Pesquisar

Como utilizar o vídeo marketing nas redes sociais?

Como utilizar o vídeo marketing nas redes sociais?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O vídeo marketing é a cereja do bolo em qualquer estratégia de marketing nos dias de hoje. Site, e-mail, SEO, experiência do usuário… tudo fica muito melhor quando se investe em conteúdo audiovisual.

Quando tratamos de redes sociais, então, o impacto é ainda maior. Os vídeos apresentam performances incríveis nas praças online, o que faz com que essa estratégia seja a preferida dos profissionais da área atualmente.

Bom, se você quer saber como tirar proveito do formato de vídeo para bombar ainda mais nas mídias sociais, basta ler as linhas que se seguem. Neste artigo, você aprenderá a usar o vídeo marketing para engajar e encantar os seus seguidores! Vamos lá?

Por que usar vídeos em uma estratégia de redes sociais?

Existe uma série de fatores pelos quais os vídeos deveriam ser utilizados em uma estratégia de redes sociais.

Poderíamos dizer que eles engajam mais. Poderíamos dizer que eles têm melhores taxas de conversão. Poderíamos dizer que prendem a atenção do consumidor.

Mas deixemos os números falarem. Veja, abaixo, alguns dados e estatísticas que mostram porque o vídeo marketing é uma tendência tão forte:

  • 87% dos profissionais de marketing usam conteúdo em vídeo;
  • 72 horas de vídeo são upadas no YouTube por minuto;
  • um terço das atividades online é gasta assistindo a vídeos;
  • o YouTube tem mais de um bilhão de usuários, o que equivale a quase um terço de todos os usuários de internet no mundo;
  • 45% das pessoas assistem mais de uma hora no Facebook ou YouTube por dia;
  • 82% dos usuários do Twitter assistem vídeos na plataforma;
  • vídeos compartilhados em redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos;
  • vídeos em landing pages podem aumentar a conversão em até 80%;
  • o usuário passa em média 88% mais tempo em um site com vídeos;
  • Posts em blogs com vídeos conseguem 3 vezes mais links de entrada;
  • em 2019, vídeos representam 80% do tráfego em toda a Internet.

Bem legal saber de tudo isso, né? Pois é, o vídeo marketing é o futuro. Apesar do custo médio de produção um pouco mais elevado, fica claro que investir nessa estratégia em social media vale muito a pena .

Como utilizar o vídeo marketing nas redes sociais?

Depois dessa enxurrada de dados valiosos, você provavelmente está se perguntando: “Como utilizar o vídeo marketing nas redes sociais?”.

Se esse é o caso, não se preocupe. A seguir, confira uma série de dicas sobre aplicação desse recurso nas suas mídias sociais. Bora lá?

Adeque a duração do vídeo em cada canal

Diferentes plataformas sociais têm diferentes características. Portanto, é necessário explorar o tempo adequado em cada uma delas.

A duração de vídeos no YouTube, por exemplo, é de cerca de 12 minutos. Apesar disso, podem ser upados vídeos de até 12 horas.

No Instagram a duração ideal é de 30 segundos em posts regulares do feed e 15 segundos no Stories. No Facebook eles devem ser um pouco mais longos: em média 1 minuto. Já o LinkedIn varia bastante: entre 30 segundos e 5 minutos.

Vídeos no Twitter, com sua função de microblog, devem ter cerca de 45 segundos. Já no WhatsApp a recomendação é de 1 minuto e 30 segundos.

Esses são números que refletem a média, mas como cada negócio possui uma audiência específica, vale o embasamento em dados recolhidos para uma decisão mais apurada.

Insira legendas

Adicionar legendas é um ótimo meio para aumentar a abrangência dos vídeos – especialmente agora, que é possível inserir hashtags no YouTube. Eles não apenas incluem a comunidade de surdos, mas facilitam o entendimento para os usuários em geral.

Lembre-se que vivemos na era da internet móvel. Nos metrôs e ônibus, os ruídos externos podem atrapalhar o consumo do conteúdo.

Além disso, no Facebook, por exemplo, os vídeos começam a passar sem o áudio de maneira automática (o chamado autoplay). Por meio das legendas, pode ser que os seguidores se interessem pelo vídeo e assistam o conteúdo até o fim.

Invista em vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo estão na moda no momento. Não é a toa que as redes sociais mais utilizadas no país estão se adequando a essa nova realidade.

Pois é, Facebook, Twitter e Instagram já inseriram essa funcionalidade em seus apps. E a tendência é que eles façam cada vez mais parte do cotidiano do usuário de smartphones e outros dispositivos.

Como as conexões móveis estão se tornando cada dia mais comuns, fica fácil compartilhar momentos.

Para marcas, as possibilidades são muitas. Os live videos podem ser usados em lançamentos, por trás das câmeras, promoções e muito mais.

Otimize para os mecanismos de buscas

Seja qual for a rede social escolhida, há ótimas maneiras para tornar um vídeo mais “rastreável”, ou seja, o SEO.

Para compor o título, por exemplo, é necessário pesquisar palavras-chave e avaliar tendências. Ou seja, colocar-se no lugar do usuário e pensar como ele.

Para isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • quais as dúvidas que esse conteúdo tira?
  • quais os termos o usuário usaria para encontrá-lo?

A partir desses questionamentos, use as principais ferramentas de keywords para conseguir um suporte. Ah, e não se esqueça de usar hashtags, etiquetas e a descrição para facilitar ainda mais o trabalho dos motores de pesquisa.

Capture a atenção nos primeiros segundos

O usuário de internet tem pressa. Como ele está no comando de todas as ações, está à distância de um clique de fechar o seu conteúdo audiovisual.

Graças a isso, é preciso despertar a atenção dele logo nos primeiros segundos. Existem muitos conteúdos ruins por aí, então ele quer acesso a algo diferente. Prove que você tem um diferencial a oferecer logo de cara e certamente suas taxas de conversão aumentarão.

Algumas boas táticas para isso são fazer uma previsão do que será tratado no vídeo, dizer frases de impacto e fazer uma promessa.

E aí, gostou de saber como usar o vídeo marketing nas redes sociais? Conheça também uma das maiores tendências em vídeos: a realidade virtual!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis