5 Tendências do Marketing Digital para 2016

3

A internet faz parte diariamente da vida de todas as pessoas. O crescimento constante do acesso e disponibilidade a aparelhos moveis com conexão à internet faz com que as tendências do marketing digital adquira forças cada vez maiores para empresas de qualquer ramo e tamanho que desejam consolidar sua presença no mercado.

Para o ano que se aproxima, apontamos as principais tendências que terão impacto na forma como o marketing será conduzido de forma geral:

1. Crescimento das tendências do marketing digital pelas pequenas e médias empresas

Uma das tendências mais intensas no marketing digital no Brasil e que promete se manter no próximo ano é a participação crescente e significativa das pequenas e médias empresas no mercado digital, sendo que as empresas estão se conscientizando cada vez mais da importância das mídias sociais e da presença online como fator de potencialização de seus negócios.

Por inúmeros motivos: custo baixo, possibilidade de analisar em tempo real os resultados, proximidade e interação com seu público, entre outros.

2. Crescimento ainda maior do marketing de conteúdo

Uma das estratégias que mais cresceram em 2015 e que promete se manter como força motriz para o desenvolvimento do marketing digital em 2016, consiste na utilização de textos, imagens e vídeos que tratem da marca com valor agregado, de forma criativa e relevante, não com propaganda agressiva e direta.

Além de possibilitar que as empresas construam sua marca de forma orgânica e progressiva, o marketing de conteúdo também é uma ótima opção para a empresa que deseja se consolidar no meio digital, pois permite atrair uma grande variedade de interessados em seus produtos e sua marca.

3. Snapchat

Triunfará se não agora, definitivamente em 2016. O Snapchat está em forte crescimento, com cada vez mais utilizadores. Um dos indicadores mais relevante para medir o sucesso de uma rede social é o seu crescimento. A rede social poderá ter uma interface fantástico, funcionalidades únicas, mas se não tem utilizadores o sucesso pode tardar.

O Snapchat conta com mais de 200 milhões de utilizadores ativos mensais e mais de 100 milhões de utilizadores ativos por dia. A previsão é que este crescimento continue em 2016, abrindo portas a possíveis novidades para os seus utilizadores.

4. Internet das coisas

O Google define a Internet das coisas, como uma rede de objetos físicos (por exemplo, eletrodomésticos, sensores, produtos eletrônicos, portas, etc.) conectados à Internet, o que permite que esses objetos assimilem e troquem dados entre si.

Trata-se da integração direta entre objetos físicos e um sistema em rede, que resulta numa maior eficiência e noutros benefícios económicos. Os especialistas preveem que a Internet das coisas será uma realidade para cerca de 50 mil milhões de objetos até 2020.

A partir de agora, acreditamos que a Internet das coisas irá emergir como uma nova ferramenta para empresas e negócios que a irão utilizar de forma abrangente para lidar com os seus clientes.

5. Estratégias eficientes de Marketing Digital

Também é possível destacar que uma tendência bastante forte no mercado digital é a utilização de estratégias de foco em clientes conhecidas como remarketing ou retargeting, o que significa que o conteúdo digital será voltado de forma personalizada e direcionada ao cliente, fazendo com que a taxa de conversão dos produtos e serviços que se utilizam dessa técnica seja ainda maior.

O remarketing utiliza os cookies do navegador de internet para identificar os sites que os usuários visitaram e, com isso, reexibir anúncios de produtos ou serviços correlatos em outros sites durante a navegação. Esse é o princípio adotado pelas campanhas do Google Adwords e do Facebook Ads, duas das maiores plataformas de marketing digital dirigido da atualidade.

Você está preparado para colocar em prática essas estratégias para sua empresa e seus clientes?