5 tendências incríveis de Marketing Digital para 2016

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O ano de 2016 será um ano marcado por grandes momentos que prometem movimentar a área de marketing em qualquer empresa, entre eles os Jogos Olímpicos e as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Além desses eventos marcantes, sabemos desde já que será um ano de luta para qualquer empresário devido à crise que tende a continuar o receio das empresas em fazer investimentos em uma época de diminuição de custos. Por isso, apostar em ações digitais será ainda mais forte esse ano, devido ao orçamento ser mais baixo.

As principais tendências e desafios do marketing digital deste ano são:

1. Geração Y e seu comportamento não tão atual assim

Depois de anos analisando e entendendo a fundo a geração X, muitos pesquisadores começaram a desafiar o conhecimento a respeito da Geração Y (ou Millennials), e chegaram à conclusão de que os hábitos desse grupo no ambiente mobile são muito parecidos com aos de seus pais.

Com isso, os profissionais de marketing encontraram outro grupo para estudar. A Geração Z, que ainda são jovens, e que contam com novas ferramentas disponíveis que estão mudando completamente o comportamento cultural desta população. Agora, eles saltam de uma plataforma pra outra, fogem da vigilância dos pais, etc. Eles valorizam as relações pessoais, embora já tenham nascido praticamente conectados, o que exige mudanças na comunicação das empresas também.  

2. Pense globalmente, mas aja localmente

É obvio que é preciso conhecer as tendências globais e quais as novidades na área digital lá fora, mas ações regionais estão crescendo e se tornando cada vez mais intensas.

As pequenas e médias empresas precisam criar ações e estratégias verdadeiramente locais para terem sucesso. Conhecer quem realmente está próximo nesta era da internet é um grande desafio, mas que precisa ter a atenção merecida, até mesmo para criar conteúdo que chame realmente a atenção de seus seguidores em meio a tantas informações que somos impactados diariamente.

3. Foco ainda maior na qualidade de vida

É esperado que as marcas explorem a questão de saúde e bem-estar ainda mais em seu posicionamento neste ano. Estas questões precisam ser trabalhadas por meio de ações digitais e tecnológicas ao longo do ano, pois a combinação de tecnologias versáteis e novos comportamentos dos consumidores está diante do marketing atual. Termos como orgânico, natural e sustentável já permeiam os mais variados setores.

Este é um excelente caminho para a humanização das marcas!

4. O conteúdo visual poderá ser melhor seu SEO

Agora, não será somente o texto que poderá melhorar seu ranking de SEO. Você deverá priorizar o conteúdo visual do seu site e posts de redes sociais, pois as atualizações do algoritmo do Google dão prioridade ao conteúdo de alta qualidade, como imagens, infográficos e vídeos, já que são mais chamativos do que um simples texto.

5. Usuários digitais exigirão uma experiência mais personalizada

74% dos consumidores se frustram com sites quando o conteúdo que eles veem não é interessante para eles. Isso é só um dos indicadores de que a estratégia tradicional se ajustar a todos em termos de conteúdo já não funciona.

Lembre-se de que atualmente, os usuários personalizam suas listas de músicas, preferências de tipos de filmes e vídeos e são impactados por anúncios de algo que pesquisaram (ou seja, que tem interesse por aquilo) de forma “natural”. É preciso adequar seu conteúdo ao que realmente faça a diferença para seus seguidores e clientes.

E você, conhece mais previsões e tendências para este ano? Compartilhe com a gente!