7 principais erros que pequenas empresas cometem no Facebook

Facebook erros

Você provavelmente já ouviu falar que as empresas têm diversas oportunidades a explorar nas redes sociais. E o Facebook, como a principal rede nos últimos anos, é um território onde sua marca precisa estar presente.

Mas estes canais não trazem apenas oportunidades. Uma atuação mal planejada ou mal executada pode ter justamente o efeito inverso e representar ameaças e prejuízos institucionais para o seu negócio.

Nós não queremos que isto aconteça com você! Então vamos listar, a seguir, os 5 principais erros que pequenas empresas cometem no Facebook e que você não pode repetir de forma alguma. Fique atento!

1 – Falta de planejamento

O planejamento é uma etapa essencial de toda ação de Marketing Digital. E a sua atuação no Facebook não foge desta regra. Antes de começar, elabore um plano de ação na rede para orientar suas ações e também daqueles que forem executá-las. Ah, você já começou sem planejamento? Planeje agora e recomece, nunca é tarde!

Quando um novo usuário chega à sua página, você precisa mostrar os benefícios que ele terá ao começar a segui-la, com um senso de exclusividade. Este objetivo pode ser atingido enfatizando conteúdos e vantagens que ele só encontrará no Facebook. Um ótimo recurso para estimular novas curtidas são os Like Gates, que exibem uma página diferente para usuários que ainda não seguem a sua página. Mencione seus diferenciais e seja convincente.

Um bom planejamento trata de estratégias e metas para obtenção de audiência, teor e frequência das postagens, forma de abordagem do público (em caso de interações positivas e negativas), entre outros aspectos. Tenha em mente que o canal é ideal para branding, com ofertas veiculadas de forma pontual e da forma adequada.

2 – Confiar em amadores

Deu para perceber que este não é um trabalho simples como alguns acreditam, certo? Então não cometa o erro de confiar a reputação da sua empresa na maior rede social do mundo a amadores.

Esqueça aquele “sobrinho que gosta de computadores”; este é um trabalho para profissionais. Você pode ter alguém especializado no assunto dentro da sua empresa ou contratar uma agência. Tudo depende da demanda e da sua verba.

3 – Focar em vendas

Se você utilizar sua Fanpage da mesma forma que o caminhão da pamonha usa o megafone na rua, acredite, as coisas não funcionarão.

As pessoas não curtirão sua página para ver ofertas de produtos. Isto elas podem ter acessando seu site e fazendo uma pesquisa. Você só criará uma base sólida de seguidores no Facebook se oferecer ao público conteúdo relevante, seja dentro do seu segmento, seja para o estilo de vida do seu cliente.

A estratégia aqui é ser leve, divertido, relevante e útil. Isto criará empatia entre a sua marca e o público. Esta empatia lhe renderá mind share e, aí sim, no momento em que seu cliente quiser realizar uma compra, a tendência é de que sua empresa esteja entre as primeiras a serem lembradas.

Caso você queira fazer uma ação focada em vendas de forma mais imediatas, utilize o Facebook Offers. Soará menos invasivo e criará um senso de urgência que ajuda a despertar interesse.

4 – Errar a dose

Não sature sua base de fãs com um volume exagerado de postagens. Se você exagerar, os usuários podem começar a ocultar suas publicações ou mesmo deixar de curtir a página. Mas por outro lado, se postar muito pouco, seu alcance orgânico será muito pequeno e você não será visto. Avalie postar em torno de 4 vezes por semana, sempre procurando ser relevante e incluindo links externos para complementar a informação.

5 – Deixar de patrocinar posts

Recentemente o Facebook fez alterações no seu algoritmo que diminuíram muito o alcance orgânico das postagens. Devido a isso, as marcas que desejam ampliar seu alcance na rede devem investir em posts patrocinados. Além de trazer resultados imediatos com o post em questão, as páginas que utilizam o recurso são “premiadas” com um aumento no seu Edge Rank, o que faz o alcance orgânico também aumentar.

6 – Não utilizar métricas

Este talvez seja um dos principais erros. Métricas são inerentes ao Marketing Digital e nativas no Facebook. Dentro do próprio site você tem acesso a algumas informações sobre o público da sua fanpage e sobre como ele interage com o seu conteúdo. Outros insights podem ser fornecidos por ferramentas externas específicas.

Estes dados são valiosíssimos para entender o seu cliente e também para mensurar a eficiência das sua ações. Se aquele post nos dias úteis às 17 horas gera 50% menos engajamento que o post das 14 horas, é claro que você revisará seus horários de postagem.

7 – Valorizar as métricas erradas

Finalmente, não adianta ser aficcionado por métricas sem entender o que cada uma delas realmente representa. De que adianta ter 10 mil fãs no Facebook se somente os seus amigos e funcionários interagem com as suas postagens? Além disso, o que as métricas te indicam sobre o que realmente importa, que são as vendas? O primeiro item abordado, planejamento, lhe dará todas essas respostas.

Quando utilizar o Facebook Offers, lembre-se também de rastrear de forma isolada no Analytics as visitas provenientes desta campanha, assim terá a medida de quanto retorno consegue obter em vendas diretas a partir da rede.

Ah, claro, não se esqueça de contratar uma ferramenta que otimize seu trabalho, gere resultados e poupe seu tempo. A Mlabs pode fazer tudo isso e contribuir para o sucesso da sua estratégia no Facebook. Conheça nossos planos de assinatura!