4 vantagens de monitorar sua marca na internet

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A marca que já possui sua presença online, ou seja, faz publicações frequentes e de qualidades nas redes sociais, posts no blog corporativo e ainda mantem seu website atualizado sabe muito bem que não adianta estar presente. É preciso monitorar os resultados destas publicações.

Monitorar a sua marca significa estar consciente em relação ao que seu público diz sobre sua empresa, produto ou serviço. Estar informado sobre o que dizem a respeito de seu negócio contribui no direcionamento estratégico bem como no posicionamento da marca, o que se torna um fator de inteligência competitiva no mercado.

Com o novo comportamento do consumidor e a alta competitividade, estar atento aos anseios e duvidas de seu público-alvo é algo fundamental. Por isso, responder às menções sempre que possível e utilizar essas opiniões para melhorias é essencial. Uma situação desagradável é a viralização de insatisfações, por exemplo, que podem ser sanadas com uma simples argumentação. Isso fará com que a reputação da marca seja fortalecida, além de mudar a perspectiva sobre o atendimento da sua empresa junto aos clientes.

Mas qual a necessidade de monitorar minha marca na internet?

A principal razão é que você possa reagir às menções de seus clientes em tempo hábil, aproximando a comunicação, amenizando repercussões negativas, aumentando a confiança do cliente para com a sua maca, bem como a experiência e satisfação do consumidor. E mais: as informações são de grande valia para a estruturação do posicionamento estratégico e vale até mesmo para ideias de melhorias e criação de produtos e serviços.

Conheça os tipos de informações estratégicas que o monitoramento traz para a sua empresa

No monitoramento é possível encontrar não apenas as falhas e necessidades de melhorias, mas também identificar o perfil do seu público-alvo, os canais mais efetivos de comunicação com seus consumidores, além de saber por exato o que eles mais precisam e anseiam.

Devido a esta importância, selecionamentos as principais vantagens em monitorar a sua marca na internet:

1)Percepção da marca

Acompanhando o que falam sobre sua marca, você poderá identificar a percepção dela no mercado. É possível identificar também as citações positivas e negativas referentes ao seu negócio. Ao compilar esses dados, você estará munido de dados que identificarão como a sua marca tem sido vista e, consequentemente, o que precisa ser melhorado na experiência do consumidor.

2)Otimização de produtos e serviços

O monitoramento permite a percepção geral de como os clientes percebem seus produtos ou serviços. Falhas de execução e até mesmo sugestões sobre resoluções de problemas podem ser encontradas em meio a estas citações. Isso lhe dará uma ideia melhor sobre os aspectos positivos e dos que precisam ser melhorados, contribuindo assim, nas mudanças que irão satisfazer os clientes em potencial.

3)Geração de novas ideias

Com o monitoramento fica mais fácil entender as necessidades dos consumidores para o surgimento de novas ideias. Quando utilizadas de forma estratégica, as críticas e sugestões encontradas auxiliam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, sempre com foco em surpreender e encantar os seus consumidores. Algumas empresas, inclusive, já realizam ações em que o consumidor sugere novos negócios em troca de benefícios ou bonificações. Além de utilizar a informação de quem tem experiência com a marca, sua empresa aproveita o gancho para estreitar o relacionamento com os consumidores.

4)Acompanhar as tendências

Outra vantagem do monitoramento online é que ele ajuda a acompanhar as novidades e mudanças em seu setor e até mesmo de seus concorrentes. Ao acompanhar essas tendências, sua empresa vai aprender sobre as necessidades da base de clientes e promover alterações de posicionamento estratégico de mercado, além de buscar a inovação.

Percebeu a importância de, mais que estar com a sua presença online em dia, de monitorar os resultados de suas publicações? Existem no mercado ferramentas excelentes que podem te ajudar a analisar as ações da concorrência, verificar o tipo de conteúdo que mais engaja em sua página, saber quem são os principais influenciadores de sua marca e muito mais! mLabs é a plataforma perfeita para as agências de propaganda e pequenas e médias empresas conseguirem gerenciar suas redes sociais e ficarem por dentro da sua performance e de sua concorrência. Teste 7 dias grátis!

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