é uma imagem ou um vídeo, por exemplo.

Cada um desses critérios leva uma nota de 0 a 10. Depois de realizar o cálculo, o Facebook direciona as publicações que tem maior relevância com cada um dos usuários dessa rede social.

Menos posts e mais qualidade

Ao analisarmos esses fatores, podemos perceber que a quantidade de posts não interfere muito no resultado final das publicações e da própria página. O mais importante é investir um tempo maior e criar algo mais relevante e que realmente instigue interesse no usuário.

Cuidado com textos e imagens

Além de tudo isso, também é preciso estar sempre atento ao texto das imagens. O Facebook penaliza a entrega e diminui o alcance das publicações que possuem imagens com mais de 20% de texto.

Use conteúdos externos

Incluir links em suas publicações pode ser uma excelente estratégia. Ao usar um conteúdo externo, o Facebook entende que aquela informação é profunda e vale a pena ser mostrada aos usuários.

Mas não foque só na informação

Ao produzir um conteúdo, pense em gerar emoções ao invés de simples likes. É isso que irá diferenciar as suas publicações e torná-las ainda mais relevantes e com um resultado muito melhor.

Tenha um propósito

Seu conteúdo precisa representar a marca e para isso, nada melhor que levantar uma bandeira que combine com o posicionamento da empresa. Isso faz com que a publicação seja mais compartilhada e atinja um número bem maior de usuários.

Produza conteúdos que tragam uma moeda social

Por fim, também é importante ressaltar o quanto os conteúdos que trazem moedas sociais fazem sucesso. Crie uma publicação que aumente o capital social do usuário, fazendo com que ele se sinta especial e privilegiado por ter acesso aquela informação, assim, ele irá comentar na sua postagem e provavelmente fará um compartilhamento.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando nosso blog! Na próxima semana falaremos mais sobre o Facebook!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis